Rootsy

Rootsy

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Compartilhe histórias, fotos e emoções com sua família usando o Rootsy

Raquel Freire
por Raquel Freire em 17/09/2013 16h48

Rootsy é uma rede social que conecta pessoas de uma mesma família. O objetivo do aplicativo é oferecer um ambiente virtual seguro onde parentes podem compartilhar histórias, fotos e vídeos familiares sem correr o risco que pessoas de fora acessem essas informações. Assim, ele permite estreitar laços entre parentes, sejam eles próximos ou distantes.

Para usá-lo, você precisa fazer um cadastro simples informando nome completo, data de nascimento e e-mail, além de criar uma senha. A conta é ativada depois que o usuário clica no link enviado por correio eletrônico. Uma vez logado, o primeiro passo é montar sua árvore genealógica. Basta clicar no sinal de “+” em amarelo, localizado na caixa com seu nome, para adicionar os membros da família. Para cada pessoa só ficam disponíveis os parentes mais próximos – mãe e pai; esposa ou marido; irmã e irmão; filho e filha.

Para incluir um tio, por exemplo, você primeiramente precisará informar um de seus pais e, nele, adicionar irmão. O programa automaticamente irá categorizá-lo como “uncle”, já que ele é em inglês. O idioma, porém, não compromete em nada sua usabilidade; a interface simples e organizada é intuitiva o bastante para animar até os vovôs a fazerem parte da brincadeira.

É necessário informar nome completo e data de nascimento de cada parente, marcando na caixa de seleção se ele está vivo ou não. Nesta etapa, você pode inserir o endereço de e-mail da pessoa que está sendo cadastrada, que será convidada a participar da rede social. Também é possível colocar uma foto de avatar em cada perfil, que poderá ser alterada por qualquer membro da família.

Depois disso, o funcionamento é o mesmo de uma rede social convencional. Os usuários postam fotos, vídeos, textos e links, que podem ser acompanhados de comentários, legendas, tags e localização. Também é possível marcar algum ente e dar “sorrisos”, o equivalente ao curtir do Facebook.

Além da árvore genealógica, o Rootsy é dividido em três áreas: “my profile”, “family news” e “calendar”. A primeira serve para fazer edições no próprio perfil, como inclusão de biografia e endereço. O “family news” é um mural com todas as atualizações da família, funcionando de forma muito semelhante à timeline do Facebook. Já o “calendar” serve para inserir eventos passados ou futuros; neste último caso, a plataforma irá lembrar a todos na data marcada.

Nossa opinião

Embora existam outras redes sociais voltadas para a família, o Rootsy consegue cumprir muito bem o papel e não fica devendo nada às concorrentes. O layout intuitivo e ao mesmo tempo nostálgico garante grande aceitabilidade por pessoas mais velhas, o que é fundamental para aumentar o conteúdo compartilhado e tornar as interações mais interessantes.

Além disso, várias áreas se assemelham muito ao Facebook, principalmente quando o usuário expande a foto. Em termos de originalidade, essa característica depõe contra o Rootsy, mas efetivamente ela ajuda a se sentir familiarizado neste novo ambiente.

A facilidade em montar a árvore genealógica é um dos grandes acertos da plataforma. Em pouco tempo você consegue inserir todos os parentes e, se boa parte deles estiver conectada, rapidamente vocês podem usar a rede de forma plena. O problema desse processo é se você fizer questão de colocar as fotos nos perfis de todo mundo. O sistema apresenta bastante lentidão e às vezes é preciso mais de uma tentativa para fazer o upload da imagem.

Outra falha é que, apesar de você inserir o dia de seu nascimento quando faz o cadastro, o sistema não consegue identificar esta informação e colocá-la automaticamente em data de aniversário. Em vez disso, aparece uma caixa dizendo “Adicione seu aniversário, assim nós podemos lembrar sua família quando estiver chegando” (tradução), que não some mesmo depois da inclusão. Isso dá um ar de amadorismo ao programa, reforçado pelo fato de que as tags de geolocalização e as marcações dos parentes simplesmente não funcionam.

Em suma, o Rootsy é um ótimo recurso e oferece ambiente seguro para trocar recordações íntimas com seus familiares, mas não espere um desempenho perfeito dele. Se você não é tão exigente e pode dispensar certos recursos, aproveite!

Prós
  • Gratuito
  • Fácil de usar
  • Layout bonito
  • Árvore genealógica é simples de ser montada
Contras
  • Lento
  • Funções de marcação de pessoas ou tag de localização não funcionam
  • Não reconhece data de aniversário automaticamente

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Rootsy

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

Embora existam outras redes sociais voltadas para a família, o Rootsy consegue cumprir muito bem o papel e não fica devendo nada às concorrentes. O layout intuitivo e ao mesmo tempo nostálgico garante grande aceitabilidade por pessoas mais velhas, o que é fundamental para aumentar o conteúdo compartilhado e tornar as interações mais interessantes.

Opinião dos usuários

Fórum

Rootsy

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais