Windows 8

Windows 8

9.3
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Windows 8: o sistema operacional da Microsoft

TechTudo
por TechTudo em 05/05/2016 16h54

O Windows 8 é um sistema operacional da Microsoft que, depois do sucesso do Windows 7, ficou ainda mais funcional e prático. Faça o download agora mesmo e deixe o seu computador moderno e eficiente.

ATENÇÃO! Este download está temporariamente indisponível. A empresa de Bill Gates lançou a atualização de seu sistema, o Windows 8.1. Entre as novidades, estão: a volta do botão iniciar, uma busca completa, o acesso mais fácil às configurações, uma aparência similar a do Windows Phone, uma tela mais personalizável, integração com o SkyDrive, e outras funcionalidades. Não perca tempo e confira!

A boa notícia é que, segundo a Microsoft, quem já tem a versão anterior instalada não precisa fazer um upgrade para utilizar o novo SO. De acordo com a empresa, qualquer hardware compatível com a versão atual poderá suportá-lo. Se o usuário desejar instalar o Windows 8 em dual boot com o 7 e estiver com dificuldades, pode acessar o tutorial preparado pelo TechTudo.

Características do Windows 8

O sistema acrescenta uma série de novos gestos baseados em toques e introduz uma ideia totalmente nova sobre como os apps devem parecer e se comportar na sua interface Metro, onde um aplicativo por vez toma conta de toda a tela e roda livre de distrações, como botões e barras de menus.

A interface Metro tem um design simples, limpo e personalizável. Nela, você encontra a tela “Start” composta por mosaicos formado por “blocos” dinâmicos com animações, que podem simplesmente dar acesso a um aplicativo ou exibir informações atualizadas continuamente.

Um dos grandes problemas das suas primeiras versões era o fato de ele ser muito dependente de toques, o que tornava seu uso impraticável em equipamentos que não tivessem uma tela touchscreen. Para resolver isso, esta prévia disponibiliza a interação no trackpad.

Aplicativos

windows 8O sistema operacional também traz alguns novos apps ao estilo Metro da Microsoft, como o "News", que agrega centenas de notícias em um único lugar, e o "Sports", que permite que você adicione seus times favoritos e acompanhe os jogadores, agenda, placares e notícias do dia, além de seguir as novidades gerais sobre determinados esportes.

Já o "Travel" serve tanto como um guia turístico (usando dados da Frommer), quanto um sistema de reservas (através da Kayak), possibilitando que você pesquise a sua próxima viagem e já faça as reservas em um único local.

windows 8Mas se você está acostumado com a área de trabalho da geração anterior do Windows, não se preocupe. A interface Desktop ainda continua no sistema e pode ser ativada quando desejar. O melhor é que agora ela usa menos recursos quando está em segundo plano. O menu "Iniciar" "desaparece" velozmente, facilitando o acesso à barra de tarefas.

Para ver o passo a passo que ensina como adicionar aplicativos à inicialização do Windows 8, acesse o tutorial elaborado pelo TechTudo.

Windows Store

windows 8Junto com ele chega também a Windows Store, a loja de aplicativos da Microsoft. Com ela, os programas que você precisa ficam reunidos em um só lugar. A opção já vem embutida diretamente no sistema operacional. Como se pode imaginar, a loja será totalmente virtual, não imprimindo dificuldades ao usuário na hora de comprar apps.

Os programas baixados ficam associados a uma conta do Live, que pode ser um endereço de Hotmail, MSN, SkyDrive, .NET Passport ou Outlook. Atualmente a loja já disponibiliza um bom número de aplicativos e, com o esforço da companhia de Bill Gates em atrair mais desenvolvedores interessados, até o dia do lançamento oficial do SO, a quantidade só tende a aumentar.

Se quiser desativar a loja de aplicativos do Win. 8, confira o tutorial do TechTudo.

Baixou e instalou, saiba como ativar o Windows 8.

Como atualizar para o Windows 8.1.

Instalação

A 8ª versão do sistema operacional Release Preview está disponível para download em duas versões: 32 e 64 bits. Ambas estão no formato ISO, que devem ser baixadas de acordo com a arquitetura do seu computador e, posteriormente, gravadas em um DVD.

Em versões anteriores (Consumer Preview), havia um assistente que fazia uma preparação para a instalação: ele executava algumas verificações de compatibilidade do computador com o novo sistema, baixava e gravava a imagem de instalação e até inicializava o instalador. Infelizmente, este recurso foi removido e é necessário fazer o download da imagem e gravá-la manualmente.

