SkyDrive agora é OneDrive; nuvem ainda é da Microsoft

O SkyDrive é o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft disponível para os principais sistemas operacionais modernos como o Mac, Windows, Windows Phone, iOS e Android. Em janeiro de 2014, a fabricante de software mudou o nome da nuvem para OneDrive, seis meses após perder uma batalha judicial contra a British Sky Broadcasting. O serviço, porém, segue funcionando a todo vapor. Computadores que ainda tem o SkyDrive instalado podem atualizar para o novo OneDrive.
O ponto forte do serviço é o fato dele ter suporte para Windows, Mac, iOS e Android e Windows Phone. O serviço em conjunto com seus aplicativos clientes, o tornam uma opção de armazenamento barata e bastante simples.
Embora a Microsoft já tenha encerrado o suporte ao Windows XP, ele ainda é muito usado e por causa disso, uma das falhas do SkyDrive é não ter suporte a esse sistema. O Linux fica na mesma situação, para usá-los em ambos é preciso acessar pela interface web, que é limitada e não permite trabalhar localmente, apenas online.
Ainda assim a interface web tem seus méritos, por exemplo, quando se visualiza fotos nela, é possível visualizá-las como uma apresentação de slides, e até mesmo ver um mapa de onde elas foram capturadas, juntamente com as informações EXIF da câmera. Também é possível lidar com todos os tipos mais comuns de arquivos que você pode querer armazenar na nuvem, incluindo documentos, músicas, fotos e vídeos.
Em compensação, o uso do SkyDrive é bem tranquilo em sistemas desktop suportados como Windows e Mac. Nesses ambientes, tudo ocorre de forma transparente e o usuário não precisa se preocupar com sincronização e outros detalhes complicados, ele só precisa usar.
- Em sistemas Desktop suportados usuário não precisa se preocupar com sincronização e outros detalhes complicados
- Tem suporte para Mac, iOS e Android, Windows e Windows Phone
- Apresentação de slides das fotos na interface web
- É possível lidar os tipos mais comuns de arquivos documentos, músicas, fotos e vídeos na interface web
- Não é suportado no Windows XP
- Interface web é limitada e não permite trabalhar localmente, apenas online