SCR Screen Recorder

SCR Screen Recorder

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Use SCR Screen Recorder para gravar a tela do seu Android facilmente

Dário Coutinho
por Dário Coutinho em 13/01/2014 11h00

O SCR Screen Recorder é um aplicativo para Android que permite gravar o conteúdo da tela do smartphone ou tablet em vídeo. Com ele, o usuário pode fazer gravações, seja para tutoriais ou para vídeos com gameplay dos seus jogos favoritos. O app é gratuito, mas possui uma versão paga mais completa. Ele, assim como outras soluções do gênero, necessita de acesso a conta de administrador do sistema (root).

O programa oferece várias configurações para otimizar a gravação em aparelhos com baixo poder de processamento. É possível escolher entre a resolução padrão do seu aparelho, ou uma mais baixa, para que a gravação aconteça sem travamentos. Há a possibilidade de modificar também a taxa de bitrate, assim como a taxa de quadros por segundo, de modo que torne o processo de gravação mais leve.

Por padrão, ele utiliza o codificador de vídeo padrão do Android, o H264. Existe a possibilidade de utilizar, também, o padrão MPEG 4 SP, que oferece melhor qualidade de compressão, mas é mais pesado.

Como gravar a tela

O SCR Screen Recorder é um aplicativo simples, mas poderoso. Ao iniciá-lo, o usuário verá uma janela transparente no meio de tela. Ao tocar em “começa”, a gravação é iniciada. Para acessar ajustes e configurações, basta tocar no botão à direita de “começa”. O botão seguinte, com o símbolo de liga/desliga, é utilizado para fechar o app.

Junto com o conteúdo da tela, o usuário pode gravar o áudio do aparelho, que é captado pelo microfone. O microfone captura não apenas o som que sai do smartphone, como também o áudio a sua volta.

Para captar o áudio do gadget de modo que não capte o som exterior, é necessário usar outro dispositivo para gravação do áudio. Esse dispositivo pode ser um computador plugado na entrada de fone de ouvido do smartphone ou tablet.

A versão gratuita do software é limitada e grava apenas três minutos. Para gravações longas e que não exibam o ícone do aplicativo em cada gravação, é preciso comprar o serviço. Faça já o download de SCR Screen Recorder e experimente!

Nossa opinião

Há várias soluções para gravar a tela do Android na Google Play, mas nem todas são tão completas quanto o SCR Screen Recorder. O aplicativo possui interface elegante e configuração descomplicada. Porém, assim como todas as soluções do gênero, ele exige que o usuário tenha acesso root para executar aplicações com privilégios de administrador do sistema.

Sempre que se inicia o app, ele pede acesso a conta root. Porém, se o usuário usar um utilitário para administrar o root, como o SuperSU, a permissão fica gravada e o aparelho exibe apenas uma mensagem informando que concedeu privilégios ao programa. Uma vez acessado, o software exibe uma interface simples, com apenas três botões no centro da tela.

O primeiro inicia a gravação com a configuração padrão. O segundo é botão de configuração e o terceiro é utilizado para fechá-lo. As configurações de resolução variam conforme o aparelho. Por exemplo, um Galaxy S3 não pode gravar sua tela com resolução FullHD, já que o mesmo possui resolução de tela com 1280×720 pixel.

No entanto, o inverso é perfeitamente possível e até facilita o processo de gravação. Há várias opções de ajuste para a gravação. É possível ajustar resolução, taxa de bitrate e até inverter cores. Durante os testes, a aplicação se comportou muito bem, não finalizou prematuramente nenhuma vez, mesmo quando utilizado em conjunto com apps pesados em um aparelho de baixo poder de processamento, como o Motorola Razr i.

Porém, tenha em mente que ao utilizá-lo em um aparelho com apenas um núcleo, irá reduzir drasticamente o desempenho do mesmo. Ideal para tutoriais e gameplays, o serviço possui apenas um pequeno problema para quem gosta de gravar vídeos com seus jogos favoritos.

Não é possível gravar o som internamente. Ou seja, ao gravar o áudio utilizando a opção do aplicativo, ele usa o microfone e capta também qualquer barulho externo. Para uma gravação do áudio do game com melhor qualidade, o ideal é utilizar um cabo 3.5mm para conectar o smartphone na entrada de microfone de um computador, e utilizar um software, no PC, para gravação do áudio do jogo.

É verdade que a versão gratuita não oferece muito, são apenas três minutos por vídeo. Mas nada impede do usuário fazes vários vídeos consecutivos e depois editá-los no computador. Contudo, para gravações longas, a versão paga parece mais interessante. Recentemente, o SCR Screen Recorder recebeu uma atualização que possibilita que o usuário grave vídeos com mais de 2GB.

Prós
  • Interface simples
  • Funciona até em aparelhos pouco potentes
Contras
  • Versão gratuita grava apenas três minutos por vídeo
  • Não grava o áudio internamente

Fotos

Grave facilmente vídeos da tela do seu Android para fazer tutoriais ou gameplays.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Iwo Banas

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

Há várias soluções para gravar a tela do Android na Google Play, mas nem todas são tão completas quanto o SCR Screen Recorder. O aplicativo possui interface elegante e configuração descomplicada. Porém, assim como todas as soluções do gênero, ele exige que o usuário tenha acesso root para executar aplicações com privilégios de administrador do sistema.

Opinião dos usuários

Fórum

SCR Screen Recorder

Você ficou com alguma dúvida sobre Imagens ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Imagens