Spore

Spore

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Crie e deixe o seu "animal" do jeito que achar melhor

Felipe Vinha
por Felipe Vinha em 08/01/2014 16h59

Spore é um jogo da Electronic Arts lançado no Windows e iOS que permite ao jogador a criação e desenvolvimento de um organismo básico. O game brinca com o conceito de evolução e te permite começar como um simples ser celular e evoluir até se transformar em uma criatura superior, no futuro, com direito a naves espaciais e outros planetas.

A ideia de Spore veio da mente de Will Wright, o mesmo designer de jogos que é famoso por títulos como The Sims e SimCity. Porém, em vez de apostar em humanos, Wright decidiu voltar um pouco mais no tempo e criou um game de simulação de vida completo, onde é possível até mesmo modelar suas criaturas e definir traços evolutivos nos mínimos detalhes.

A jogabilidade de Spore se resume a controlar a sua criatura desde os estágios iniciais de vida até um cenário mais avançado e complexo. No total, são cinco os estágios encontrados no jogo, cada um com sua cadeia evolutiva e de desenvolvimento, que guardam semelhanças com outros games mais famosos e antigos.

As Evoluções

O primeiro estágio, por exemplo, é o celular e nos lembra Pac-Man. Aqui é preciso comandar a sua criatura para um lado e para o outro em um mar repleto de outros bichos em nível celular. Você deve comer os menores para crescer e, obviamente, fugir dos maiores para não virar comida – e assim o tempo vai nos levar à próxima fase.

Já no cenário dois temos o estágio de Criatura, que é bem parecido com jogos de aventura em terceira pessoa, de ação livre. Aqui já é possível controlar sua criatura mais evoluída de uma forma mais complexa, já que ela começa a formar pernas e inicia sua caminhada sobre a terra firme para desbravar novos horizontes.

A coisa fica mais complexa na terceira cadeia evolutiva, quando chegamos ao estágio Tribal. Neste nível já não temos apenas uma criatura em nosso controle e movimentamos uma aldeia inteira delas, controlando construções e até mesmo os acasalamentos, para ver o que vai nascer de um possível relacionamento. Neste cenário o jogador pode se lembrar bastante de Age of Empires.

Já a Civilização, quarto cenário, nos lembra SimCity, o outro jogo de Wright. É neste estágio que a experiência fica ainda mais complexa e desafiadora, mas nem tanto quanto no quinto e último, o estágio Espacial, que vai incluir no game verdadeiras batalhas de estratégia em tempo real, similar a títulos como StarCraft, com unidades militares e bases de soldados.

Criador de Criaturas

Um dos pontos que mais chama a atenção em Spore é o Criador de Criaturas, que te permite desenhar monstros do jeito que você bem entender. É possível criar um bicho de duas ou uma pata só, ou com três olhos e dois narizes, tudo de acordo com sua criatividade.

A forma que o jogador define para sua criatura não influência tanto em poderes especiais que ela pode receber ao longo de sua evolução, mas sim nas formas evolutivas que ela pode tomar nos estágios seguintes durante o jogo.

Exploração

Spore também conta com um sistema de exploração, onde o jogador pode se conectar com outros para visitar suas aldeias e grupos de criaturas. Isso tem faz mais sentido quando estamos em um estágio avançado, principalmente o Espacial, que nos permite conhecer outros planetas e outras criações.

A temática de exploração também é uma via de mão dupla e permite que você compartilhe conteúdo com seus amigos, onde é possível criar criaturas próprias para inspirar aliados ou permitir que uma porta entre dois mundos seja aberta para comandar um conflito militar e intergalático.

Versão simplificada no iOS

A experiência de jogar Spore no iOS é um pouco diferente do que temos no Windows. Aqui o jogo se baseia mais na origem das criaturas e é focado no modo celular, mas ainda há estágios como o tribal e o de criatura. Todo o controle é feito pela tela sensível ao toque e os gráficos são mais simples, mas a experiência é inédita e instigante.

Baixe Spore na plataforma de sua preferência e aproveite esta verdadeira aventura de uma vida inteira!

Nossa opinião

Spore é uma verdadeira conquista em termos de jogos de simulação, tudo por conta de sua variedade, diversão e qualidade. O game tem o selo de “Will Wright”, que é o mesmo criador de The Sims e SimCity, o que já nos diz muita coisa a seu respeito e o que esperar.

Com uma variedade de cenários, Spore diverte do início ao fim, com um sistema realista que simula um ser celular e que evoluiu de acordo com as épocas, chegando a ser uma criatura super desenvolvida, que conquista outros planetas com sua nave espacial – tudo isso com a companhia de ferramentas intuitivas e bem inseridas.

É verdade que o início do game pode ser um pouco chato e lento, já que não há muitas opções do que fazer, mas isso muda já no segundo cenário – e não demora muito para mudar. Além disso, toda a experiência é acompanhada de um incrível trabalho de áudio e gráficos que combinam com a premissa.

Spore é um jogo bem completo para o que se propõe e surpreende a cada momento. Todos os estágios que descrevemos no download são construídos nos mínimos detalhes e te fazem querer jogar cada vez mais. É um dos melhores games já lançados nos últimos anos.

Prós
  • Muitos gêneros
  • Sistema de evolução
  • Jogabilidade geral
  • Gráficos
  • Sons
Contras
  • Início lento

Fotos

Se sentindo velho? Veja alguns jogos que parecem que saíram ontem, mas, na verdade, já estão com certa idade.
Códigos podem salvar muito tempo e melhorar sua experiência no jogo da EA Games.
Aprenda a dar os primeiros passos rumo à evolução de uma nova espécie.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

EA Games

Lançamento

11/01/2011

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

Spore é uma verdadeira conquista em termos de jogos de simulação, tudo por conta de sua variedade, diversão e qualidade. O game tem o selo de “Will Wright”, que é o mesmo criador de The Sims e SimCity, o que já nos diz muita coisa a seu respeito e o que esperar.

Opinião dos usuários

Fórum

Spore

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos simuladores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos simuladores