Windows XP

Windows XP

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Windows XP: o sistema que revolucionou o layout dos antecessores

Elson de Souza
por Elson de Souza em 03/06/2014 17h09

O Windows XP é um sistema operacional da Microsoft para computadores, desktop, notebooks, tablets e media centers. Lançado em 2001, o sistema foi muito bem recebido pelos usuários e continua sendo muito utilizado, mesmo após o encerramento do suporte em abril de 2014.

Sucesso após fracasso do antecessor

Após o fracasso e críticas ao Windows Me (Millennium Edition), lançado em 2000, o Windows XP foi o responsável por recuperar a confiança dos consumidores para a Microsoft. O sistema foi lançado no dia 25 de outubro de 2001 e chamou a atenção por trazer uma nova interface gráfica e eliminar os problemas de estabilidade encontrados na versão anterior.

Na parte visual, o Windows XP mostrou-se um sistema muito mais intuitivo e agradável do que as versões anteriores. As janelas cinzas, e barras quadradas foram substituídas por uma interface colorida, com padrão azul, e botões mais arredondados e visíveis. Além disso, ele foi o primeiro sistema a apresentar o novo botão iniciar, maior, com mais atalhos e possibilidades de fixar programas, que resistiu até o Windows 7.

Ainda no que diz respeito ao visual, o Windows XP trouxe novas camadas e efeitos para o desktop, e apresentou um papel de parede padrão que viria a se tornar icônico. Os usuários poderiam ainda travar a barra de tarefas e evitar que houvesse desconfigurações no espaço.

O XP foi apresentado ainda em diferentes edições, além de estar disponível em 32 e 64 bits. A versão Home Edition era voltada para o uso doméstico e trazia ferramentas mais simples para o usuário comum. Já a edição Professional tinha como público empresas e usuários com conhecimentos avançados. Houve ainda uma versão Media Center Edition, mas esta nunca foi colocada à venda e era entregue somente sob encomenda.

Funcionalidades

Não só a mudança da interface atraiu os usuários para o Windows XP, mas também as funcionalidades do sistema. A plataforma trouxe o suporte a dispositivos Plug and Play, eliminando processos burocráticos de instalação, e não exigia que o computador fosse desligado ao remover um dispositivo externo, como um pendrive.

O XP apresentou ainda a tecnologia ClearType, que facilitava a visualização de textos em tela LCD, novidades na época. Além disso, ele melhorou o consumo de energia para a utilização em dispositivos móveis como notebook e tablets, e incluiu a possibilidade de inicializar a máquina mais rapidamente e hibernar.

O Windows XP trouxe ainda o suporte às redes Wireless e DSL, melhorou a alternância entre contas de usuários, permitindo que o indivíduo acesse outra conta sem fechar seus programas abertos. Além disso, introduziu a funcionalidade de assistência remota, o que possibilitou que pessoas conectadas à Internet pudessem assumir o controle da máquina para realizar suporte técnico ou auxiliar uma tarefa.

Atualizações e fim do suporte

Ao todo, o Windows XP recebeu três grandes atualizações, batizadas de Service Packs. O primeiro foi lançado no dia 9 de setembro de 2002, adicionando o suporte ao formato USB 2.0 e a possibilidade de definir padrões de programas. O SP2 chegou em 6 de agosto de 2004 com foco na segurança do sistema. Já o SP3 foi distribuído em 6 de maio de 2008 com correções de segurança e melhoras no desempenho.

No dia 8 de abril de 2014, a Microsoft encerrou o suporte ao Windows XP SP3, não oferecendo mais atualizações ou correções de seguranças para o sistema. Apesar disso, alguns aplicativos como o Microsoft Security Essentials ainda continuarão funcionando até o dia 14 de julho de 2015, quando o sistema será encerrado de uma vez por todas.

Fotos

Veja como mudar o Menu Iniciar, a barra de tarefas e o papel de parede do Windows 10 para ficar com a cara do XP
O wallpaper clássico, o novo menu, os jogos e o MSN são alguns itens inesquecíveis do popular sistema operacional
Com a tarefa de substituir o XP, Windows Vista falhou e irritou muita gente
Aprenda a identificar modificações realizadas por outros programas para solucionar falhas no gerenciador de arquivos
Windows Explorer parou de funcionar? Veja como resolver
Sistema operacional, lançado em 2001, não oferece a segurança do Windows 10; saiba como se proteger se for continuar usando.
Pacote de correção visa proteger de possíveis ataques a PCs que não atualizaram para versões recentes do sistema.
Decisão é similar a já tomada pelo Google para o Chrome e pela própria Microsoft para o Edge.
Microsoft lembra aniversário do papel de parede mais famoso na tela dos computadores.
O Windows XP suporta até o Internet Explorer 8.
Sistemas operacionais antigos da Microsoft e da Apple não são mais suportados pelo Google.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Microsoft

Opinião dos usuários

Fórum

Windows XP

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais