Runescape

Runescape

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Faça o download de Runescape, um MMORPG totalmente em português

TechTudo
por TechTudo em 29/07/2013 11h20

O Runescape é registrado pelo Guinness World Records, como o MMORPG via navegador mais jogado do mundo. para incluir o Brasil nesta contagem, a LevelUp Games traduziu para o português e trouxe para o nosso país. Parte desse sucesso se deve ao fato de você não precisar instalar o jogo e ter uma jogabilidade simples e descomplicada. E ainda é grátis.

Um ponto importante de Runescape, e que atrai diversos jogadores, é o fato de não ter um sistema rígido de missões ou quests (termo comum neste tipo de jogo). Elas existem, mas você não precisa seguí-las para evoluir no game, basta andar pelo mundo aberto e construir suas próprias aventuras.

Quando for encarar uma missão, a grande dica é utilizar o “Pesquisar em RuneScape”, para não ficar perdido no jogo. Lá, você poderá indicar o título da tarefa que você deve realizar e obter as coordenadas de como chegar no local, além de diversas informações que vão certamente facilitar sua vida.

O começo do jogo

O primeiro passo no site será fazer um cadastro. Em seguida, você será colocado em uma ilha de tutorial, onde terá a oportunidade de aprender as principais características e movimentos do seu personagem. Depois deste passo, finalmente você entrará no mundo do jogo, pronto para viver grandes aventuras.

Como em qualquer MMORPG de sucesso, as primeiras regiões são fáceis de explorar e contam com criaturas de níveis inferiores. Você não terá dificuldade de derrotá-las e poderá elevar o nível do seu personagem. A medida que ele fica mais poderoso, a dificuldade aumenta.

Para jogar Runescape, basta utilizar os botões do mouse para interagir com o cenário, outros jogadores e começar batalhas e as setas do teclado para mudar o ângulo da câmera. O teclado será usado por completo apenas para o chat interno do programa, ou seja, para você conversar com os jogadores do mundo todo. Conheça logo abaixo mais algumas características do jogo:

Habilidades dos personagens

Assim como no consagrado Ultima Online, e outros MMORPG's posteriores, as habilidades dos personagens evoluem com a prática. Você começa em um nível básico e aumenta suas chances de sucesso com o uso constante da habilidade.

Um exemplo prático é a habilidade de metalurgia. No primeiro nível, você só consegue realizar a fundição de bronze. Para trabalhar com prata, você deve chegar ao nível 20, e ouro, ao nível 40. No total são 10 tipo de metais que você aprende a trabalhar ao longo de sua carreira.

Gráficos e som

Para rodar em qualquer navegador e computadores mais modestos, os gráficos são simples, o que deixa o jogo mais leve e com momentos raros de lag. Já a trilha sonora recebeu um tratamento diferente, pois é possível encontrá-las no jogo em grande quantidade e com uma boa qualidade. Além disso, você pode trocar as músicas de acordo com sua preferência.

Nossa opinião

Runescape é um RPG online bem clássico, lançado originalmente em 1998 e que até hoje tem uma boa parcela de fãs. Não é por acaso, já que o game quebrou algumas barreiras em seu lançamento, quando na época não existia nada tão avançado em termos de jogatina online.

Se você comparar com outros títulos, Runescape tinha gráficos melhores e uma variedade tão grande de ações que chegava a impressionar. É claro que hoje os gráficos desta versão não chegam a ser destaque – na verdade chegam a ser feios -, mas vale pelo saudosismo e por conferir como era um título 3D da época.

Por outro lado, os gráficos rústicos são um dos “charmes” do game, com sua diminuta tela que roda diretamente dos navegadores. A interface também é bem antiga, voltada para usuários “hardcore”, que são experientes no assunto RPG online. De certa forma, isso pode afastar jogadores mais novos, apesar de não serem o público-alvo.

A aventura tem uma jogabilidade bem clássica, mas que se baseia na exploração dos pequenos cenários e no manuseio da interface. É preciso dar comandos aos personagens, trocar itens sempre, escolher uma ação – nada ocorre de forma automática, como em outros jogos do mesmo tipo e mais modernos. É preciso ter paciência para aproveitar o “Old School” Runescape, como é chamada esta primeira versão atualmente.

Apesar de ter envelhecido bastante e não ter se renovado em relação a outros games, a edição clássica de Runescape não decepciona quem busca uma experiência mais tradicional de RPG online. Ele foi lançado em uma época onde o gênero quase nem existia, então fãs mais novos e também de Runescape 2 ou 3 podem se sentir perdidos.

Prós
  • Clássico
  • Grátis
Contras
  • Gráficos rústicos
  • Interface atrapalhada

Fotos

Arquivo descoberto é um banco de dados organizado que pesa 41 GB
Mais de 1 bilhão de senhas da Netflix e LinkedIn vazam na Internet 
Confira o comparativo entre dois jogos de RPG Online para PC: Drakensang e Runescape e saiba qual se sai melhor na disputa.
A caça pode ser upada de forma rápida ou devagar, dependendo da quantidade de moedas que se quer ganhar
Confira neste resumo as principais novidades da semana.
Aprenda a dar o ponta pé inicial nas várias missões que o jogo oferece e garanta sua recompensa.
Aprenda a guardar seus itens mais preciosos em um dos diversos bancos do jogo.
Através de combate, minérios, pesca, lenha ou criação de runas.
Aprenda a jogar a terceira geração do famoso MMORPG.
A Level Up, distribuidora de jogos online no Brasil, atualizou o seu MMORPG RuneScape com uma nova atração: a Roleta Maluca. A partir de agora já é possível participar através da ajuda do duende Yelps e concorrer a prêmios aleatórios. Assim que o jogador entra no RuneScape é recebido pelo duende e a Roleta Maluca [...]
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Jagex

Lançamento

29/07/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
8.0

Runescape é um RPG online bem clássico, lançado originalmente em 1998 e que até hoje tem uma boa parcela de fãs. Não é por acaso, já que o game quebrou algumas barreiras em seu lançamento, quando na época não existia nada tão avançado em termos de jogatina online.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de RPG ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de RPG