ScreenFlow

ScreenFlow

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Crie vídeos com Screen Flow com webcam ou capturando a tela do seu Mac

Marvin Costa
por Marvin Costa em 17/10/2013 16h35

O Screen Flow é um aplicativo que permite gravar a tela do seu Mac ou a imagem da webcam para que seus usuários possam criar os próprios vídeos. Dentre outras funções, é possível utilizar as as ferramentas de pós produção para cortar trechos indesejáveis, melhorar o aspecto de seus vídeos, acrescentando efeitos visuais a sua produção como caixas de textos, sombras, além da possibilidade de realçar cores e determinados locais do vídeo.

As configurações do Screen Flow permitem que o usuário escolha gravar vídeos de duas fontes distintas. Este software consegue captar o que acontece na tela do computador e criar vídeos totalmente editáveis de acordo com a necessidade do usuário. O Screen Flow permite, também, que seus usuários possam gravar vídeos utilizando a webcam do dispositivo e editá-los posteriormente com efeitos visuais.

O áudio dos vídeos poderá ser captado de duas fontes. São elas: o áudio reproduzido pelo sistema ou o microfone externo do computador. Desta maneira, usuários podem gravar a tela do computador enquanto utilizam o microfone externo para gravar suas observações em áudio. Outra possibilidade é a de gravar o áudio do sistema enquanto cria vídeos através da webcam.

As ferramentas de edição do Screen Flow têm diversos tipos de efeito que podem deixar seus vídeos com ar profissional. Usuários poderão utilizar diversos tipos de filtros e corrigir ou esconder trechos dos vídeos. Podem, ainda, utilizar filtros do tipo sépia, preto e branco, inversão de fase e controlar os ajustes de saturação, brilho e contraste.

Na fase de pós produção, o usuário tem ao seu favor algumas ferramentas para personalizar o ponteiro do mouse presente nos vídeos gravados. Entre elas, aumentar o tamanho do ponteiro, adicionar efeitos para o clique e aumentar ou diminuir a opacidade do cursor. Caso queira que o ponteiro do mouse desapareça do vídeo, o usuário poderá desmarcar a opção “Show Mouse Pointer”.

Com o vídeo finalizado, o Screen Flow permite que ele seja compartilhado automaticamente com o YouTube e Vimeo, ou, até mesmo, criar um vídeo em Flash para que seja adicionado a um site ou blog. Há opção também de exportar o arquivo em diversos formatos compatíveis com a maioria dos dispositivos e ferramentas online do mercado. Faça o download de Screen Flow e confira!

Nossa opinião

O Screen Flow é um software que pode ajudar pessoas que precisam produzir vídeos tutoriais, gravar webcasts, ou, até mesmo, realizar pós produção de vídeos profissionais utilizando o Mac OS. Direcionado para produtores de vídeos para web, este software possui ferramentas que permitem enriquecer pequenas produções. Seja adicionando efeitos visuais ou editando partes das filmagens para retirar imperfeições, o Screen Flow mostra-se uma excelente ferramenta capaz de profissionalizar pequenas produções.

O Screen Flow permite fazer praticamente tudo no quesito pós-produção. Vídeos simples, criados a partir da gravação da tela do computador, podem ganhar diversos efeitos visuais e também um ar profissional. No entanto, o software não apresenta nenhuma opção para edição do áudio, e, caso haja algum problema, o usuário terá que recorrer a algum outro software de edição de som.

Outro ponto negativo fica com o dimensionamento dos vídeos nas capturas de tela. No momento da gravação, o usuário não pode selecionar um ponto específico da tela para iniciar uma gravação. Seria útil para muitos usuários que o redimensionamento fosse escolhido assim que os usuários iniciarem uma gravação, como acontece em alguns programas similares.

As opções de compartilhamento podem privilegiar usuários que têm contas no YouTube e Vimeo. Com compartilhamento direto para estas redes sociais de vídeo, o software torna-se uma excelente opção para quem quer rapidez na hora de compartilhar suas produções com o mundo. Outra opção interessante é a possibilidade de salvar vídeos em formato compatível com Flash Player, o que é muito interessante para blogueiros e administradores de sites.

Os vídeos podem, também, ser exportados nos formatos mais comuns do mercado e possuem opção de serem salvos de acordo com o dispositivo onde serão reproduzidos. Entres eles: Apple TV, iPod, iPhone e iPad. Esta é uma opção muito útil para salvar os vídeos de acordo com os dispositivos ou serviços de internet onde eles serão reproduzidos.

Sem dúvida, o Screen Flow é uma excelente opção para obter capturas de tela e gravar vídeos a partir da câmera de seu Mac. De fácil operação e com ferramentas úteis, este é um software que pode ser tornar uma alternativa para pessoas que necessitam gravar estes tipos de vídeos e precisam de um programa intuitivo e eficaz.

Prós
  • Fácil de usar
  • Diversos efeitos
  • Compartilha vídeos com o YouTube e Vimeo
Contras
  • Não há opções para editar áudio

Fotos

Se você precisa gravar o seu desktop, o Screenflow pode ajudar. Veja dicas de como usá-lo.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Telestream

Lançamento

17/10/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

O Screen Flow é um software que pode ajudar pessoas que precisam produzir vídeos tutoriais, gravar webcasts, ou, até mesmo, realizar pós produção de vídeos profissionais utilizando o Mac OS. Direcionado para produtores de vídeos para web, este software possui ferramentas que permitem enriquecer pequenas produções. Seja adicionando efeitos visuais ou editando partes das filmagens para retirar imperfeições, o Screen Flow mostra-se uma excelente ferramenta capaz de profissionalizar pequenas produções.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Áudio e Vídeo ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Áudio e Vídeo