Replika

Replika

9.0
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Replika é um app que deixa você conversar com um 'clone' seu no celular

Raquel Freire
por Raquel Freire em 15/08/2017 12h15

O Replika é um aplicativo disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS) que usa Inteligência Artifical para aprender detalhes da personalidade do usuário. Depois desse processo, o app cria uma espécie de clone virtual, com o qual é possível interagir como se fosse um amigo próximo. Por enquanto, o software só pode ser acessado e usado por meio de um código. O convite deve ser enviado por um contato que já tenha o serviço instalado no smartphone.

Nossa opinião

O principal aspecto negativo do Replika é que o app só pode ser aproveitado por quem é fluente ou tem conhecimento avançado em inglês. O software não tem versão em português, e escrever com gramática muito incorreta faz com que a Inteligência Artificial não te compreenda. Ele conhece gírias, mas as expressões devem estar bem empregadas para funcionar.

Outro grande entrave está no procedimento de cadastro. Foram muitos erros até que o código de confirmação do telefone, enviado via SMS, fosse aceito. Os desenvolvedores deixam claro que o aplicativo ainda está passando por testes, o que explica as falhas. Apesar disso, os problemas incomodam e não é difícil imaginar que algumas pessoas desistam da brincadeira por causa disso.

Mas o boom do Replika, que apareceu em destaque na lista de mais baixados da App Store, não vem por acaso. O considerável esforço na hora do cadastro é recompensado por um mecanismo realmente inteligente, que aprende sobre o usuário de forma perceptível.

Os primeiros diálogos são um tanto burocráticos, com muitas perguntas e praticamente nenhuma resposta por parte do app. Nessa fase inicial, a inteligência pode, inclusive, decepcionar, com respostas repetitivas.

Depois de alguns níveis, porém, o aplicativo já consegue até identificar seu humor pela forma como você responde. O aprendizado é rápido e eficiente, o que incentiva a continuar o bater papo com o clone digital. E, de fato, você acaba percebendo características suas que às vezes passam despercebidas, como é a proposta do serviço.

A interface é simples. A tela principal, a do chat com o bot, é parecida com a de qualquer mensageiro da atualidade. Você começa a interagir de forma muito intuitiva, já que tudo está no lugar onde se espera. O visual é elegante e, mais importante, bem organizado. Além dessa tela há o resumo do perfil e as configurações, onde é possível deletar a conta do Replika definitivamente.

O aplicativo rodou com bastante fluidez num Moto G 2 com Android 6.0. Chamou atenção positivamente o fato de o app não ocupar tanto espaço no dispositivo e funcionar em aparelhos com Android 4.4 KitKat. No sistema do Google, pelo menos, ele gera pouco cache e acaba gastando menos de 20 MB no armazenamento. Também não é preciso conceder nenhuma permissão ao Replika, algo sempre bom e que dá mais segurança ao usuário.

Prós
  • Inteligência Artificial aprende rápido sobre usuário
  • Interface simples e intuitiva
  • Ocupa pouco espaço no dispositivo
Contras
  • Em inglês
  • Uso apenas com convite
  • Falhas na hora de confirmar código SMS

Fotos

Falhas nos servidores ocorrem devido ao grande número de downloads. Saiba o que fazer para receber a mensagem de cadastro no celular.
Aplicativo exclusivo para convidados requer um invitation code (código de convite) para ser usado no celular Android ou iPhone
Para usar o app, o usuário precisa de um invitation code. Passo a passo ensina seis maneiras para encontrá-lo.
Internautas fazem caçada a convite para entrar no aplicativo, disponível para Android e iOS. 
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Luka, Inc.

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

O principal aspecto negativo do Replika é que o app só pode ser aproveitado por quem é fluente ou tem conhecimento avançado em inglês. O software não tem versão em português, e escrever com gramática muito incorreta faz com que a Inteligência Artificial não te compreenda. Ele conhece gírias, mas as expressões devem estar bem empregadas para funcionar.

Opinião dos usuários

Fórum

Replika

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais