Windows Movie Maker

Windows Movie Maker

9.3
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Com Movie Maker criar e editar vídeos é fácil e grátis

Raquel Freire
por Raquel Freire em 03/01/2018 16h16

O Windows Movie Maker é um editor de filmes gratuito para Windows. Com ele, o usuário pode criar, editar e compartilhar seus filmes diretamente do computador. Fazer filmes é muito simples, basta baixar o Movie Maker, arrastar e soltar os arquivos dentro do programa. 

Movie Maker foi descontinuado pela Microsoft em janeiro de 2017, junto com o kit Live Essentials 2012, e não está mais disponível para download — embora ainda funcione em sistemas mais antigos. No Windows 10, a empresa lançou o Windows Story Remix como editor de vídeos substituto.

Nossa opinião

Seguindo o atual padrão Windows, a interface do programa é a ribbon, o que confere muita famiiaridade e facilidade de uso. As ferramentas ficam localizadas em menus tradicionais, como “Início” e “Editar”, tornando o software perfeito para quem nunca mexeu com editor de filmes na vida.

O foco no público amador fica evidente em recursos como o “Importar de dispositivo”, que permite carregar vídeos direto do celular. A publicação dos filmes no Facebook, YouTube e Flickr, entre outros serviços, é outro motivador para que o usuário doméstico incremente seus vídeos com o Movie Maker.

O editor conta com diferentes versões, cuja compatibilidade varia conforme o sistema operacional. A mais recente delas, Movie Maker 2012 (disponível para Windows 7, 8 e 8.1), trouxe como principais novidades estabilização de imagens de smartphones e o compartilhamento via redes sociais. As mais antigas ainda em operação são a 2.1, destinada ao XP, e a 2.6, para Windows Vista.

As três versões contam com funções de trilha sonora, transições, legendas, créditos, filtros e animações. O usuário pode salvar projetos para editar posteriormente, sem perder o andamento do trabalho. Também é possível editar vídeos capturados da webcam direto do MovieMaker, e ainda mesclar vários vídeos e imagens aos filmes.

Uma das coisas que não dá para fazer é editar o áudio. Não há efeitos sonoros ou mesmo possibilidade de cortar a faixa, o que limita bastante a experiência com som. As animações também são um tanto simplórias demais, com efeitos de gosto duvidoso.

Em termos de desempenho, o programa roda sem erros e com fluidez. Se você quer uma ferramenta fácil de usar para fazer edições rápidas em vídeos, o Windows Movie Maker é uma excelente opção. Só não espere funções profissionais ou efeitos sofisticados, pois o foco aqui definitivamente não é este.

Prós
  • Fácil de usar
  • Sistema de estabilização de imagem (2012)
  • Captura de vídeo da webcam de forma nativa
Contras
  • Não edita áudio
  • Animações de gosto duvidoso

Fotos

Aprenda a mudar a duração da exibição de uma imagem ao criar um vídeo somente com fotos no famoso editor básico do Windows.
Veja como incrementar seus vídeos pelo editor do Windows com fade in e fade out. Recurso pode ser aplicado na cor branca e preta; confira
Aprenda a montar incríveis vídeos com as sequências de fotos tiradas com a popular câmera voltada para aventureiros.
Aprenda a melhorar a qualidade dos seus vídeos publicados no Facebook. Siga o nosso passo a passo e divulgue vídeos mais bonitos.
Empresa anuncia aplicativo "substituto" do Movie Maker, software de edição de vídeos que surgiu pela primeira vez no Windows XP.
Aprenda como montar vídeos com fotos capturadas em sequências e aumentar ou diminuir a velocidade da exibição de cada imagem.
Aumente a velocidade na execução dos vídeos importados para os seus projetos em efeito contrário ao slow motion.
Aprenda a desacelerar a velocidade de seus vídeos, criando efeitos slow motion nos seus projetos.
Além de servir para criar montagens e adicionar transições aos vídeos, o Windows Movie Maker também pode ser utilizado para redimensionar vídeos. Veja como neste tutorial do TechTudo.
Se você já precisou converter um vídeo produzido de forma amadora para DVD aposto que já teve alguns problemas. Com o programa de conversão certo, isso além de ser bem fácil, é rápido.

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

Seguindo o atual padrão Windows, a interface do programa é a ribbon, o que confere muita famiiaridade e facilidade de uso. As ferramentas ficam localizadas em menus tradicionais, como “Início” e “Editar”, tornando o software perfeito para quem nunca mexeu com editor de filmes na vida.

Opinião dos usuários

Fórum

Windows Movie Maker

Você ficou com alguma dúvida sobre Edição e criação ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Edição e criação