Treino em Casa: aplicativo dá aulas para fazer exercícios físicos em casa

O aplicativo Treino em Casa, disponível para Android e iPhone (iOS), oferece aulas grátis para fazer exercícios físicos em casa usando movimentos do corpo, sem a necessidade de aparelhos ou equipamentos de academia, útil para quem quer emagrecer sem sair de casa. As aulas possuem entre três e sete minutos de duração, e são ilustradas para o usuário reproduzir os movimentos onde estiver.
O Treino em Casa é um aplicativo útil para quem deseja fazer exercícios sem precisar ir à academia. Os movimentos utilizados nas aulas são realizados apenas com o corpo, usando, no máximo, o apoio de uma cadeira, por exemplo, o que permite que qualquer pessoa consiga se exercitar mesmo sem equipamentos ou aparelhos de ginástica. Não é preciso fazer cadastro para assistir às aulas, basta abrir o app e começar.
Os treinos são organizados de acordo com grupo muscular, como membros superiores, inferiores ou abdômen. Dentro de cada grupo, existem várias aulas destinadas a trabalhar esses músculos. Cada aula possui de três a sete minutos, e mostra uma série de movimentos que devem ser reproduzidos pelo usuário em um tempo marcado por um cronômetro na tela. É possível visualizar aquecimentos e alongamentos para fazer antes e depois de cada sessão.
As ilustrações que ensinam o movimento são exibidas na tela por meio de um personagem virtual, e não por um humano. No entanto, é possível entender o que deve ser feito sem maiores problemas. Um ícone permite acessar um vídeo do YouTube para visualizar mais detalhes do exercício — ele é aberto no app externo, e não no próprio Treino em Casa.
O aplicativo também emite um histórico de atividades feitas, para que o usuário consulte um calendário de treinos e consiga acompanhar sua rotina. Um relatório também é montado automaticamente com o desempenho pós-treinos.
Para incentivar ainda mais práticas saudáveis, o app fornece um plano alimentar com dietas para o usuário. O plano é dividido por dia e mostra um cardápio completo, com a lista do que deve ser consumido em cada refeição. O usuário pode escolher entre alimentos carnívoros, considerados pelo app como "padrão", ou uma dieta vegetariana.
Em geral, o aplicativo funciona corretamente. No Android, alguns anúncios publicitários são exibidos aleatoriamente em tela cheia, e chegam a incomodar um pouco no início das atividades. No iPhone, uma falha no desenvolvimento do layout pode deixar textos embaralhados e com fontes antiquadas.
- Aulas separadas por partes do corpo
- Plano de aulas completo
- Plano alimentar com dietas saudáveis
- Mostra ilustrações para repetir o movimento
- Cria relatórios para acompanhar desenvolvimento
- Oferece vídeos no YouTube com aulas detalhadas
- Ilustrações de movimentos não são exibidas com humanos, mas com personagens virtuais
- Versão para iPhone pode apresentar falhas no layout