O engenheiro britânico Tim Berners-Lee inventou o embrião da World Wide Web para ajudar cientistas a compartilhar informações
Descrição
Tim Berners-Lee é um cientista da computação inglês, nascido em 8 de junho de 1955, em Londres. É uma figura central no processo de desenvolvimento da Internet, conhecido como o “pai da Internet” por fazer a primeira comunicação bem sucedida entre cliente e servidor via HTTP em 1898 (o cientista inglês foi o primeiro a usar a rede de computadores via o HTTP que baseia a comunicação via Internet até hoje). Berner-Lee também é reconhecido pela invenção da World Wide Web, o “www” que usamos quando navegamos pela rede.
Berners-Lee foi decisivo no processo de criação da Internet como uma ferramenta eficiente de troca de informações, especialmente entre cientistas. Ele trabalhava no CERN, instituição avançada de pesquisa física da Europa na época das suas primeiras experiências bem sucedidas com o uso dessa forma de comunicação. Sua biografia torna-se relevante não apenas por essa contribuição, mas pelo seu esforço ao longo dos anos em manter a Internet livre e disponível para todos.
O envolvimento nesses dois capítulos iniciais da Internet, sua preocupação com o caráter livre da rede e seu futuro são pontos que fazem de Berners-Lee uma figura de referência.