Slingshot

Slingshot

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conheça o Slingshot, app do Facebook que auto destrói mensagens

Luciana Vieira
por Luciana Vieira em 05/09/2014 08h48

O Slingshot é um aplicativo para envio de mensagens, foto e vídeo disponível para Android e iOS. Lançado pelo Facebook, ele foi elaborado para concorrer com o Snapchat, ferramenta do mesmo gênero. O app permite que o usuário envie uma mensagem curta, que dura até 15 segundos cada.

O conteúdo é visualizado pelo destinatário por uma única vez e depois se autodestrói. Essa é a característica principal do serviço, voltado, por enquanto, para dispositivos iOS 7.0 e Android na versão Jelly Bean e KitKat.

O conceito do aplicativo é o rápido compartilhamento de mensagens de vídeo e  foto valorizando apenas um curto momento. “Fotos e vídeos que não duram para sempre permitem compartilhar o que é mais expressivo, cru e espontâneo”, reforça o comunicado enviado pelo Facebook, que desenvolveu o app logo depois de ter feito uma oferta de US$ 3 milhões para comprar o Snapchat.

Como usar o Slingshot

Depois de instalar o programa, o usuário pode começar a construir as mensagens (de vídeo e foto). O primeiro contato ao abrir o serviço é com a câmera, que pode ser usada para tirar uma foto (com um clique no ícone) ou filmar (segurando o ícone da câmera por alguns segundos).

Mensagem lida é igual mensagem respondida

Cada foto ou vídeo pode receber alterações, como adicionar pequenos textos usando cores e fazer alguns desenhos no arquivo antes de enviar para alguém. Ao enviar a mensagem, ela só será visualizada pelo destinatário depois que ele responder (ou devolver o recado) com uma foto ou vídeo. Ao saber que o amigo viu e respondeu a mensagem, o usuário ainda pode, rapidamente, fazer um último comentário antes que ela desapareça de vez.

Cadastro de usuários no app

Não é preciso ter o Facebook instalado para usar o app. Esse é um dos esclarecimentos feitos pela própria rede social em comunicado. Depois da instalação, o usuário pode listar quantos amigos quiser na aplicação.

Basta cadastrar contatos através do número do celular, assim como é feito no Whatsapp, por exemplo. Faça já o download de Slingshot e conheça o rival do Snapchat desenvolvido pelo Facebook!

Nossa opinião

Com algumas semelhanças ao Snapchat, Slingshot conquista o usuário rapidamente graças a interface. Bem elaborada, agradável e com cores vivas, o aplicativo atrai pela beleza, além de poder permitir a troca de mensagens com o máximo de interatividade que uma rede social exige.

O modelo adotado pelo mais novo app da Facebook é parecido também com o Whatsapp: o usuário faz o cadastro de amigos pelo número de telefone. Quando o assunto é a troca de informações, o aplicativo é mais original e diferente do concorrente Snapchat. O usuário só consegue visualizar um conteúdo recebido, se antes enviar uma mensagem de retorno.

Além disso, há mais diferenças: o Slingshot também permite um último contato, bem rapidinho, depois de exterminar o recado. O usuário precisa ficar esperto e correr para ver a mensagem pela última vez.

Fora as boas novidades, a plataforma, apesar da boa navegação e dos botões de acesso logo na primeira tela do aparelho, deixa a desejar quando o assunto é praticidade. Para o usuário se comunicar, a ferramenta esconde as opções na interface principal. As letras são pequenas na tela, mas grandes para ‘legendar’ as fotos.

Sentimos falta de uma notificação informando o recebimento das mensagens. Quando um vídeo/foto é recebido, a tela escurece. Um botão (react) que obriga o usuário a responder a mensagem com foto ou vídeo aparece para ser acionado. Mas, como está tudo ainda em inglês, o usuário deve se perder nas primeiras vezes.

Em alguns aparelhos, o aplicativo mal funciona. Travamentos e interrupções durante o uso têm sido os principais motivos de reclamações de usuários. Em tablets, o risco de não funcionar é menor. Mas ainda assim, vale a experiência. Confira!

Prós
  • Grátis
  • Obriga o usuário a responder mensagens com imagens, o que pode aumentar a interatividade do app (o que cumpre a ideia inicial da ferramenta)
  • Cadastro através de números de celular
  • Detona mensagens, mas o usuário tem poucos segundos para dar a última espiadinha no recado
  • Boa interface
Contras
  • Layout pode atrapalhar o navegação e o uso (fontes enormes para legendar fotos
  • Não tem passo a passo, importante para lançamentos da rede social mais popular do mudo
  • Não funciona em alguns aparelhos
  • Restrito para Android e iOS

Fotos

Aplicativo muda completamente sua forma de uso e se parece mais com recurso antes exclusivo do Snapchat
Podem ser agendados períodos de uma hora até 7 dias para que o post fique no ar na rede social.
Atualização remove uma das características mais inovadoras do aplicativo
Rede funciona como o Facebook, permite compartilhar conteúdo, fazer comentários, enviar mensagens privadas, mas tudo some após um dia.
Empresa criou o WindUp, em que usuários podem trocar arquivos que vão ser apagados depois de um tempo.
O Slingshot, novo app do Facebook para competir com o Snapchat, ainda tem poucos usuários registrados. Veja como excluir sua conta do app.
O app pode ser agora baixado por lojas de aplicativos brasileiras; confira como usar as principais funções do programa.
Procurando por novos apps? Confira a lista da semana que o TechTudo preparou, conheça os detalhes de cada um e descubra se algumas das opções serve para você.
Finalmente o Facebook lançou seu aplicativo de envio de foto e compartilhamento de vídeos que expiram: Slingshot.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Facebook Inc.

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

Com algumas semelhanças ao Snapchat, Slingshot conquista o usuário rapidamente graças a interface. Bem elaborada, agradável e com cores vivas, o aplicativo atrai pela beleza, além de poder permitir a troca de mensagens com o máximo de interatividade que uma rede social exige.

Opinião dos usuários

Fórum

Slingshot

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais