Você Fiscal

Você Fiscal

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Colabore para uma eleição mais transparente com Você Fiscal

Teresa Furtado
por Teresa Furtado em 03/10/2014 16h11

O Você Fiscal é um aplicativo, para Android, que traz uma página para verificar a confiabilidade dos dados auditados pelo TSE, a partir das urnas eletrônicas. A partir dessa conferência, será possível constatar se houve algum problema ou fraude e em que lugar ela ocorreu.

No final do dia de votação, quando o BU (boletim de urna) é fixado na porta de cada seção, qualquer pessoa pode verificar as informações. Mas agora a missão dos cidadãos é fotografar e enviar essas imagens para que seja feita a verificação de autenticidade dos números.

A interface é bem simples e fácil de usar. Como o BU é um documento semelhante a um extrato bancário, é necessário fazer várias capturas. O app, inclusive, já previu isso. É preciso fazer somente um disparo e ir descendo o dispositivo, enquanto ele faz as capturas seguintes.

Já para quem não tem dispositivos Android, uma máquina fotográfica comum ou até outros aparelhos podem ser usados. É necessário, porém, capturar várias fotos de perto (não adianta uma de longe, pois fica ilegível). No site do projeto, é possível encontrar um tutorial de como fazê-lo.

Entre os problemas que podem ser verificados com o uso do app, estão: extravio, troca, adulteração de urnas, após o fim da votação, e também bug ou fraude no software do próprio servidor do TSE.

Descubra se a votação é realmente segura! Baixe grátis Você Fiscal no TechTudo Downloads.

Nossa opinião

A proposta de Você Fiscal é muito interessante: cidadãos conferem o resultado apresentado das eleições. Com uma usabilidade fácil, o app e a versão online trazem orientações para ajudar o usuário.

O destaque da ferramenta é a captura de BU’s. Com ela, você clica apenas uma vez e vai descendo com o dispositivo para o software fazer a captura automática. É possível também enviar a imagem por 3G ou marcar para fazer o envio quando acessar uma rede Wi-Fi.

A proposta é ser totalmente transparente e, para isso, todas as contribuições são acessíveis. Assim, você tem total clareza do processo. Através de uma integração com o Google Maps, você irá ver a quantidade de contribuições em cada local do Brasil, o que ajudará a ter uma noção de tudo que foi feito.

Você Fiscal faz capturas com máquinas fotográficas ou outros dispositivos, pois é preciso fazer várias imagens seguindo um padrão. Além disso, não há a opção de compartilhar para convidar os amigos para fazer o mesmo.

Prós
  • Fácil usabilidade
  • Pelo app é possível capturar todo extrato facilmente
  • Envio por 3G ou Wi-Fi
  • É possível visualizar outras contribuições
  • Mapa de contribuições
Contras
  • A captura com outros dispositivos pode ser um pouco trabalhosa
  • Sem opção de compartilhar
  • Limitado ao Android

Fotos

Veja os melhores apps para usuários do sistema móvel Google. Tem dicas de eventos na cidade, app que rastreia ligação de desconhecidos e muito mais. Confira.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Você Fiscal Inc

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

A proposta de Você Fiscal é muito interessante: cidadãos conferem o resultado apresentado das eleições. Com uma usabilidade fácil, o app e a versão online trazem orientações para ajudar o usuário.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade