Rekordbox

Rekordbox

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Prepare suas músicas para a festa com o Rekordbox

João Paulo Carrara
por João Paulo Carrara em 05/09/2013 15h02

O Rekordbox, desenvolvido pela Pioneer, é um software voltado para DJs que utilizam os equipamentos de discotecagem da empresa (CDJs) e buscam mais facilidade para gerenciar seus playlists e usufruir de recursos específicos. Com ele, basicamente, o DJ pode criar seus playlists, ou utilizar as do iTunes, fazer um tratamento dos arquivos e exportar seu set em um dispositivo móvel para posteriormente acessar esses arquivos nos CDJs. O programa está disponível para Windows, Mac, Android e iOS.

O grande atrativo do programa é a possibilidade de tratar as batidas das músicas na grade, a técnica chamada de beatgrid. Com todas as músicas tratadas os DJs podem tocar com mais precisão na sincronia entre as músicas. Além disso o programa permite a criação de CUE Points, que são pontos de marcação utilizados como atalhos, para que os DJs possam navegar por diversos pontos enquanto a música é tocada. É possível configurar também o ponto de início que a música é carregada. Outra vantagem é que ao ler um arquivo tratado pelo Rekordbox, os CDJs conseguem carregar a música e seu desenho com muito mais velocidade e praticidade. É possível ainda configurar diversos loops, ativos ou não, que posteriormente serão interpretados pelos CDJs da empresa.

Feito todo o trabalho de edição, basta exportar a playlist para um pen drive ou um cartão de memória SD. Esse dispositivo de memória é útil para que o DJ possa levar suas músicas e suas preferências pra qualquer festa, mesmo que o equipamento que será utilizado não seja seu. É importante ressaltar que basta tratar a música uma única vez e ela será atualizada em todas as playlists que a utilizam. Além da integração nativa com o iTunes, o programa também é compatível com o Mixed in Key, reservando uma área dedicada para exibição da tonalidade da música.

Nossa opinião

O Rekordbox é um software praticamente obrigatório para os DJs que utilizam os equipamentos da Pioneer para discotecar. As vantagens são inúmeras e as performances tem tudo para ganhar em qualidade e criatividade. A interface é bastante intuitiva e mesmo os DJs menos experientes conseguem se adaptar facilmente e tirar o melhor proveito possível do programa.

Criar playlists é parte do trabalho do DJ e o Rekordbox facilita bastante essa atividade. Um grande vantagem é que basta fazer o tratamento de uma música uma única vez e ela será atualizada em todas as playlists que a utilizam. Com a lista de músicas definida, basta arrastá-la para o player para começar a edição. O Rekordbox permite a criação de CUE Points (pontos de atalho), CUE inicial, loops ativos e não ativos e o principal: o ajuste das batidas na grade, técnica conhecida como beatgrid. O beatgrid é importante pois vai ajudar o DJ durante a mixagem, na sincronização das músicas com muito mais precisão do que existe em músicas não tratadas pelo Rekordbox.

Após finalizar o trabalho é necessário levar esse playlist tratado para os CDJs da Pioneer e nesse ponto o programa cumpre seu papel com eficiência. São 3 opções: Exportar o trabalho para um pendrive, cartão de memória ou conectar o computador com o equipamento via cabo.  Rekordbox permite ao usuário carregar no bolso seu trabalho e estar preparado para tocar em qualquer ocasião, mesmo quando o equipamento que será utilizado não seja seu.

Vale ressaltar ainda que o Rekordbox possui integração nativa com o Itunes, podendo reutilizar as playlists do player da Apple ou apenas arrastar e soltar as músicas de um programa para o outro. Para o DJ, a integração com o Mixed in Key também é muito importante pois permite visualizar o tom das músicas direto na tela enquanto está fazendo o tratamento e preparando seu set.

O único ponto negativo é que nem todos os CDJs estão prontos para importarem os playlists criados no Rekordbox e nem todos que são capazes conseguem ler todas as informações tratadas. O funcionamento é 100% apenas nos equipamentos mais modernos desenvolvidos pela Pioneer.

Prós
  • Ganho de performance
  • Interface intuitiva
  • Integração com outros softwares
  • Opções de exportação das listas
Contras
  • Não é compatível com todos os equipamentos da Pioneer

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

PIONEER CORPORATION

Lançamento

28/08/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
8.5

O Rekordbox é um software praticamente obrigatório para os DJs que utilizam os equipamentos da Pioneer para discotecar. As vantagens são inúmeras e as performances tem tudo para ganhar em qualidade e criatividade. A interface é bastante intuitiva e mesmo os DJs menos experientes conseguem se adaptar facilmente e tirar o melhor proveito possível do programa.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Djs ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Djs