WPS Office

WPS Office

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Acesse seus documentos em qualquer lugar com o WPS Office

Raquel Freire
por Raquel Freire em 23/09/2014 09h04

WPS Office é um pacote de escritório gratuito disponível para Windows, Linux, Android e iOS. Ele reúne editor de texto (Writer), de planilhas (Spreadsheets) e de apresentações (Presentation), que suportam os mesmos formatos dos programas do Microsof Office. Suas aplicações conseguem abrir e editar arquivos DOC, TXT, PPT, XLS e PDF. Baixe o WPS Office e acesse seus documentos de qualquer lugar!

O programa tem instalação rápida e fácil. Na versão desktop, não se espante com o nome “Kingsoft Office” que aparece na janela. O WPS Office incorporou o Kingsoft Office, que deixou de existir. Funcionamento, recursos e visual seguem a linha do já existente WPS, caracterizado principalmente pela aparência quase idêntica a do pacote Office da Microsoft.

Assim como já acontecia anteriormente, o programa para Windows e Linux conta com três opções de estilo de interface: o preto elegante e azul com branco são do tipo Ribbon, enquanto o clássico se baseia em menus.

Funcionalidades em destaque

Para desktop, chama atenção a tela inicial dos programas, que reúne uma série de pacotes de templates para download, bem como links de dicas e tutoriais para aproveitar melhor a suíte. Há modelos prontos de gráficos, documentos, planos de fundo e muito mais. O temas são igualmente variados: educação, negócios, saúde, comida, datas comemorativas, etc. Ou seja, o usuário conta com um extenso banco de imagens e arquivos gratuito e fácil de usar.

Outra característica marcante é a capacidade de abrir vários documentos em abas, tal como fazemos nos navegadores web. O pacote permite ainda inserir imagens no cabeçalho de documentos do Writer, desenhar linhas usando teclado e gerenciar janelas de pastas de trabalho no editor de planilhas. Na versão mobile, é possível favoritar documentos, visualizar o histórico de edição de um determinado arquivo e compartilhar seus projetos com amigos.

Correção de erros

O novo WPS Office solucionou um problema bastante incômodo da versão anterior: o programa agora vem direto em inglês, e não mais em mandarim. Para usuários brasileiros, obviamente seria desejável suporte ao português, só presente nos apps para Android e iOS. No entanto, a língua inglesa já é suficiente para quase todo mundo dominar o programa, principalmente porque sua interface e disposição de ícones e menus é a mesma que do consagrado Microsoft Office.

Nossa opinião

A semelhança com a suíte de escritório da Microsoft é o grande atrativo do WPS Office. Essa característica o torna perfeito para quem gosta e está acostumado com a interface do Word, Excel e Power Point, mas quer uma alternativa gratuita. A disponibilidade para Linux também ajuda quem está mudando de sistema operacional e não quer abandonar todos os aplicativos do Windows.

Por falar nos usuários do sistema de código aberto, praticamente todas as versões foram contempladas com o pacote. Ubuntu, Fedora, CentOS, OpenSUSE, Mint e Knoppix são alguns dos que contam com WPS Office, significando abrangência por toda a comunidade Linux. É interessante ainda que a instalação da suíte em computadores de mesa seja livre de programas adicionais, prática tão comum em softwares gratuitos.

Quanto às funções, não existe exatamente uma matadora que o diferencie de outros editores de texto, planilha ou apresentação. Há recursos e abordagens interessantes, como o fato de ele praticamente incorporar um banco de imagens e templates gratuito, mas não é como se esses recursos fossem de difícil acesso na internet. Em contrapartida, nada lhe falta; os aplicativos executam tudo o que se espera deles.

Como pontos extras, vale ressaltar que a nova versão eliminou problemas como o da não-identificação do inglês imediatamente e a capacidade de rodar sem precisar reiniciar o computador. Além disso, as aplicações agora conseguem importar dados do Google Analytics e compartilhar conteúdos via Facebook, o que é sempre útil. Não por acaso, este pacote gratuito é muito bem cotado e merece recomendação.

Prós
  • Interface semelhante ao do pacote Microsoft Office
  • Gratuito
  • Compatibilidade com vários sistemas
  • Instalação fácil e livre de programas extras
Contras
  • Não tem nenhuma função matadora
  • Só em inglês para desktops

Fotos

Lista inclui 13 aplicativos e 11 jogos. Google premia desempenho e experiência de usuário.
WPS Office e LibreOffice são suítes de aplicativos de produtividade e escritório gratuitas.
Lista com dez aplicativos gratuitos que funcionam com fluidez no Galaxy Ace. Smartphone da Samsung roda Android 2.3.
Confira a lista dos programas selecionados pelo TechTudo nesta semana para o sistema do Google
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Zhuhai

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

A semelhança com a suíte de escritório da Microsoft é o grande atrativo do WPS Office. Essa característica o torna perfeito para quem gosta e está acostumado com a interface do Word, Excel e Power Point, mas quer uma alternativa gratuita. A disponibilidade para Linux também ajuda quem está mudando de sistema operacional e não quer abandonar todos os aplicativos do Windows.

Opinião dos usuários

Fórum

WPS Office

Você ficou com alguma dúvida sobre Ferramentas de sistema ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Ferramentas de sistema