Publicidade
WhatsApp Business

WhatsApp Business

Baixar
  • Downloads

    -

  • Tamanho do download

    -

  • Licença

    -

  • Idioma

    -

  • Desenvolvedor

    WhatsApp Inc.

  • Lançamento

    -

  • Versão

    -

  • Requisitos mínimos

    -

Nossa opinião

10 Nota tt

Um dos maiores acertos do WhatsApp Business foi manter a interface praticamente inalterada em relação à versão original do app. Essa foi uma grande sacada para facilitar a adaptação na troca de aplicativo. Tirando pelo cinza no lugar do verde, o usuário não nota diferença alguma na usabilidade, tendo domínio completo do serviço nos primeiros instantes.

  • Interface 10
  • Usabilidade 10
  • Performance 10
  • Funcionalidade 10

Fórum

Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Baixe a versão do WhatsApp para empresas e converse com seus clientes

O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp destinada a pequenas empresas. Sua proposta é oferecer ferramentas para automatizar, organizar e avaliar métricas das interações com os clientes, melhorando a comunicação entre as partes. O aplicativo está disponível para baixar no Android ou iPhone (iOS) e, assim como o mensageiro original, o download é gratuito.

Nossa opinião

Um dos maiores acertos do WhatsApp Business foi manter a interface praticamente inalterada em relação à versão original do app. Essa foi uma grande sacada para facilitar a adaptação na troca de aplicativo. Tirando pelo cinza no lugar do verde, o usuário não nota diferença alguma na usabilidade, tendo domínio completo do serviço nos primeiros instantes.

Apesar disso, as ferramentas dedicadas às empresas estão lá e fazem toda diferença. A inclusão de um mapa junto ao endereço da companhia, configurável no perfil da conta, facilita bastante para quem tem uma loja física. O cliente não precisa mais ficar perguntando isso na conversa; basta acessar o perfil e ir direto ao local.

O perfil também permite incluir o tipo de negócio, uma descrição da marca, horário de funcionamento, e-mail comercial e websites, além de uma foto. As informações são básicas, mas bastante úteis e, no final das contas, dão a tônica do app: o WhatsApp Business não tem milhões de ferramentas mirabolantes, e sim as essenciais para um pequeno empresário melhorar o engajamento com seu público.

É interessante que neste pacote tenham sido incluídas estatísticas de mensagens enviadas, emtregues, lidas e recebidas, o que pode dar uma luz se você está ignorando seus clientes em demasia ou sendo ignorado com uma frequência maior do que a esperada, por exemplo.

Outro recurso fundamental é a capacidade de definir mensagens de ausência, saudação e respostas rápidas, que podem ser personalizadas para melhor se enquadrar no perfil do público-alvo. Também é muito bem-vinda a inclusão de etiquetas para as conversas, que podem ser identificadas com rótulos como novo cliente, novo pedido e pagamento pendente. O usuário ainda consegue cadastrar novas etiquetas de acordo com as necessidades particulares do empreendimento.

O que mais chama atenção é que nada disso veio às custas da redução de recursos populares do WhatsApp. Ainda é possível criar grupo, fazer chamadas de voz e de vídeo, criar status em texto ou com imagens, enviar GIFs, mandar documentos e tudo o mais o que estamos acostumados a fazer com o mensageiro principal.

O desempenho também é tão bom quanto o da versão original. Não houve travamentos, bugs ou quaisquer falhas durante os testes do TechTudo, realizados em um Moto G5S Plus. Vale sublinhar que as chamadas em voz e de vídeo apresentam as mesmas interrupções das feitas no mensageiro destinado a contatos de ordem pessoal.

Em resumo, o WhatsApp Business é uma solução certeira e bastante eficiente para o que se propõe, que é ajudar aos donos de empresa a separar melhor suas conversas privadas das profissionais e ter sistemas de organização para melhorar a comunicação com seus clientes.

Prós

  • Interface muito similar a do WhatsApp original
  • Ótima usabilidade
  • Ferramentas eficientes para melhorar a organização dos contatos profissionais
  • Simplicidade de uso
  • Gratuidade mesmo sendo voltado a empresas

Contras

  • Não há
Capacidade para vincular até dez aparelhos na mesma conta e criar um link comercial personalizado estão entre funções reveladas; ainda não se sabe preço nem data de lançamento
Dica ajuda a separar vida pessoal de profissional, com um mensageiro para cada uso; aprenda como ter dois WhatsApp com números diferentes no iPhone (iOS) e em celulares Android
Versão do app de mensagens para empresas oferece recursos que podem aprimorar vendas; confira
Tutorial mostra como acessar ferramenta que facilita compras no app
Mandar código que trava celular é crime; veja dicas para se proteger de mensagens do tipo no WhatsApp
App chinês lidera ranking pela sexta vez consecutiva; confira os dez apps mais baixados no mês
Mudança está disponível na versão beta do WhatsApp Business para Android; nova experiência no envio de áudios também está em fase de testes
Procedimento alterna conta pessoal e comercial no WhatsApp sem perder conversas
Evento retornou depois do cancelamento da edição de 2020 devido a pandemia; realidade aumentada e novas possibilidades no Messenger e no WhatsApp Business estão entre as novidades do Facebook F8 Refresh
Recurso para fazer vendas pelo WhatsApp está disponível na versão comercial do mensageiro e pode ser configurado pelo computador

Em breve!

Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.