System Shock 2

System Shock 2

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

System Shock 2: baixe o clássico jogo que uniu ação e RPG no fim dos anos 90

Felipe Vinha
por Felipe Vinha em 21/05/2013 12h03

System Shock 2 é um clássico moderno para o PC. Lançado originalmente em 1999, trata-se do segundo capítulo de uma saga que se iniciou na mesma década e quebrou diversos paradigmas dos jogos de tiro na época. Além de jogabilidade mais voltada para exploração, o título misturava tiro em primeira pessoa com RPG.

Na verdade, System Shock 2 é uma produção do estúdio que hoje é conhecido como Irrational Games, criadores de BioShock e também BioShock Infinite. Foi aqui que nasceram algumas das principais características destes dois jogos, entre elas os inimigos estranhos e assustadores, narrativa indireta e elementos surpreendentes sempre presentes na trama.

A aventura se passa em um cenário cyberpunk, no ano de 2114, dentro de uma nave espacial. O jogador assume o comando de um soldado que acorda no meio de um surto genético que devastou o local. Sem memória, o soldado precisa aprender o que ocorreu na nave e como lutar contra as criaturas que nasceram deste surto.

Da mesma forma que no primeiro System Shock, o jogo incorpora inúmeros elementos de REPG, como evolução e customização do personagem, configurando-o com habilidades únicas, entre elas a possibilidade de hackear sistema e poderes psíquicos.

Outro elemento que os fãs mais novos de BioShock devem reconhecer está nos “Audiologs”, arquivos encontrados pelo caminho da aventura que contém gravações de personagens, um recurso que ajuda a contar a história e mais do universo do game.

Nossa opinião

System Shock 2 merece todos os elogios que já recebeu. O jogo, lançado originalmente em 1999, surgiu para seguir o sucesso do primeiro, mas também para prolongar seus conceitos inovadores e quebrar mais barreiras do gênero de tiro em primeira pessoa.

Não por acaso, o game recebe mais de 10 prêmios no ano em que foi lançado, todos com base em sua jogabilidade e também qualidade gráfica, que para a época era algo fora do comum, apesar de hoje parecer feio e datado. Os gráficos eram realmente o poder que um PC poderia ter no final da década de 90.

A jogabilidade de System Shock 2 tem muitos elementos que hoje são vistos nos games BioShock, dos mesmos criadores, e muitos deles bem elogiados. Apesar de ser um jogo de tiro, por exemplo, ele não se comporta como tal, oferecendo ao jogador muitas opções de exploração e customização do personagem, algo que também foge do padrão do gênero e o leva mais para um lado de RPG.

Além de todas as boas qualidades já citadas, System Shock 2 também tem uma atmosfera assustadora, que consegue criar o clima exato necessário para uma aventura do tipo, que se passa em uma nave contaminada e com poucos sobreviventes.

System Shock 2 é uma experiência que deve ser conferida por todos que se dizem jogadores de PC.

Prós
  • Boa jogabilidade
  • Gráficos top em sua época
  • Narrativa excelente
  • Ambientação condizente
  • Elementos de RPG
Contras
  • Não há contras a serem considerados

Fotos

Enquanto aguarda o lançamento de Cyberpunk 2077, que tal conhecer outros jogos que exploram este gênero?
Jogo pretende manter mesma fórmula de Ultima Underworld, lançado em 1992, para fazer sucesso.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Irrational Games

Nossa Opinião

NOTA tt
10

System Shock 2 merece todos os elogios que já recebeu. O jogo, lançado originalmente em 1999, surgiu para seguir o sucesso do primeiro, mas também para prolongar seus conceitos inovadores e quebrar mais barreiras do gênero de tiro em primeira pessoa.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de ação ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de ação