XMPlay

XMPlay

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Baixe XMPlay e tenha um player sem a necessidade de instalação

Dário Coutinho
por Dário Coutinho em 27/08/2013 10h31

XMPlay é um player de música para computadores com Windows que prima pela leveza na sua execução. Utilizando recursos mínimos do computador, o XMPlay executa arquivos de áudio conhecidos como MP3, WMA , WAV, OGG e muitos outros. Dispensando inclusive a instalação, o XMPlay já possui todos os recursos para reproduz as músicas. O player tem apenas 300KB para download que após ser baixado pode ser colocado em qualquer lugar do computador, incluindo um pendrive USB.

Interface diferenciada

A interface do XMPlay pode parecer confusa à primeira vista, mas seu tom minimalista combina perfeitamente com a proposta do programa. Por padrão o XMPlay já vem com o skin que deixa suas janelas reduzidas. São três janelas principais. Uma com um equalizador, outra com a lista das músicas e a principal, que guarda as informações da música que está tocando no momento, e os principais controles e opções. Através da janela principal, podem-se ocultar as outras, clicando na borda e arrastando na direção da janela principal.

O equalizador, presente na janela a esquerda, permite ajustar manualmente a frequência de graves e agudos. Caso não deseje ajustar tudo manualmente, o usuário poderá escolher uma das configurações pré-determinadas. Para isso, basta clicar com o botão direito sobre o equalizador e escolher uma das opções.

Já a janela da direita, que mostra lista de músicas adicionadas, é especialmente indicada para navegar e gerenciar uma “playlist”. Adicione músicas facilmente através do botão com um símbolo de “+” ou salve suas listas favoritas, através do botão com um disquete desenhado. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer música, várias opções apresentam-se, permitindo excluir a música da lista, visualizar informações da mesma e muito mais.

A janela principal do XMPlay é a mais autoexplicativa. A maior parte da janela exibe informações como tempo de execução, formato do arquivo, taxa de frequência e outras informações sobre a música que está sendo executada. Na parte inferior ficam os botões do play, avanço, retrocesso, pausa e um botão para acessar apenas uma música a partir do disco rígido. Nesta janela, alguns botões vazados podem passar despercebidos.

É o caso do botão “i” que dá acesso a mais uma janela. Essa janela permite visualizar várias informações da música. Ainda nesta nova janela, é possível ver abas com “Playlist” e até uma biblioteca de áudio que fica oculta e pode ser visualizada apenas dessa forma.

Outro botão que passa despercebido e é bastante útil, é o botão com uma “chave inglesa”. Localizado ao lado do botão minimizar, este botão permite acessar o menu de configurações do XMPlay. Na opção de configuração, você pode controlar vários aspectos do programa. Entre as opções mais interessante de configuração está a que permite modificar a aparência do XMPlay, a partir de novos skins. Também nas configurações, você pode controlar aspectos de fade-in/fade-out entre as músicas, dando a impressão de que não há pausas entre as músicas.

Nossa opinião

Antigamente, players como Winamp primavam por serem leves e poderosos. Mas com o avanço de players como o iTunes, a “leveza” foi deixada um pouco de lado e muitos players da atualidade são pesados até mesmo para computadores com médio poder de processamento.

O XMPlay é uma das melhores opções para quem deseja um player de música bastante “leve”. Para se ter uma ideia da leveza do XMPlay, o programa aberto consome cerca de 5MB de memória RAM, contra mais de 60MB  do Winamp e 177MB do iTunes.

A interface do XMPlay não é o que podemos chamar de intuitiva. Mas depois de alguns minutos de uso, já é possível aprender sobre sua interface e acessar sem problemas a maioria de suas configurações.

Alterar a interface através de novas skin é fácil e pode ser feito diretamente no site do desenvolvedor, que conta com centenas de novas skins. Algumas skins deixam o XMPlay com a aparência do Winamp ou Quicktime. É válido lembrar que mudando a interface, mudam também o posicionamento das janelas do aplicativo.

O fato de não precisar de instalação é uma alternativa para manter o registro do Windows leve, porém isso limita algumas opções do player, como por exemplo, reconhecer teclados multimídia, aqueles com botões para acessar opções de áudio; e associação rápida do player aos formatos existentes no computador.

XMPlay é o clássico exemplo onde “menos é mais”. Sem opções com interfaces pesadas, este programa se destaca por dar ao usuário uma opção poderosa e eficaz para reproduzir músicas com qualidade.

Seu menu de configurações permite acessar opções que sequer existem em players de música como o iTunes. Ideal para usuários avançados por suas configurações internas, o programa também é indicado para usuários sem muito conhecimento, oferecendo o básico para reproduzir os formatos de áudio mais difundidos na Internet.

Prós
  • Leve
  • Não necessita de instalação
Contras
  • Interface complicada para iniciantes
  • Não reconhece formatos de áudio a partir do Explorer

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Un4seen Developments

Lançamento

04/02/2010

Versão

3

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

Antigamente, players como Winamp primavam por serem leves e poderosos. Mas com o avanço de players como o iTunes, a “leveza” foi deixada um pouco de lado e muitos players da atualidade são pesados até mesmo para computadores com médio poder de processamento.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Players ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Players