WhatsApp Business

WhatsApp Business

10
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Baixe a versão do WhatsApp para empresas e converse com seus clientes

Raquel Freire
por Raquel Freire em 05/04/2019 18h54

O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp destinada a pequenas empresas. Sua proposta é oferecer ferramentas para automatizar, organizar e avaliar métricas das interações com os clientes, melhorando a comunicação entre as partes. O aplicativo está disponível para baixar no Android ou iPhone (iOS) e, assim como o mensageiro original, o download é gratuito.

Nossa opinião

Um dos maiores acertos do WhatsApp Business foi manter a interface praticamente inalterada em relação à versão original do app. Essa foi uma grande sacada para facilitar a adaptação na troca de aplicativo. Tirando pelo cinza no lugar do verde, o usuário não nota diferença alguma na usabilidade, tendo domínio completo do serviço nos primeiros instantes.

Apesar disso, as ferramentas dedicadas às empresas estão lá e fazem toda diferença. A inclusão de um mapa junto ao endereço da companhia, configurável no perfil da conta, facilita bastante para quem tem uma loja física. O cliente não precisa mais ficar perguntando isso na conversa; basta acessar o perfil e ir direto ao local.

O perfil também permite incluir o tipo de negócio, uma descrição da marca, horário de funcionamento, e-mail comercial e websites, além de uma foto. As informações são básicas, mas bastante úteis e, no final das contas, dão a tônica do app: o WhatsApp Business não tem milhões de ferramentas mirabolantes, e sim as essenciais para um pequeno empresário melhorar o engajamento com seu público.

É interessante que neste pacote tenham sido incluídas estatísticas de mensagens enviadas, emtregues, lidas e recebidas, o que pode dar uma luz se você está ignorando seus clientes em demasia ou sendo ignorado com uma frequência maior do que a esperada, por exemplo.

Outro recurso fundamental é a capacidade de definir mensagens de ausência, saudação e respostas rápidas, que podem ser personalizadas para melhor se enquadrar no perfil do público-alvo. Também é muito bem-vinda a inclusão de etiquetas para as conversas, que podem ser identificadas com rótulos como novo cliente, novo pedido e pagamento pendente. O usuário ainda consegue cadastrar novas etiquetas de acordo com as necessidades particulares do empreendimento.

O que mais chama atenção é que nada disso veio às custas da redução de recursos populares do WhatsApp. Ainda é possível criar grupo, fazer chamadas de voz e de vídeo, criar status em texto ou com imagens, enviar GIFs, mandar documentos e tudo o mais o que estamos acostumados a fazer com o mensageiro principal.

O desempenho também é tão bom quanto o da versão original. Não houve travamentos, bugs ou quaisquer falhas durante os testes do TechTudo, realizados em um Moto G5S Plus. Vale sublinhar que as chamadas em voz e de vídeo apresentam as mesmas interrupções das feitas no mensageiro destinado a contatos de ordem pessoal.

Em resumo, o WhatsApp Business é uma solução certeira e bastante eficiente para o que se propõe, que é ajudar aos donos de empresa a separar melhor suas conversas privadas das profissionais e ter sistemas de organização para melhorar a comunicação com seus clientes.

Prós
  • Interface muito similar a do WhatsApp original
  • Ótima usabilidade
  • Ferramentas eficientes para melhorar a organização dos contatos profissionais
  • Simplicidade de uso
  • Gratuidade mesmo sendo voltado a empresas
Contras
  • Não há
Procedimento para marcar mensagem com estrela é diferente em relação ao app original
Como marcar uma mensagem como favorita no WhatsApp Business
Configuração impede que clientes descubram se mensagem foi visualizada enquanto aguardam resposta.
WhatsApp Business: como desativar a confirmação de leitura
Empresas podem usar seu contato fixo para cadastrar uma conta na versão para negócios do mensageiro.
Como cadastrar um telefone fixo no WhatsApp Business
Nokia 3310 com 4G também chamou atenção no início de 2018.
Vazamentos de celulares da Samsung e Motorola são os destaques de janeiro
Lista reúne as principais notícias e dicas sobre o mensageiro no último mês.
WhatsApp: versão Business e golpes foram destaques de janeiro
Procedimento remove os dados da sua empresa do mensageiro e libera número para novo cadastro.
Como apagar uma conta no WhatsApp Business
Passo a passo mostra como marcar mensagens importantes para encontrá-las com facilidade no mensageiro.
Como usar etiquetas no WhatsApp Business
Versão de negócios do mensageiro permite abrir relatório com estatísticas de mensagens recebidas e enviadas no celular.
Mensageiro mais usado do Brasil ganhou versão empresarial.
Como usar respostas automáticas no WhatsApp Business
Versão empresarial do mensageiro permite adicionar endereço, horário de atendimento, e-mail e website.
Como criar um perfil para empresa no WhatsApp Business (conta comercial)
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

WhatsApp Inc.

Nossa Opinião

NOTA tt
10

Um dos maiores acertos do WhatsApp Business foi manter a interface praticamente inalterada em relação à versão original do app. Essa foi uma grande sacada para facilitar a adaptação na troca de aplicativo. Tirando pelo cinza no lugar do verde, o usuário não nota diferença alguma na usabilidade, tendo domínio completo do serviço nos primeiros instantes.

Opinião dos usuários

Fórum

WhatsApp Business

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais