Publicidade
Veja como mudar a posição da barra de tarefas no Windows 10 (Foto: Raissa Delphim/TechTudo) (Foto: Veja como mudar a posição da barra de tarefas no Windows 10 (Foto: Raissa Delphim/TechTudo))

Windows

Baixar
  • Downloads

    -

  • Tamanho do download

    -

  • Licença

    -

  • Idioma

    -

  • Desenvolvedor

    Microsoft

  • Lançamento

    -

  • Versão

    -

  • Requisitos mínimos

    -

Fórum

Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Windows: o sistema operacional mais utilizado no mundo

O Windows é hoje um conglomerado de versões de sistemas operacionais já lançados pela Microsoft, responsáveis por gerir e executar processos em computadores pessoais e empresariais de todo o mundo.

Com o início do desenvolvimento em 1981 pela Microsoft, capitaneada pelos jovens Bill Gates e Paul Allen, esse sistema operacional foi apresentado na versão primária com uma interface gráfica bidimensional para o MS-DOS; sendo responsável, junto com o Mac, por intermediar e facilitar a utilização de computadores pessoais por usuários não especializados no segmento de computação, que obtiveram inúmeras vantagens com esse novo modo de utilizar um PC.

Enquanto entregava funcionalidades úteis a eles, o Windows oferecia também recursos para entretenimento, como jogos e players de mídia, que foram ganhando espaço a cada ano, e novas tecnologias, tornando-se cada vez mais uma central de trabalho vinculada a outra, com perfil de entretenimento.

Criado em linguagem C, e porções em C++ e Assembly, usuários mais antigos do Windows se lembrarão da época em que esse sistema operacional era comercializado em disquetes, havendo um longo processo e sequenciamento deles para instalar o SO completamente em uma máquina. Com as atualizações do Windows, formas facilitadoras, foram surgindo - como a utilização de um único disco “bootavel” para inicialização, formatação e instalação - programas que dispensavam a instalação de drivers a partir de disquetes ou CDs, buscando-os online, e hoje em dia, interface de uso que dialoga com telas touchscreen, a exemplo dos Windows 8 e 8.1.

Com versões que contavam com boa aceitação pelo mercado, como o Windows XP, e outras que não foram tão bem recebidas, a exemplo do Vista, o Windows tornou-se rapidamente o núcleo de computação de muitos usuários, que vão desde pessoas interessadas somente em checar e-mails e informações online, até programadores, cientista, escritores e outros. Aliado a isso, a Microsoft ainda implementou uma série de novos produtos, como a suíte de escritório Microsoft Office, fortalecendo-se ainda mais no segmento de tecnologia.

Mesmo havendo muitos outros sistemas operacionais no mercado, como o Mac OS X e as diversas distribuições para Linux, o Windows ainda é o sistema mais utilizado no mundo, tanto por usuários caseiros quanto empresas e servidores.

Lista completa com atalhos do Windows 11 ajuda a economizar tempo no uso do sistema operacional; confira
Modelos da linhas Kraken ou BlackShark oferecem microfone flexível, espuma com isolamento sonoro e até iluminação RGB; veja especificações e preços
Versão traz semelhanças com o Windows 10X, cancelado em maio de 2021; veja as supostas imagens do Windows 11
Jogadores do console da Microsoft podem comprar joysticks por preços que variam entre R$ 179 e R$ 1.998; veja modelos que contam com diferentes características, como peso
Emulador roda o Battle Royale da Garena até em PCs "fracos"; é necessário ter Windows XP, 7, 8 ou 10
Confira as diferenças entre o notebook com Chrome OS e outro com Windows
Confira os requisitos mínimos para rodar o jogo online da Garena em seu smartphone e computador
Menu Iniciar, multitarefas, Explorador de Arquivos são exemplos de inovações do Windows 95 que permancem em uso hoje
Lista traz ferramentas avançadas para editar vídeos no Windows, macOS e Linux de forma gratuita
Do Finder às Prerências do Sistema, há vários recursos do Mac que parecem ter sido fruto de inspiração no sistema rival

Em breve!

Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.