Uttr

Uttr

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Uttr lê a previsão do tempo, os compromissos e as notícias para você

Thiago Barros
por Thiago Barros em 15/10/2013 17h16

O Uttr é um aplicativo que funciona como um auxiliar de voz no iOS. Mas nada como o Siri. Ele é um software que apenas lê conteúdo da tela do dispositivo móvel para que o usuário possa ouvir. É ideal para situações em que não se pode segurar e mexer com calma no aparelho, como quando se está dirigindo, por exemplo.

O Uttr tem um visual que define bem o seu funcionamento: há dois quadrados na parte superior. O vermelho mostra data e hora e o laranja exibe a previsão do tempo. Abaixo, um retângulo azul mostra os eventos e, na parte principal, um retângulo cinza exibe um feed de notícias.

Antes disso, a primeira coisa fazer é dar permissão para que o aplicativo tenha acesso à sua localização e ao seu calendário. A partir daí, ele consegue carregar e passa a exibir a interface personalizada com todos os seus dados de maneira bastante simples. O processo é um pouco demorado, mas nada fora do comum.

Na parte mais inferior da tela, há uma barra de navegação. Ela controla justamente o seu feed de notícias. O usuário poderá pausá-lo e atualizá-lo nos dois primeiros botões, e se quiser avançar as notícias para a próxima, no terceiro botão. Para ouvir do que se trata, é só tocar no ícone de play.

Além disso, há um menu que pode ser expandido do lado esquerdo. Nele, o usuário do Uttr configura o aplicativo. É possível gerenciar os feeds e alarmes, escolhendo quais RSS você quer ler e como deseja que a função dos alertas funcione. Não há nenhuma opção relacionada ao calendário.

Em Options, você altera detalhes como o tipo de grau que será exibido. E em “Premium Version”, é vendida a versão completa. Na gratuita, a diferença é que o usuário pode usar somente um tipo de feed de notícias. No pago, é possível revezar entre eles e adicionar vários, inclusive personalizados.

Portanto, se você usa muito o celular no modo handsfree, vale conferir o Uttr. Teste a sua versão gratuita e depois, se gostar, compre o premium.

Nossa opinião

O Uttr é um aplicativo bonito, funcional e útil. Com ele, você pode ficar por dentro da sua agenda, da previsão do tempo e das notícias sem sequer precisar tocar na tela do celular (depois de executá-lo, claro). Ele reproduz estas informações em áudio.

O TechTudo testou o aplicativo em um iPhone 5. Ele apresentou um desempenho muito bom, com as configurações sendo realizadas de maneira rápida e prática, e com o visual chamando bastante a atenção.

Um detalhe interessante é que as “narrações” dos conteúdos são feitas pelo VoiceOver do próprio iDevice, não tendo uma voz diferenciada, mas sim a mesma que é usada no recurso da Apple.

A variedade de feeds de notícia também agrada. Mesmo para os usuários do app grátis, que só podem escolher um deles, a diversidade de fontes de notícias é grande. Não será fácil escolher uma só, mas é melhor isso do que não ter quase opção.

Enfim, o Uttr é um aplicativo que agrada. Não é útil para todo mundo, somente para quem precisa sair muito de carro, por exemplo, e tem que verificar sua agenda ou as notícias e não pode ficar tocando no celular toda hora.

No entanto, nunca se sabe quando você vai precisar de um aplicativo como estes. Como a Siri não é tão potente assim em português, o Uttr, que está longe de ser tão completo e funcional quanto ela, pode quebra um galho nas três funcionalidades que oferece. Baixe!

Prós
  • Layout bonito
  • Simples de usar
  • Variedade de feeds
  • Narração eficiente
Contras
  • Não há

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

eduzapps.com

Lançamento

04/10/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
10

O Uttr é um aplicativo bonito, funcional e útil. Com ele, você pode ficar por dentro da sua agenda, da previsão do tempo e das notícias sem sequer precisar tocar na tela do celular (depois de executá-lo, claro). Ele reproduz estas informações em áudio.

Opinião dos usuários

Fórum

Uttr

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade