Widbook

Widbook

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Widbook permite publicar seus próprios ebooks e descobrir novos talentos

Paulo Alves
por Paulo Alves em 17/02/2014 12h59

Widbook é uma rede social de ebooks brasileira com plataforma Android, iOS e Web. Permite ao usuário não só descobrir milhares de novos livros e escritores talentosos, como publicar seus próprios livros eletrônicos de forma gratuita.

Widbook, como outras plataformas de ebooks, coloca na primeira página os destaques do momento e diversos livros separados em categorias para escolher, como staff, popular e novos, além dos autores mais lidos e seguidos.

Qualquer usuário pode ler quantos ebooks quiser gratuitamente, seguir seus escritores favoritos e interagir com a comunidade. Da mesma forma, poderá alimentar seu perfil com suas leituras preferidas e informações sobre você (como usuário).

Para ler ebooks, basta realizar uma busca na seção ‘Discover’ ou escolher uma das opções apresentadas na tela inicial. Cada publicação tem um descritivo completo da obra, além de um feed com as atualizações mais recentes que o autor realizou.

Afinal, Widbook permite a publicação de livros por capítulo, tornando ainda mais importante a interação entre autor e leitores. Assim, o escritor pode sentir a recepção de seu público e adaptar o livro conforme as demandas dos fãs.

Outra vantagem de Widbook é que suas funcionalidades são completas tanto na versão web, quanto para iOS ou Android. Portanto, você pode, independentemente da plataforma, gerir seu perfil, ler, favoritar livros e interagir com outros usuários do mundo inteiro. A única função exclusiva da versão para PC é o upload de ebooks.

Baixe Widbook gratuitamente e participe de uma das maiores comunidades de livros eletrônicos do mundo. A única que permite descobrir novos autores sem custos e ainda publicar suas próprias obras por capítulo. Baixe o Widbook!

Nossa opinião

A ideia por trás de Widbook é muito atrativa para os amantes da literatura e da escrita, pois torna possível, além de publicar suas próprias criações, interagir com uma comunidade global. Nesse quesito, suas versões para iOS e Android cumprem o prometido, pois conseguem agregar diversas funções do serviço em apps úteis e práticos de usar.

O mais comum de apps de leitura de ebooks é que se restrinjam a busca e compra de livros, além da função própria de leitura, claro. Porém, com Widbooks, você tem acesso a esses recursos e ainda pode seguir escritores e ter fãs das suas obras seguindo seu perfil.

Uma mistura de Twitter com leitor de ebooks, Widbook é também fácil de usar. Suas funções são corretamente organizadas em uma interface que, apesar da quantidade de informação, não fica poluída – tanto no Android quanto no iOS.

As versões para as plataformas, aliás, seguem fielmente os parâmetros de usabilidade ditados para os desenvolvedores. No iOS, o design para versão iOS 7 conta com menus na barra inferior e navegação pela barra superior; no Android, as opções ficam quase todas no menu na lateral, acessado por movimento de arrastar.

Entretanto, infelizmente o desempenho não é dos melhores no Android. A transição entre as páginas é lenta, com poucos frames por segundo. O aplicativo não chega a travar, mas a usabilidade não é das mais fluidas, mesmo com o smartphone quad-core e Android 4.4 (usado em nossos testes).

Mas sua falha maior não é em termos de desempenho, mas da própria interface. Apesar de bonita e criada por brasileiros, ela não tem versão em português, o que gera muitas reclamações por parte dos usuários que não dominam o inglês.

De resto, Widbook mobile atende as expectativas dos usuários acostumados a usar o serviço na web, justamente porque consegue reunir no celular e tablet as principais funções – são muitas – que o serviço oferece. À exceção do upload de capítulos, cuja maneira ideal é realmente em um PC, todos os recursos estão presentes.

Prós
  • Design agradável
  • Fácil de usar
  • Reúne pesquisa e leitura de ebooks, gestão do perfil e interação com a comunidade
Contras
  • Não tem versão em português
  • Apresenta lentidão no Android

Fotos

Lista traz dicas para ler contos e fanfics, discutir livros ou organizar suas metas de leitura
Criada em janeiro de 2013, startup brasileira conseguiu mais de 200 mil usuários cadastrados, tornando-se líder mundial de crowdwriting.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Widbook.com

Nossa Opinião

NOTA tt
8.5

A ideia por trás de Widbook é muito atrativa para os amantes da literatura e da escrita, pois torna possível, além de publicar suas próprias criações, interagir com uma comunidade global. Nesse quesito, suas versões para iOS e Android cumprem o prometido, pois conseguem agregar diversas funções do serviço em apps úteis e práticos de usar.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais