Second Life

Second Life

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Faça download de Second Life e conheça um mundo totalmente interativo

Dário Coutinho
por Dário Coutinho em 12/02/2014 13h19

O Second Life é um jogo de simulação 3D, para Windows, Mac e Linux, que transporta o jogador para um mundo virtual inteiramente novo. Sucesso no mundo inteiro, o game divide opiniões por transpor a quarta parede. 

Ele proporciona ao usuário uma liberdade em níveis pouco vistos. No título, o gamer pode ter e ser o que quiser, pois não há limites para a criatividade. O software explora vários elementos de outros jogos enquanto cria sua própria realidade alternativa.

Os únicos objetivos são interagir com o mundo 3D e com as outras pessoas que estão presentes no “jogo”. Não há missões, pontos ou scores. Assim como na vida real, o objetivo é escolhido pela pessoa. Porém, há algumas missões secundárias que o player pode procurar como, por exemplo, uma profissão para ganhar dinheiro, Linden dollar (L$), que pode ser trocado por moeda de verdade.

Imitando a vida

No início é possível escolher um avatar por conta. Esse personagem é totalmente customizável e o jogador pode criá-lo para representá-lo. Há a possibilidade de alterar qualquer aspecto físico, como etnia, cor dos olhos, cabelos, peso e altura. Caso escolha um avatar humano, o usuário pode customizar o protagonista com uma gigantesca variedade de roupas que reproduzem as roupas do mundo real.

Além de seres humanos, há a alternativa de ser um vampiro. Com um visual gótico, os mortos-vivos possuem pele muito clara e dentes afiados. Mas não é necessário se preocupar, pois é apenas a sua aparência. Nenhum personagem pode fazer mal a outro em Second Life.

Várias Ilhas para visitar

Os lugares são normalmente divididos em ilhas, algumas tão grandes que podem ser comparadas aos continentes do mundo real. No início, várias ilhas serão semelhantes a ilhas tropicais. No entanto, algumas são gigantes e contém verdadeiras cidades dentro do game.

Para visitar várias ilhas, o usuário não precisa preocupar-se com transportes, pois é possível voar ou simplesmente se teletransportar para o lugar que deseja. Algumas ilhas são temáticas e dedicadas a festas ou assuntos específicos.

Há dois mapas que ajudam o gamer a se situar no mundo de Second Life. O primeiro é um míni mapa que mostra a região onde o player se encontra. Já o segundo é um mapa completo que é acessado o clicar no míni mapa.

Algumas ilhas são chamadas de “Reinos” e possuem características com temas medievais, como em títulos de MMORPG. Esses reinos possuem objetivos e aventuras para serem concluídos. Algumas facilidades do mundo normal ficam alteradas, como, por exemplo, a capacidade de voar.

Interação em um mundo 3D

Sendo assim, este game pode ser compreendido como uma mistura de realidade virtual com rede social. Além das ilhas específicas, o jogador não tem qualquer outro objetivo senão interagir com outros usuários.

Para os novatos, o software oferece a Welcome Island (Ilha de Boas Vindas). Nessa ilha, murais e avatares ensinam os comandos básicos. O curioso é que muitos destes avatares são outros gamers que trabalham como ajudantes.

Na Discovery Island ou Ilha da Descoberta, os players podem ver algumas experiências iniciais dos residentes, como são chamados os jogadores com residência dentro do Second Life. A Discovery Island é outra ilha importante para os iniciantes, pois oferece muitos itens gratuitos como roupas e animações, que ajudam a enriquecer a experiência.

Segunda Vida reformulada

Ao longo dos anos, o jogo recebeu várias atualizações. A mais recente traz a possibilidade de compartilhar conteúdo nas redes sociais, como Facebook e sites como Youtube. Caso faça parte de algum grupo de usuários, torna-se possível anunciar a venda de algum produto no mundo real e vendê-lo dentro do universo do game.

Em 2014, a Liden Labs, produtora do jogo, prometeu uma atualização que irá reformulá-lo visualmente. Um novo motor gráfico será apresentado, deixando o carregamento das texturas muito mais rápidas. Faça o download grátis de Second Life e confira!

Nossa opinião

O Second Life surgiu em 2003 com um conceito genial, digno de filmes de ficção científica. Na época o jogo apresentava gráficos impressionantes, mas que com o tempo tiveram poucas atualizações para melhorar seu visual. O principal problema são os requisitos muito abertos que deixam as configurações gráficas um pouco complexas.

Dessa maneira, é comum que o jogador experimente gráficos abaixo da capacidade máxima mesmo com um computador com uma placa dedicada. Outro problema que muitos usuários podem enfrentar é o carregamento lento das texturas.

Em alguns momentos, mesmo com a internet com velocidades de até 5 megas, é possível perceber muita demora no carregamento das texturas. Nota-se, também, quedas constantes de Framerate, principalmente quando muitos gamers estão na tela. Por isso, perseverança é essencial para conferir o game em redes lentas.

O que salva, no entanto, são os controles e a interação com outros players. Há muitas pessoas bacanas dispostas a ajudar os jogadores novatos. Mais rápido do que possa imaginar, já estará envolto em atividades curiosas como shows, palestras e festas com seus novos amigos virtuais.

Para quem procura um jogo no estilo The Sims, mas que explore mais a criatividade, Second Life é o game mais interessante e ambicioso do gênero. Talvez ele ainda não tenha alcançado seu potencial máximo. Porém, a próxima atualização, que chega em breve, poderá dar um ar totalmente novo para o software que já completou 10 anos.

Prós
  • Experiência inovadora em relação a outros jogos
  • Comunidade ativa
Contras
  • Lentidão no carregamento de texturas
  • Bugs

Fotos

Fundado em 2003, o simulador online ainda está em funcionamento
Coluna Geração Gamer entrevistou o pesquisador e professor da USP Gilson Schwartz, que recentemente lançou um livro na área de jogos e educação. Confira o depoimento.
Veja lista de grandes sucesso que caíram no esquecimento. Descubra o que aconteceu com cada um deles.
Popular game que coloca o jogador em um mundo virtual terá suporte ao óculos de realidade aumentada
O projeto tem como principal objetivo proporcionar uma imersão total aos avatares, utilizando novos devices que complementam a experiência e amplia os sentidos como o Oculus Rift, o Kinect e joysticks como o Razer Hydra.
World Wide Web completa 25 anos em meio a crise de espionagem global, relembre tudo que aconteceu desde inicio.
A Agência de Segurança dos Estados Unidos e o Quartel-General de Comunicações do Governo da Inglaterra, aparentemente vem espionando também jogadores de videogames na Xbox Live e em jogos como World of Warcraft.
Bastante popular no começo dos anos 2000, o serviço caiu no esquecimento depois de 2008.
Second Life recebeu várias novidades para comemorar seu décimo aniversário, incluindo novos gráficos e integração com Facebook.
O TechTudo preparou uma lista bastante variada com opções de simuladores para todos os gostos.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Kaizen Games

Lançamento

14/01/2014

Nossa Opinião

NOTA tt
8.8

O Second Life surgiu em 2003 com um conceito genial, digno de filmes de ficção científica. Na época o jogo apresentava gráficos impressionantes, mas que com o tempo tiveram poucas atualizações para melhorar seu visual. O principal problema são os requisitos muito abertos que deixam as configurações gráficas um pouco complexas.

Opinião dos usuários

Fórum

Second Life

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos simuladores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos simuladores