O modo mais fácil de converter um arquivo ISO em um DVD no Windows 7 é usando o Gravador de Imagem do Disco nativo. Mas se for usar um computador com XP ou Vista, será necessário um programa de terceiros para realizar o mesmo processo. Programas de gravação de DVD geralmente incluem esse recurso e uma boa opção é a ferramenta UltraISO, disponível no TechTudo Download.

Com o disco pronto, basta configurar o setup do seu PC para dar boot pela unidade de DVD, colocar o disco na unidade e inicializar a máquina. Depois que o instalador carregar toda a sua interface, basta seguir os passos e ir respondendo a algumas perguntas. Logo você estará com um ótimo sistema da Microsoft funcionando em seu computador.

Não perca tempo, faça o download do Windows 8 e veja como funciona esse sistema operacional da Microsoft.

Nossa opinião

A tentativa da Microsoft de abraçar dois mundos (Desktops e dispositivos com tela touch), é louvável e bem feita. Ainda assim, a interface do S.O pode confundir a maioria dos usuários, principalmente aqueles acostumados ao ambiente tradicional com área de trabalho e menu iniciar, apesar de ambos estarem lá, só que bem escondidos.

O desempenho do sistema em equipamentos que antes usavam o Windows 7, mostra que a Microsoft cumpriu o que prometeu. O sistema funciona com um ótimo desempenho, algo que é incomum em atualizações de sistema operacionais.

A grande dificuldade de quem está acostumado a usar a interface tradicional e quer usá-lo, é encontrar o menu iniciar, que pode ser chamado com a combinação das teclas Windows + X. Isso que não está explicitado em lugar algum e requer que o usuário descubra antes de entrar no sistema. Da mesma forma, é preciso usar essa tecla, para alternar entre o ambiente Desktop e sua nova interface.

Os valores cobrados pela Microsoft para cada uma das versões vai contra a atual tendência de redução de preços de sistemas operacionais. Vide o caso das distribuições Linux e do Mac OS X, que podem ser adquiridos gratuitamente ou por valores bem populares.

As questão das atualizações não é um problema para computadores e notebooks, mas em tablets e outros dispositivos menores com tela touch é algo que deve ser avaliado junto ao fabricante antes da aquisição dos mesmos.

O grande mérito dessa versão é a compatibilidade com aplicações anteriores: boa parte do que foi feito para o 7, Vista ou até XP, pode ser executado no 8, embora como em qualquer sistema, seja altamente recomendado usar programas feitos para ele. Diferente do que ocorreu na mudança do Win. 3 para o 95, muitos programas poderão continuar sendo usados sem problemas

Prós
  • A interface cobre tantos PCs e notebooks como dispositivos com tela touch
  • O desempenho do sistema é muito bom
  • Atualizações para PCs é bem fácil e acessível
  • Compatibilidade com aplicações feitas para as versões anteriores
Contras
  • A interface pode confundir a maioria de usuários antigos do sistema
  • É preciso conhecer várias teclas de atalho antes de usar o sistema
  • O preço é alto para a utilidade do software
  • Atualizações para dispositivos menores com tela touch devem ser bem avaliadas

Fotos

Correção para "PrintNightmare" poderia ser contornada, deixando vulneráveis computadores com Windows atualizado
Atualização corrige falha no Windows que vem sendo explorada por criminosos, segundo a Microsoft
De navegadores a sistemas operacionais, relembre apostas da gigante da tecnologia que não deram certo
Fim do botão iniciar, interface confusa, versão RT e febre dos tablets foram algumas das reclamações frequentes sobre o sistema
Apagar certos arquivos pode comprometer o funcionamento do sistema operacional
Procedimento pode ajudar usuários com pouca experiência no sistema operacional.
Passo a passo para descobrir qual é o sistema usado tem diferenças de acordo com a versão.
Explorador dos Windows 10 e Windows 8 trouxeram mudanças que desagradaram usuários.
Tem um Windows 7 Professional ou 8 Pro guardado em casa? Veja como usar a chave para atualizar.
Descubra como fazer para desativar permanentemente o teclado touch no Windows 8 e 10.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Microsoft

Lançamento

26/06/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

A tentativa da Microsoft de abraçar dois mundos (Desktops e dispositivos com tela touch), é louvável e bem feita. Ainda assim, a interface do S.O pode confundir a maioria dos usuários, principalmente aqueles acostumados ao ambiente tradicional com área de trabalho e menu iniciar, apesar de ambos estarem lá, só que bem escondidos.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais