YoDa

YoDa

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conheça Felipe "YoDa" Noronha, atleta e streamer brasileiro de LoL

Julio César Puiati
por Julio César Puiati em 11/03/2019 18h21

Felipe Piller "YoDa" Noronha (Santana, 16 de setembro de 1995) é empresário, atleta da RED Canids e streamer brasileiro de League of Legends (LoL) na Twitch TV. Atualmente joga na rota do meio e é dono da marca ''SehLoiro'', além de ter conquistado o título de campeão do CBLoL em 2017. O jogador já acumulou passagens por vários clubes profissionais tais como IMP e-Sports, CNB e-Sports Club, IDM Gaming e Submarino Stars.

História

Filho de pais militares, YoDa tinha o sonho de ser aviador quando criança. O jogador também desenvolvia uma carreira de nadador antes de se apaixonar pelo mundo dos games. Disputou campeonatos esportivos, prestou concursos públicos para o exército, mas se viu interessado em arriscar a vida de streamer e pro player algum tempo depois. Sempre carismático nas plataformas de transmissão online, o jovem paulista se destacou na Internet, criou bordões famosos que viralizaram na comunidade gamer e rapidamente se tornou um sucesso de audiência.

Carreira

YoDa iniciou a carreira competitiva em 2014 pela extinta organização LegendsBR, quando competia pelos antigos torneios Go4LoL. Pouco tempo depois ajudou a equipe a disputar o segundo split do CBLoL 2014, na época conhecido como ''Final Regional''. Junto com Roberto "Anjinho" Buzzoleti, Joseph ''Tecnosh'' Touma e outros atletas, acabaram eliminados ainda na primeira fase. No mesmo ano, o streamer ajudou a fundar a IMP e-Sports, mas o projeto não foi adiante.

No primeiro semestre de 2015, o paulista foi contratado pela CNB – sua primeira experiência em um grande time do ramo. YoDa defendeu os Blumers durante quase um ano, conquistando duas semifinais de campeonato e uma legião de fãs ao redor do Brasil. Em 2016, por conta de uma queda de rendimento, foi movido para o banco de reservas e anunciou sua saída da equipe. Transferiu-se para a IDM Gaming (atual Uppercut Esports) na metade da temporada, com o objetivo de ajudar a comunidade do Facebook a se profissionalizar.

Chegou à RED Canids ainda em 2016. Logo no primeiro split como titular ficou na penúltima colocação da tabela, sendo obrigado a disputar o Relegation. A organização derrotou a Big Gods e conseguiu se manter na elite. Em 2017, o atleta se viu mais uma vez no banco com a chegada do recém contratado Gabriel ''tockers'' Claumann. YoDa não participou da temporada regular, mas ganhou a chance de substituir o mid laner principal nos playoffs. Naquela oportunidade, a Matilha sagrou-se campeã do CBLoL e ganhou vaga para o Mid-Season Invitational 2017.

YoDa rescindiu o contrato com a RED Canids após o primeiro – e único – título da carreira. Se dedicou à vida de streamer, inaugurou uma série de projetos pessoais e se transformou em um empresário de respeito. Voltou a competir rapidamente pela Submarino Stars no começo de 2018, time composto por personalidades brasileiras, como Flávio "Jukes" Fernandes e Gabriel "Pimpimenta" Pimenta. Em 2019, após um hiato de seis meses, anunciou o seu retorno a Summoner's Rift.

Empreendedorismo

Felipe Noronha desenvolveu o seu lado empreendedor enquanto competia profissionalmente. Criou a marca ''SehLoiro'' em abril de 2015, originalmente uma grife de roupas e produtos licenciados. Com o tempo, a empresa expandiu negócios para outros ramos: assessoria de contratos e patrocínios, produção de eventos e criação de conteúdo audiovisual.

O zelo pela figura pública rendeu-lhe o título de maior streamer brasileiro de League of Legends na Twitch. Atualmente, YoDa conta com 1,3 milhões de seguidores na plataforma e 1,04 milhões de inscritos no YouTube. Firmou parcerias com personalidades da música brasileira, como Alok e Pedro Qualy, membro do grupo Haikaiss, e foi idealizador do aclamado programa ''YoTalkShow''.

Títulos

CBLoL 2017 (1º split).

Times

LegendsBR (2014)
IMP e-Sports (2014–2015)
CNB e-Sports Club (2015–2016)
IDM Gaming (2016)
Submarino Stars (2017–2018)
RED Canids (2016–presente)

Fotos

brTT, FalleN e Cherrygumms são exemplos de personalidades que não se restringiram à carreira de jogador profissional
Katarina do YoDa, Draven do brTT: conheça personagens do LoL que ficaram conhecidos nos esports nas mãos de jogadores profissionais
YoDa, v$m e mais: jogadores já foram suspensos de campeonatos de esports
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Riot Games

Opinião dos usuários

Fórum

YoDa

Você ficou com alguma dúvida sobre Atletas ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Atletas