Publicidade

Windows XP

Baixar
  • Downloads

    -

  • Tamanho do download

    -

  • Licença

    -

  • Idioma

    -

  • Desenvolvedor

    Microsoft

  • Lançamento

    -

  • Versão

    -

  • Requisitos mínimos

    -

Fórum

Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Windows XP: o sistema que revolucionou o layout dos antecessores

O Windows XP é um sistema operacional da Microsoft para computadores, desktop, notebooks, tablets e media centers. Lançado em 2001, o sistema foi muito bem recebido pelos usuários e continua sendo muito utilizado, mesmo após o encerramento do suporte em abril de 2014.

Sucesso após fracasso do antecessor

Após o fracasso e críticas ao Windows Me (Millennium Edition), lançado em 2000, o Windows XP foi o responsável por recuperar a confiança dos consumidores para a Microsoft. O sistema foi lançado no dia 25 de outubro de 2001 e chamou a atenção por trazer uma nova interface gráfica e eliminar os problemas de estabilidade encontrados na versão anterior.

Na parte visual, o Windows XP mostrou-se um sistema muito mais intuitivo e agradável do que as versões anteriores. As janelas cinzas, e barras quadradas foram substituídas por uma interface colorida, com padrão azul, e botões mais arredondados e visíveis. Além disso, ele foi o primeiro sistema a apresentar o novo botão iniciar, maior, com mais atalhos e possibilidades de fixar programas, que resistiu até o Windows 7.

Ainda no que diz respeito ao visual, o Windows XP trouxe novas camadas e efeitos para o desktop, e apresentou um papel de parede padrão que viria a se tornar icônico. Os usuários poderiam ainda travar a barra de tarefas e evitar que houvesse desconfigurações no espaço.

O XP foi apresentado ainda em diferentes edições, além de estar disponível em 32 e 64 bits. A versão Home Edition era voltada para o uso doméstico e trazia ferramentas mais simples para o usuário comum. Já a edição Professional tinha como público empresas e usuários com conhecimentos avançados. Houve ainda uma versão Media Center Edition, mas esta nunca foi colocada à venda e era entregue somente sob encomenda.

Funcionalidades

Não só a mudança da interface atraiu os usuários para o Windows XP, mas também as funcionalidades do sistema. A plataforma trouxe o suporte a dispositivos Plug and Play, eliminando processos burocráticos de instalação, e não exigia que o computador fosse desligado ao remover um dispositivo externo, como um pendrive.

O XP apresentou ainda a tecnologia ClearType, que facilitava a visualização de textos em tela LCD, novidades na época. Além disso, ele melhorou o consumo de energia para a utilização em dispositivos móveis como notebook e tablets, e incluiu a possibilidade de inicializar a máquina mais rapidamente e hibernar.

O Windows XP trouxe ainda o suporte às redes Wireless e DSL, melhorou a alternância entre contas de usuários, permitindo que o indivíduo acesse outra conta sem fechar seus programas abertos. Além disso, introduziu a funcionalidade de assistência remota, o que possibilitou que pessoas conectadas à Internet pudessem assumir o controle da máquina para realizar suporte técnico ou auxiliar uma tarefa.

Atualizações e fim do suporte

Ao todo, o Windows XP recebeu três grandes atualizações, batizadas de Service Packs. O primeiro foi lançado no dia 9 de setembro de 2002, adicionando o suporte ao formato USB 2.0 e a possibilidade de definir padrões de programas. O SP2 chegou em 6 de agosto de 2004 com foco na segurança do sistema. Já o SP3 foi distribuído em 6 de maio de 2008 com correções de segurança e melhoras no desempenho.

No dia 8 de abril de 2014, a Microsoft encerrou o suporte ao Windows XP SP3, não oferecendo mais atualizações ou correções de seguranças para o sistema. Apesar disso, alguns aplicativos como o Microsoft Security Essentials ainda continuarão funcionando até o dia 14 de julho de 2015, quando o sistema será encerrado de uma vez por todas.

4 fotos
Sistema operacional sem suporte e atualizações continua crescendo no mercado, ao contrário do Windows 8.
Software de segurança do Windows pode receber updates por meio de pacotes baixados manualmente e instalados via USB.
Pacote de transformação aplica tema com mesmos ícones e cores da nova versão do sistema operacional da Apple. Instalação é simples e compatível com Windows XP a 8.1.
Suporte havia acabado em abril, mas um hack promete manter os updates ativos, dando uma sobrevida ao sistema. Veja do que se trata e como fazer.
Falha permite que hackers tomem total controle sobre o computador, podendo modificar arquivos e instalar programas não autorizados. Update corretivo chegará apenas para Windows 7 e acima.
O suporte ao Windows XP terminará em dia 8 de abril. Veja o que você precisa saber antes desta data.
Em entrevista ao TechTudo, o gerente de produto do Windows para a Microsoft Brasil, Fábio Gaspar, respondeu perguntas sobre o processo de encerramento ao suporte do sistema operacioal de 13 anos.
Veja uma lista com boas opções de computadores com o mais recente sistema operacional da Microsoft e diga adeus ao Windows XP.
Confira qual notebook, desktop e até câmera eram os mais populares há 13 anos, quando o Windows XP foi lançado. Prestes a ser descontinuado pela Microsoft, o sistema foi pensado para uma sociedade com necessidades muito diferentes das atuais.
Em lista hilária, Microsoft mostra que pessoas que não abandonarem o Windows XP podem acabar sofrendo com problemas pessoais; entenda.

Em breve!

Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.