TrueCrypt: mantenha todos os seus arquivos a salvo usando criptografia

O TrueCrypt foi um programa de criptografia de dados para Windows que chegou ao fim em 2014, quando a Microsoft encerrou o suporte ao Windows XP. A solução ficou famosa por oferecer um método simples e seguro de codificar arquivos para usuários leigos. Por ser de código aberto, tornou-se muito popular especialmente entre desenvolvedores independentes. Recentemente, o TrueCrypt ganhou como herdeiro o VeraCrypt, baseado em uma tecnologia parecida para encriptar arquivos.
O TrueCrypt foi, por muito tempo, a principal solução de criptografia para Windows, elogiado pela simplicidade e pela característica aberta do seu código-fonte. Para muitos usuários, o programa se tornou a principal alternativa para codificar arquivos sem precisar entregar dados à Microsoft. Por conta da sua popularidade, o encerramento repentino do programa em 2014 chegou como surpresa.
Os responsáveis justificaram o fim do TrueCrypt pela presença do BitLocker no Windows Vista, versão do sistema posterior ao Windows XP. Os desenvolvedores passaram a recomendar a solução nativa da Microsoft em detrimento da alternativa open source, dando dicas de como migrar dados de uma plataforma para a outra.
Mais tarde, o VeraCrypt foi criado, também de código aberto do TrueCrypt. Empregando algumas das mesmas características de usabilidade, a nova solução passou a ser uma das melhores alternativas para criptografar volumes (HDs, pendrives e pastas de arquivos) no computador com Windows, macOS e Linux.
- Código aberto
- Fácil de usar
- Seguro
- Encerrado e substituído pelo VeraCrypt