Publicidade
Safari

Safari

Baixar
  • Downloads

    -

  • Tamanho do download

    -

  • Licença

    -

  • Idioma

    -

  • Desenvolvedor

    Apple

  • Lançamento

    -

  • Versão

    -

  • Requisitos mínimos

    -

Nossa opinião

9 Nota tt

Por causa da integração com os sistemas operacionais da Apple e as constantes melhorias no motor WebKit, o Safari é uma boa opção para baixar. O navegador é rápido e entrega uma boa visualização de páginas.

  • Interface 10
  • Usabilidade 9
  • Performance 9
  • Funcionalidade 8

Fórum

Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Safari: navegue na Internet com segurança e rapidez

Safari é um navegador produzido pela Apple e incluído como o browser padrão da empresa a partir do sistema operacional Mac OS X v10.3 (Panther), lançado em 2003.

Atualmente ele ainda ocupa a função de navegador web padrão dos sistemas operacionais da empresa (OS X, iOS). Por causa dessa responsabilidade, o Safari já vem instalado nos sistemas operacionais OS X e iOS. Ele também possui uma versão para Windows, entretanto, ela já está bem desatualizada em relação a versão para os sistemas da Apple.

Curiosamente, mesmo sendo um app no OS X e iOS, não é necessário fazer o download do navegador, pois ele já vem instalado e é atualizado pelo próprio sistema.

O programa possui uma interface minimalista e simples, com as mesmas funções presentes na maioria dos browsers atuais: abas, bloqueador de pop-ups, gerenciador de download, leitor de notícias RSS, modo privado para evitar o monitoramento da navegação por terceiros.

O Safari utiliza o motor de renderização (um software que interpreta os códigos HTML e posiciona os elementos da página) WebKit, que teve origem no KHTML do Konqueror, navegador criado para o ambiente KDE.

Plugins e add-ons

Como a maioria dos navegadores modernos, o Safari suporta o uso de plugin e a partir da versão 6 também passou a suporta add-ons, ou como é chamado pela Apple: extensões.

Como acontece em outros navegadores, o suporte a plugins não é liberal. Cada plugin pode ser ativado e desativado pelo usuário, quando este precisar. Isso é importante porque esse tipo de software muitas vezes sofre problemas de segurança por causa de vulnerabilidades. O Java, por exemplo, já chegou a ser bloqueado pela Apple pelo menos uma vez.

Versão portable

Apesar de ser um pouco desatualizada e só funcionar no Windows, o Safari possui uma versão portable. Como o nome já diz, essa versão é portável e pode ser usada em pendrive, ou simplesmente copiada, sem precisar instalar nada.

Navegação offline

Um falha do aplicativo em comparação aos outros navegadores, é que ele não possui uma opção de visualização offline. Apesar disso, é possível salvar páginas com a função “Salvar Como…”> “Arquivo Web” e visualizar posteriormente, sem precisar estar conectado. O único recurso que se aproxima de um modo offline é a opção “modo de leitura”, que salva uma pagina para ser lida mais tarde.

Diferente de outros navegadores como o Firefox e Chrome, o Safari não possui canais dedicados as suas versões beta. Ele é produzido e atualizado junto com OS X e iOS, onde também participa de versões beta, sem se distinguir tanto do sistema.

Mesmo possuindo versões apenas para OS X, iOS e Windows, de certa forma o Safari é um concorrente do Google Chrome, Internet Explorer, Microsoft Edge, Opera, Firefox e tantos outros navegadores que atualmente disputam a preferência do usuário na hora de navegar.

Nossa opinião

Por causa da integração com os sistemas operacionais da Apple e as constantes melhorias no motor WebKit, o Safari é uma boa opção para baixar. O navegador é rápido e entrega uma boa visualização de páginas.

Além dos benefícios relacionados a navegação, o browser também aproveita de sua integração com os sistemas da Apple para fornecer um bom desempenho no uso de CPU, memória e no caso de portáteis, um bom consumo de energia.

Outro detalhe importante é que a interface do navegador é bem adaptada para dispositivos com tecla touch, o que é resultado do know-how da Apple nesse quesito.

A grande falha é justamente o fato de ignorar as outras plataformas e deixar a versão para Windows abandonada e desatualizada. Isso é ruim porque força os usuários do navegador a procurarem outras opções quando estão usando um sistema que não seja da Apple.

Prós

  • É rápido e entrega uma boa visualização de páginas
  • Fornece um bom desempenho no uso de CPU, memória e gestão de energia.
  • Interface é bem adaptada para dispositivos com tecla touch
  • Gratuito

Contras

  • Versão para Windows está abandonada e desatualizada
5 fotos
Compilado revela funções escondidas e pouco conhecidas do navegador da Apple
Figuras com “boa quinta-feira” ou “feliz aniversário” fazem sucesso nos grupos de família
Aprenda a encontrar um texto específico no conteúdo de uma página; dica funciona no Chrome, Safari e Edge
Performance dá mais liberdade, será possível controlar quais processos o navegador faz simultaneamente.
Por meio de inteligência artificial, o programa sugere formas a partir de traços desenhados pelo usuário.
Aprenda a ativar as configurações de desenvolvedor do Safari e mudar o agente de usuário do navegador.
Apague rastros no navegador e tenha mais privacidade.
Mensageiro recebeu sete atualizações no primeiro mês de 2017. Há novidades para Android, iPhone e para o WhatsApp no PC.
Quer remover a senha do Facebook salva por engano no PC? Então proteja sua conta da rede social com essas dicas para os navegadores.
Tecnologia de código aberto do Google quer deixar internet mais rápida para todos.

Em breve!

Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.