Fórum
Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.
Steven Anthony Ballmer, mais conhecido como Steve Ballmer, é um dos primeiros empregados e ex-CEO da Microsoft. Nascido em 24 de março de 1956 na cidade de Detroit, nos Estados Unidos, o executivo tem uma biografia marcada por frases polêmicas e de impacto em sua trajetória no comando da Microsoft, substituindo Bill Gates.
Sua passagem como CEO é associada a alguns fiascos, como o Windows Vista e o desdém com que tratou o lançamento do primeiro iPhone, mas também por alguns sucessos e os primeiros passos na construção da imagem atual da Microsoft, mais centrada na oferta de serviços do que no desenvolvimento de produtos, como o Windows e o Office.
Ballmer ocupou a função de líder da Microsoft de 2000 a 2014, embora só tenha assumido comando efetivo com o desligamento de Bill Gates, em 2006. A passagem do executivo é muito lembrada por polêmicas, mas houve também pontos altos: o Windows 7 recuperou a imagem do sistema operacional e nesse período a Microsoft buscou movimentos ousados, como a aquisição do Skype, investimento pesado no Xbox e uma tentativa de recuperar o espaço perdido no mercado dos dispositivos móveis com a aposta de tornar o Windows Phone uma alternativa viável ao Android e ao iPhone (iOS).
Com a chegada do iPhone ao mercado acontece a mais célebre polêmica em que Ballmer acabou envolvido. Pouco depois do lançamento bombástico do telefone por Steve Jobs em 2007, o executivo da Microsoft criticou o aparelho, dizendo que nenhum executivo se interessaria por um smartphone sem teclado. Ballmer foi além, profetizando o fracasso do smartphone na frase que ficou marcada: “não há chance do iPhone ganhar uma parcela significativa do mercado. Nenhuma chance”. Sobre o software livre, chegou a compara-lo com um tipo de câncer. E, hoje, é um dos aparelhos mais vendidos no mundo.
Em breve!
Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.