Spelunky

Spelunky

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Explore a caverna cheia de tesouros e perigos de Spelunky

João Júnior
por João Júnior em 19/09/2013 16h44

Spelunky é um jogo que lembra clássicos famosos em 8 bits do Nintendo. Neste jogo você controla um explorador que busca, em cavernas, tesouros. Porém, não é o estilo retrô que torna o jogo fácil. O game é difícil e tem muita ação. Talvez, só os mais habilidosos consigam sobreviver em Spelunky.

Mesmo com uma aparência não muito nova, Spelunky tem diversas novidades que permitem interação com o cenário. Durante todo o tempo o jogador pode destruir partes do cenário e construir novas rotas.

Outra característica que vale a pena chamar a atenção é o fato de que as fases nunca serão exatamente iguais, pois o posicionamento dos obstáculos e também de seus adversários é alterado sempre que uma fase é iniciada.

No início do jogo um tutorial é apresentado. Ele apresenta tudo que será necessário fazer para jogar o game. Apesar de o jogo ser em inglês não é muito difícil entender o tutorial, mas talvez ele exija um nível intermediário para melhor compreensão.

História

Uma lenda passada através dos anos conta de um lugar conhecido como Colossal Cave, uma caverna que se estende tão profundamente no subterrâneo que seu interior muda repentinamente, gerando assim sempre níveis aleatórios para jogar. Além disso, rumores dizem que a caverna guarda muitos tesouros, mas também incríveis perigos.

Como jogar

Apesar de parecer simples à primeira vista, Spelunky conta com uma jogabilidade extremamente complicada. Algumas ações são bem básicas, como andar utilizando as setas, pular com a tecla Z, utilizar seu chicote como arma com a tecla X e selecionar itens com a tecla C, porém outras exigem muita prática para dominar.

Por exemplo, a tecla X pode ser segurada para que seu personagem corra. Após pular é possível se pendurar em bordas para subir em locais mais altos. Ao pressionar a seta para baixo é possível rastejar e se dependurar para baixo em bordas, isso porque quedas de locais altos causam dano.

O uso de itens também é um pouco complicado. A tecla C passa pelos seus itens disponíveis e o X os utiliza. No caso de bombas, X uma vez as ativa e ao apertar X novamente elas são arremessadas. É possível pegar e soltar itens pressionando a seta para baixo e a tecla X.

Use o ambiente ao seu favor

Todo o cenário em Spelunky pode ser destruído com bombas e isso pode facilitar bastante a sua vida às vezes. Pedras cinzas e quadradas podem ser empurradas para abrir caminho ou formar plataformas, enquanto as pequenas pedras, flechas e vasos podem ser usados como projéteis para atacar inimigos. Mas, cuidado, pois vasos também podem esconder inimigos.

Na dúvida, leve com você

Às vezes, durante as fases, você encontrará alguma donzela indefesa pedindo ajuda e poderá carregá-la com você até o final da fase para ganhar um bônus e também ser cavalheiro. O mesmo pode ocorrer caso você encontre algum ídolo de ouro. Mas tome cuidado, pois uma bola gigante virá atrás de você em segundos, no melhor estilo Indiana Jones.

Nossa opinião

Spelunky traz o equilíbrio perfeito entre habilidade e aprendizado. A primeira vez que você se deparar com algo novo, é bem provável que você morrerá antes de compreender o que fez de errado. E, quando retornar, não morrerá mais por descuido, mas provavelmente ainda morrerá, porque Spelunky é muito difícil. Mas, mesmo que isso aconteça com frequência (e às vezes com uma rapidez cômica), a falha nunca é injusta.

Apesar de morrer diversas vezes, o jogo acaba sendo relaxante, pois, ele não exige muito do jogador. É possível perceber que mesmo perdendo, você consegue aprender e melhorar seu desempenho no game.

O jogo tem também a modalidade do multiplayer. Em arenas para quatro jogadores o objetivo é matar os participantes. Mas, o modo acaba sendo muito confuso e pode ser que o jogador demore a entender o que está acontecendo. Existe um modo em que você pode encontrar seus amigos para observar o que está acontecendo na tela. Assim, a sonorização é o único ponto fraco do jogo. A música se repete tantas vezes que o melhor jeito de consertar esse erro é desabilitando a música nas opções de configuração do jogo.

Ainda assim, mesmo sendo um jogo muito difícil e por vezes exigindo muito do jogador, Spelunky é relaxante. Ele parece um jogo no qual o jogador aproveita cada uma das fase individualmente. Por combinar cada elemento que compõe o game separadamente, o jogo parece sempre ser uma novidade, pois cada vez em que é jogado, Spelunky apresenta uma nova aventura.

Prós
  • Muito divertido
  • Não é repetitivo
  • Bastante desafiador
  • Belas artes
Contras
  • Música cansativa

Fotos

Serviço por assinatura possui grandes games exclusivos e multiplataforma em seu catálogo; disponibilidade no Brasil será divulgada em breve
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Mossmouth

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

Spelunky traz o equilíbrio perfeito entre habilidade e aprendizado. A primeira vez que você se deparar com algo novo, é bem provável que você morrerá antes de compreender o que fez de errado. E, quando retornar, não morrerá mais por descuido, mas provavelmente ainda morrerá, porque Spelunky é muito difícil. Mas, mesmo que isso aconteça com frequência (e às vezes com uma rapidez cômica), a falha nunca é injusta.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos