WhatsApp

WhatsApp

Baixar
  • Downloads

    -

  • Tamanho do download

    -

  • Licença

    -

  • Idioma

    -

  • Desenvolvedor

    WhatsApp Inc.

  • Lançamento

    -

  • Versão

    -

  • Requisitos mínimos

    -

Nossa opinião

10 Nota tt

O WhatsApp é um aplicativo que transformou a comunicação entre as pessoas do mundo todo, facilitando o diálogo de bilhões de pessoas. Suas funcionalidades permitem que o usuário, além de trocar mensagens, possam compartilhar histórias e momentos de diferentes formas, seja por áudio, vídeo ou ligações. Em outras palavras, com o mensageiro, entrar em contato com amigos e familiares se tornou mais simples, rápido e barato. É possível falar sobre - quase - qualquer assunto e com quem desejar, basta estar conectado à internet e ter um smartphone com Android 4.1, KaiOS 2.5.1 e iPhone com iOS 10 para cima. Vale destacar que o fato do WhatsApp sempre trazer atualizações com novos recursos e melhorias para o app permite que o mensageiro não fique ultrapassado.

  • Interface 10
  • Usabilidade 10
  • Performance 10
  • Funcionalidade 10

Fórum

Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Baixe o WhatsApp Messenger, aplicativo para celular que se tornou um fenômeno no Brasil

O WhatsApp é um popular aplicativo de mensagens disponível para celulares com Android e iPhone (iOS) e também para computadores macOS e Windows, em sua versão web. Desde seu lançamento em 2009, o aplicativo ganhou diversos novos recursos e melhorias nas funcionalidades da primeira versão. O app, que tem como principais rivais o Telegram e Signal, permite que os usuários realizem ligação de áudio, chamada de vídeo e ainda troquem mensagens de texto e áudio de forma gratuita, bastando estar conectado à internet.


A plataforma de mensagens ainda ganhou um app voltado para a comunicação entre empresa e clientes, o WhatsApp Business. Outras modalidades desenvolvidas com o tempo foram os grupos, as chamadas de vídeo com quatro pessoas, os stickers e o pagamento diretamente do app. Entre as funcionalidades mais recentes, estão o acesso simultâneo à conta em até quatro dispositivos, mudança da velocidade dos áudios e fotos e vídeos que autodestroem.


Em 2014, o mensageiro foi vendido e, após dois anos de negociações, a empresa passou a ser controlada por Mark Zuckerberg. Vale destacar que, ao longo dos anos, o aplicativo de mensagens também se envolveu em diversas polêmicas envolvendo a privacidade de dados dos usuários.


1. Visual
O layout do WhatsApp vem recebendo mudanças ao longo das atualizações, mas a paleta de cores da plataforma segue os tons de verde e off white. O papel de parede das conversas pode ser alterado pela imagem que o usuário desejar. A opção padrão consiste em um fundo claro com desenhos discretos de emojis. Os ícones e balões de conversas trazem um aspecto arredondado. Já a barra de navegação do aplicativo possui um verde vibrante. O app é divido em três seções: "Conversas", "Status" e "Chamadas. Na tela inicial, ficam localizadas as conversas mais recentes do usuário.


2. Versão para Web
O WhatsApp Web funciona como uma extensão do aplicativo de mensagens e pode ser acessada pelo endereço "web.whatsapp.com" (sem aspas). A versão para navegadores do mensageiro oferece mais uma forma para os usuários responderem e receberem mensagens de contatos, mesmo estando longe do celular. As mensagens trocadas são sincronizadas entre o smartphone e computador, sendo possível visualizá-las nos dois aparelhos. Assim como o WhatsApp Messenger, a versão para web oferece a função "Apagar Mensagem para todos". No entanto, não é possível criar grupos nem adicionar contatos. Para acessar a versão web, o mensageiro exige que o usuário autentique sua própria identidade, seja por impressão digital ou por reconhecimento facial.


3. Mensagens criptografadas
As mensagens, chamadas, fotos, vídeos e demais arquivos trocados via WhatsApp são protegidos com criptografia de ponta a ponta. O mensageiro garante que a tecnologia protege as mensagens automaticamente com um cadeado na qual somente o usuário e o contato com que está conversando podem destrancá-lo. Sendo assim, só os envolvidos têm acesso às mensagens trocadas. O recurso também está presente nas versões para PC e web.


4. Mensagens de áudio
As mensagens de áudio no app permitem que os usuários conversem com outros contatos por voz. O mensageiro vem aprimorando a ferramenta em suas atualizações. Um exemplo disso é que as mensagens de áudio podem ser ouvidas de forma contínua, sem a necessidade de dar "play" em um áudio de cada vez. Uma função muito aguardada pelos usuários já disponível no aplicativo é a possibilidade de acelerar a velocidade de reprodução do áudio recebido em até duas vezes.

 

5. Stickers
A criação das figurinhas do WhatsApp foi uma febre na plataforma. Com uma nova forma de se expressar, os stickers de diversos gêneros ganharam espaços nas conversas feitas por meio do mensageiro. Memes, mensagens de carinho e de datas comemorativas e até mesmo as próprias fotos podem ser enviadas no aplicativo no formato de figurinhas. Além de mandar stickers disponibilizados pelo mensageiro, é possível baixar pacotes de outros apps e incorporar ao WhatsApp. O recurso, que foi disponibilizado em 2018, ganhou versões animadas e ainda faz sucesso entre os usuários.


6. Qualidade variada de imagem
O WhatsApp permite escolher a qualidade das fotos enviadas nos chats e nas conversas em grupo. Com a modalidade, é possível selecionar entre as opções de envio em alta resolução, qualidade normal ou ainda modo de economia de dados, que reduz o tamanho do arquivo, mas ao mesmo tempo diminui a resolução da imagem. O recurso pode ser configurado na aba "Armazenamento e dados".


7. Ligações
É possível fazer ligações de áudio e de vídeo usando WhatsApp Messenger e a versão para PC. As chamadas estão entre as principais funções do mensageiro. Começando pelas ligações de voz ainda em 2015, ao longo dos anos, a funcionalidade recebeu melhorias. Um exemplo é a possibilidade de realizar chamadas de voz e vídeo em grupo. Assim como no celular, os ícones de chamada na versão desktop também são exibidos na parte de cima da tela, próximo ao nome do contato.


8. Pagamentos
A modalidade de pagamentos do aplicativo de mensagens funciona vinculado ao Facebook Pay. A função serve para transferir dinheiro para contatos diretamente pelas conversas do mensageiro. O recurso também permite que o usuário lembre aos colegas sobre os eventuais acertos financeiros. Para usar o serviço gratuito, basta adicionar a forma de pagamento no local indicado no WhatsApp.


9. WhatsApp Business
O WhatsApp Business é a versão do mensageiro para negócios. Além dos recursos tradicionais, o aplicativo traz funcionalidades extras voltadas para a comunicação entre empresas e clientes. Nele, é possível criar um perfil comercial com informações importantes do negócio, como endereço, descrição da empresa e site. Há também as mensagens automáticas, que podem ser configuradas para agilizar o atendimento, e a ferramenta para criar cardápio.


10. Status
O app de mensagens também possui a ferramenta Status, que funciona de forma parecida com os Stories do Instagram e Facebook. O Status do mensageiro possui uma aba reservada só para as postagens. Nela, o usuário compartilha fotos e vídeos que somem em 24 horas. Além disso, os contatos podem interagir com o conteúdo postado no app de mensagens.

Nossa opinião

O WhatsApp é um aplicativo que transformou a comunicação entre as pessoas do mundo todo, facilitando o diálogo de bilhões de pessoas. Suas funcionalidades permitem que o usuário, além de trocar mensagens, possam compartilhar histórias e momentos de diferentes formas, seja por áudio, vídeo ou ligações. Em outras palavras, com o mensageiro, entrar em contato com amigos e familiares se tornou mais simples, rápido e barato. É possível falar sobre - quase - qualquer assunto e com quem desejar, basta estar conectado à internet e ter um smartphone com Android 4.1, KaiOS 2.5.1 e iPhone com iOS 10 para cima. Vale destacar que o fato do WhatsApp sempre trazer atualizações com novos recursos e melhorias para o app permite que o mensageiro não fique ultrapassado.


O aplicativo oferece um design simples, com ícones para representar as funções presentes no mensageiro e recursos bem localizados na tela. Esses aspectos facilitam o uso do WhatsApp para todos os usuários, até mesmo para aqueles que tem dificuldade para realizar ações no celular. As abas na barra de navegação reúnem as principais modalidades do app "Conversas", "Status" e "Chamadas". Os contatos agora são acessados através de um ícone, localizado no canto inferior da tela. Em relação às cores, os tons de verde na barra de navegação e no ícone de contatos está mais vibrante.


As versões para web do mensageiro e para PC traz mais uma maneira do usuário conversar com seus contatos, sendo útil para quando o celular estiver carregando. Além disso, se pessoa já estiver usando o computador, não precisará recorrer a outro aparelho para usar o aplicativo. Apesar de estar envolvido em polêmicas de privacidade de dados, o mensageiro vem se esforçando para divulgar o funcionamento da criptografia de ponta a ponta aos usuários.


O app possui muitos recursos que permitem usuários conversarem da forma que acharem melhor, desde áudio a chamadas de vídeo. Algumas funcionalidades auxiliam o funcionamento dessas funções principais, como o envio de fotos, vídeos e arquivos, além do compartilhamento da localização e dos contatos.


Outros recursos recentes chegaram para tornar o WhatsApp mais ágil e privado, é o caso do silenciador de conversas arquivadas, fotos com visualização única que se autodestroem e aceleração dos áudios.

Prós

  • Possui extensões para web e PC
  • Constante atualizações com novidades
  • Serviço gratuito
  • Fácil acesso aos recursos

Contras

  • Envio de arquivos de mídias com tamanho limitado entre 5 e 10 MB
  • Envolvimento com polêmicas de privacidade
  • Muitas permissões
31 fotos
Capacidade para vincular até dez aparelhos na mesma conta e criar um link comercial personalizado estão entre funções reveladas; ainda não se sabe preço nem data de lançamento
Alterar limite do Pix, não repetir a senha do cartão e tomar cuidado ao ser contatado por números desconhecidos no WhatsApp são algumas medidas para ter mais segurança; confira
Novas funções estão em desenvolvimento e/ou fase de testes na versão beta do mensageiro, disponível para Android e iPhone; ainda não há data de lançamento prevista
Áudios engraçados e polêmicos acabaram caindo em redes sociais e chamaram atenção na época; relembre os áudios mais inusitados que viralizaram no WhatsApp
Novas funções fazem parte de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e devem ser aplicadas aos poucos ao mensageiro, como aconteceu com o WhatsApp; app sofreu bloqueio no início do ano
Recurso que está em testes permitirá aos usuários sair de grupos de forma silenciosa, sem notificar demais membros; somente administradores seriam notificados da ação
Usuários reclamam de lentidão no WhatsApp Web e bug que não atualiza lista de contatos na versão do mensageiro para Android; não há previsão de conserto ainda
Problemas no WhatsApp Web podem atrapalhar a troca de mensagens; descubra se os bugs estão relacionados às mudanças de versão do aplicativo ou a problemas externos
Caso a função seja implementada, usuários poderão contar com o "super filtro", que agrupará diferentes chats sob um mesmo guarda-chuva e deve funcionar como no WhatsApp Business; veja todos os detalhes
Recurso do aplicativo mensageiro pede desbloqueio com Face ID ou Touch ID para ter acesso aos chats. É possível estipular tempo para nova solicitação de desbloqueio; veja como

Em breve!

Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.