Vivo Keyd (LoL)

Vivo Keyd (LoL)

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conheça a Vivo Keyd, equipe brasileira de League of Legends

Julio César Puiati
por Julio César Puiati em 31/03/2020 13h51

A Vivo Keyd é uma organização brasileira de esports. Conhecida pela tradição no cenário nacional, a agremiação conta com uma vitoriosa equipe de League of Legends desde 2012. A atual line up é composta pelos jogadores Leonardo "robô" Souza (topo), Jonas "Caos" Vriesman (caçador), Jesús "Grell" Loya (caçador), Júlio "NOsFerus" César (meio), Guilherme "Atlanta" Matos (meio), Augusto "Klaus" Clauss (atirador), Matheus "Solta" Herdy (atirador) e Matheus "Professor" Leirião (suporte). Os Guerreiros são donos de um título do CBLoL e dois Rift Rivals.

História

Fundada em 2010 pelos empresários Eduardo Kim e André Pontes, a Keyd Team (posteriormente Keyd Stars) iniciou sua trajetória nos esports com uma equipe de StarCraft II. Com o passar do tempo, os sócios decidiram investir em novas modalidades como Counter-Strike: Global Offensive, Hearthstone, Clash Royale, Rainbow Six e LoL. Esta última, formada no final de 2012, se tornou o grande produto da organização. Os Guerreiros disputaram quase todas as edições de CBLoL e hoje fazem parte do grupo de melhores times de LoL do país.

Milagre Brasileiro

Vinicius “Loky” Alves (topo), Daniel “DOP” Costa (caçador), Gabriel "prZo" Hirota (meio), Jonathan "Jow" Nascimento (atirador) e Roberto "Anjinho" Buzzoleti (suporte) foram contratados para compor o primeiro quinteto da história da Keyd. A line up, entretanto, durou pouco menos de um mês.
Precisando de uma nova equipe para disputar do IEM Global Challenge São Paulo no início de 2013, o primeiro grande campeonato da organização, a diretoria contratou jogadores das extintas vTi Ignis e vTi Nox: Matheus "Mylon" Borges (topo), Diogo "Volcan" Neves (caçador), Guilherme "Snowlz" Neves (meio), Rafael "Rafes" Peres (atirador) e Caio "Loop" Almeida (suporte).

Os brasileiros surpreenderam no evento internacional, bateram a sul-coreana Incredible Miracle e fizeram história, embora não tenham conquistado a classificação para os playoffs. O resultado ficou conhecido como ''Milagre Brasileiro''.

Reforços do exterior

Em julho de 2013, a Keyd realizou a sua estreia em torneios oficiais organizados pela Riot Games. Cotados ao título daquele que seria o segundo Campeonato Brasileiro de League of Legends, os Guerreiros chegaram com credibilidade para a disputa, pois já haviam acumulado títulos e boas campanhas em competições independentes. As expectativas, todavia, ficaram pelo caminho. Com Raphael "Haelz" Nether no lugar de Rafes, a organização foi eliminada logo na primeira fase.

O resultado trouxe mudanças na equipe. Para o CBLoL 2014, a Keyd acertou as contratações dos estrangeiros Park "Winged" Tae-jin (Caçador) e An "SuNo" Sun-ho (Meio), fazendo da Keyd Stars pioneira na contratação de sul-coreanos no cenário brasileiro. Felipe "brTT" Gonçalves também chegou para reforçar o plantel que se sagraria campeão do primeiro split. Os Guerreiros bateram a rival paiN Gaming na grande final e conquistaram seu primeiro e até então único título da competição.

Batendo na trave

Entre 2015 e 2016, a Keyd se consolidou como potência no cenário, acumulando três vice-campeonatos durante o período. Os Guerreiros perderam os primeiros splits do CBLoL 2015 e 2016 para a INTZ, além do segundo split do CBLoL 2016 para a RED Canids.

Sempre pontual em contratações, a organização atraiu ótimos atletas e ficou conhecida como ''time de estrelas''. Kang "DayDream" Kyung-min (caçador) e Kim "Emperor" Jin-hyun (atirador), por exemplo, constituíram a segunda geração de estrangeiros da equipe. Whesley "Leko" Holler (topo) e Eidi "esA" Yanagimachi (suporte) também reforçaram a line up ao longo da temporada.

Retorno do Exodia

Após um 2017 fora dos holofotes, a Vivo Keyd surpreendeu o cenário ao anunciar o retorno do quinteto mais bem-sucedido da história do CBLoL. Tricampeões pela INTZ, Felipe "Yang" Zhao (topo), Gabriel ''Revolta'' Henud, Gabriel "tockers" Claumann (meio), Micael "micaO" Rodrigues (atirador) e Luan "Jockster" Cardoso (suporte) se uniram para jogar os dois splits de 2018 pela Vivo Keyd.

Apesar do alvoroço, o quinteto que ficou conhecido como ''Exodia'' não conseguiu repetir as ótimas atuações apresentadas em 2016. Os Guerreiros foram vice-campeões do primeiro split contra a KaBuM e acabaram eliminados no segundo split, nas semifinais, pela CNB. Para 2019, a diretoria dispensou Revolta e acertou as vindas de Laba, Caos e Professor.

Elenco atual

Leonardo "robô" Souza (topo)
Jonas "Caos" Vriesman (caçador)
Jesús "Grell" Loya (caçador)
Júlio "NOsFerus" César (meio)
Guilherme "Atlanta" Matos (meio)
Augusto "Klaus" Clauss (atirador)
Matheus "Solta" Herdy (atirador) 
Matheus "Professor" Leirião (suporte)
Sng "Nelson" Yi-Wei (técnico)

Principais ex-jogadores

Matheus "Mylon" Borges (topo)
Caio "Loop" Almeida (suporte)
Felipe ''brTT'' Gonçalves (atirador)

Micael “micaO” Rodrigues (atirador)
Murilo "takeshi" Alves (meio)
Whesley "Leko" Holler (topo)
Eidi "esA" Yanagimachi (suporte)
Gabriel ''Henud'' Revolta (caçador)
Park "Winged" Tae-jin (Caçador)
An "SuNo" Sun-ho (meio)
Kang "DayDream" Kyung-min (caçador)
Kim "Emperor" Jin-hyun (atirador)
Leonardo "Robo" Souza (topo)
Gustavo "Baiano" Gomes (suporte)

Principais títulos

Rift Rivals (2018)
Rift Rivals (2017)
CBLoL (2014)

Fotos

KaBuM! derrota Keyd e confirma sua vaga para a decisão da primeira etapa
Vivo Keyd, KaBuM, Flamengo e FURIA conseguiram classificação para playoffs do torneio; times jogam neste sábado (2) e domingo (3)
Keyd aproveita tropeço do Flamengo para se isolar no topo da tabela; paiN conquista duas vitórias e cresce no campeonato
Campeonato Brasileiro de League of Legenda será disputado nos mesmos moldes de 2019 e contará com oito equipes
Vai e vem do LoL: com fim da janela de transferências, Riot Games divulgou as escalações da primeira etapa da próxima temporada
Guerreiros derrotaram a CNB por 3-1 com grande atuação de Jesús "Grell"
Finalistas venceram Havan Liberty e RED Canids; título será decidido no dia 17 de agosto
ProGaming vence as duas partidas e segue na cola dos líderes; veja os destaques da semana no Circuitão
Guerreiros e a Matilha estão empatados com cinco vitórias cada; veja resultados e tabela do campeonato.
Matilha confirmou 100% de aproveitamento no campeonato; veja classificação de times atualizada de resultados da 2ª rodada

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Times ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Times