XCOM: Enemy Unknown

XCOM: Enemy Unknown

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

XCOM: Enemy Unknown, um premiado game muito intenso e multiplataforma

Dário Coutinho
por Dário Coutinho em 05/05/2014 09h52

XCOM: Enemy Unknown é um jogo de estratégia para Android, iOS, Windows e Mac OS, onde o jogador terá que controlar uma invasão alienígena. Originalmente lançado para videogames com Xbox 360 e Playstation 3, XCOM: Enemy Unknown para iOS traz mesma experiência e jogabilidade das versões para videogames, porém com algumas modificações na parte gráfica.

Você irá controlar os soldados de uma força especial secreta XCOM, criada especialmente para lidar com a invasão extraterrestre. Em uma jogabilidade em turnos, jogadores irão se surpreender com os comandos e a densidade do jogo. Totalmente em 3D, XCOM permite mover a câmera livremente para escolher a melhor estratégia para você e sua equipe.

Trazendo a mesma experiência das versões para videogames, XCOM: Enemy Unknown para iOS é um dos jogos mais hardcore para os smartphones e tablets da Apple. São muitas missões para cumprir em uma excelente campanha com diálogos entre os personagens, muita ação e mistério para desvendar o que há por trás da invasão.

XCOM: Enemy Unknown é um jogo que exige muita do seu iDevice.Por isso, ele é compatível apenas com aparelhos como iPad 2 ou superior, iPad mini, iPhone 4S ou iPhone 5 e iPod Touch de quinta geração.

Nossa opinião

XCOM: Enemy Unknown é um jogo de estratégia em turnos no qual o jogador deve combater uma invasão alienígena. Lançado para consoles e PCs em 2012, o game chega agora para iPhone, iPod Touch e iPad. XCOM vem para honrar quase 20 anos desde o cultuado “UFO Defense”. Com uma jogabilidade perfeitamente adaptada às telas de toque, o game com ênfase em estratégia de alto nível chega ao iOS para contrastar com jogos simples de “Tower Defense”.

Enemy Unknown chegou na App Store já causando polêmica devido a seu preço alto, algo pouco visto em jogos desenvolvidos no ocidente, onde os jogos custam em média US$ 4,99. Custando US$ 19,99, XCOM também chama a atenção pelos altos requisitos, pois mesmo aparelhos como iPad 2 e iPhone 4S têm dificuldade para rodar o game. Até a página de download do jogo na App Store indica que a melhor experiência do jogo só será percebida no iPad de quarta geração ou iPhone 5.

XCOM: Enemy Unknown começa em clima de pânico, um grupo de alienígenas invadiram o planeta Terra e imediatamente começam a atacar as pessoas com todo tipo de armas biológicas. O ataque é realizado em várias cidades do mundo de forma “cirúrgica”, iniciando assim, uma guerra civil contra os inimigos. Financiada por um grupo de países, a XCOM é uma agência criada especialmente para lidar com essa invasão.

Porém, a guerra evolui e toma proporções globais. Com isso, vários países decidem cortar o financiamento da XCOM e cabe ao jogador gerenciar recursos e unidades limitadas para evitar o pior: o desligamento do programa XCOM e a consequente rendição da humanidade frente aos alienígenas.

O clima de tensão e urgência em resolver os problemas é algo que permeia toda experiência de XCOM. O game vai em um rumo totalmente diferente dos jogos atuais, com munição infinita e modos cada vez mais fáceis. Em XCOM, conforme você avança no jogo, as coisas ficam mais difíceis em vários aspectos. Não apenas os inimigos ficam mais fortes, mas seus recursos ficam mais limitados.

XCOM é um dos maiores jogos do iOS em termos de espaço de armazenamento, com 1.86GB para download. Com requisitos altos, pedindo aparelhos top de linha para rodar, o que se espera são gráficos surpreendentes. E XCOM: Enemy Unknown entrega isso muito bem.

Em relação a versão para PC, a diferença de qualidade no visual fica ainda mais evidente. No computador é possível realizar vários ajustes gráficos que não são possíveis no iPhone ou iPad. Nunca é demais lembrar que quando uma conversão de um game assim é concebida, uma das primeiras coisas que os desenvolvedores fazem é desligar os efeitos de iluminação em tempo real.

A transição dos comandos de XCOM para uma interface totalmente touchscreen acontece de forma natural, de modo que, se o jogador não conhece a versão para PC e consoles, pensará até que XCOM foi desenvolvido especialmente para smartphones e tablets. A primeira missão do jogo, que serve como tutorial, mostra boa parte dos comandos para movimentar, correr, atirar e jogar bombas.

A visão do jogo é isométrica, como em antigos jogos de estratégia. Sendo um diferencial em relação às outras versões, nos aparelhos móveis é possível rotacionar o cenário de forma única. Utilizando um comando comum aos mapas 3D, como o aplicativo de mapas do iOS 6, o método de girar o cenário em XCOM ficou perfeitamente fluído e é possível parar em qualquer posição.

XCOM: Enemy Unknown tem vários níveis de dificuldade. Mas para quem está acostumado a jogos mobile, é recomendável começar no Easy, pois o modo Normal pode representar um desafio muito maior do que o esperado, inclusive para fãs de jogos de estratégia. O modo Classic possui um nível de dificuldade alto, indicado apenas para os fãs da franquia. Enquanto o modo “Impossible” é o desafio supremo para os jogadores testarem suas habilidades e, como diz o próprio jogo, sofrerem!

Outro ponto forte do jogo é que narrativa do jogo acompanha a jogabilidade de maneira única, se você levar em conta que estamos falando de um jogo para tablets e smartphones. Neste mercado, é comum a história em segundo plano, de modo até ficar irrelevante. Mas em XCOM, você irá acompanhar a narrativa heróica com diálogos perfeitamente encaixados e todos dublados.

Cada soldado no game é único e possui uma história. Com o avanço no jogo, é possível equipar melhor cada soldado, mas como os recursos são limitados, você terá que dar preferências a certos soldados, sem ter certeza de que será a melhor escolha.

XCOM: Enemy Unknown traz desafios grandiosos para os gamers de iOS. Se por um lado o jogo pode afastar jogadores devido ao seu preço alto, ele vale cada centavo para os verdadeiros fãs do gênero de estratégia. Os comandos do jogo ficaram muito bem em telas touch, sendo especialmente recomendado para o iPad.

Prós
  • Qualidade Premium
  • Mesmo jogo do Xbox 360 e Playstation 3
Contras
  • Queda na taxa de quadros em vários momentos
  • Preço elevado

Fotos

Atualização revela a chegada da PS Plus no Brasil.
Ofertas para usuários do Xbox 360, PS3 e Steam, sempre com jogos mais em conta.
Saiba como comandar suas tropas e interagir com todos as interfaces do reboot de um dos mais famosos jogos de ficção científica
PSN, Xbox Live, PSN Plus e Xbox Live Gold. Descrevemos os principais benefícios das redes da Sony e da Microsoft. Compare.
Confira os títulos que se destacaram em diversas categorias, como exclusivos, melhor aventura, melhor FPS, etc.
Trailers se destacam por anúncios de novos jogos e versões adaptadas
O game de estratégia XCOM Enemy Unknown vai ganhar versão para iPhone e iPad ainda este ano.
De julho a dezembro, saiba quais foram o jogos lançados para PC no ano passado.
O ano de 2012 foi recheado de grande lançamentos para os PCs. Com a popularidade dos serviços Origin e Steam, muitos foram os gamers que turbinaram suas máquinas para aproveitar os lançamentos e promoções periódias. Confira uma lista com os melhores lançamentos para PC em 2012.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Firaxis Games

Lançamento

26/09/2012

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

XCOM: Enemy Unknown é um jogo de estratégia em turnos no qual o jogador deve combater uma invasão alienígena. Lançado para consoles e PCs em 2012, o game chega agora para iPhone, iPod Touch e iPad. XCOM vem para honrar quase 20 anos desde o cultuado “UFO Defense”. Com uma jogabilidade perfeitamente adaptada às telas de toque, o game com ênfase em estratégia de alto nível chega ao iOS para contrastar com jogos simples de “Tower Defense”.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de estratégia ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de estratégia