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O design do YouTube Music tem as mesmas características do Spotify, como fundo preto, movimento de deslizar para o lado, igual organização dos álbuns, idênticos formatos de imagem e até mesmo as fotos arredondadas dos artistas. De fato, quem usou um se sentirá familiarizado com o outro, pois ambos têm identidades visuais similares.
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O YouTube Music é o serviço de streaming de música do YouTube que chegou ao Brasil para concorrer com o Deezer e o Spotify. Como diferencial, o app oferece o catálogo de clipes e músicas que são encontradas apenas no canal de vídeos do Google. Além dos álbuns oficiais dos artistas, a plataformas entrega também covers e versões remix.
Tanto na interface web, quanto no mobile, o usuário poderá ouvir e criar as suas próprias playlists, receber recomendações de música baseadas no gosto pessoal e ouvir a lista de canções que são tendências no momento.
Uma das funções prometidas pelo YouTube Music é a busca contextualizada, pois caso o usuário não saiba o nome da música, poderá encontrar através da letra ou descrição.
Muitos dos recursos oferecidos pelo serviço estão disponíveis somente para o perfil Premium, como remoção de propaganda, reprodução contínua em segundo plano, mesmo com a tela bloqueada, e download para ouvir offline. A assinatura mensal custa R$ 16,90.
O Google oferece também um plano com o nome de YouTube Premium que custa R$ 20,90 e, além de estender essas vantagens para a plataforma de vídeo, também dá acesso ao YouTube Originals, o catálogo de séries originais da rede.
O design do YouTube Music tem as mesmas características do Spotify, como fundo preto, movimento de deslizar para o lado, igual organização dos álbuns, idênticos formatos de imagem e até mesmo as fotos arredondadas dos artistas. De fato, quem usou um se sentirá familiarizado com o outro, pois ambos têm identidades visuais similares.
Quem usa o YouTube para ouvir música há muito tempo, poderá ter uma experiência ainda mais acolhedora com o YouTube Music. A grande aposta do Google é fazer com que as pessoas não percam seus hábitos de consumo musical ao migrar para o novo aplicativo. Assim, a área de playlists e artistas já estão preenchidos com os clipes que o usuário deu like na plataforma de vídeo anteriormente.
O aplicativo móvel foi testado em um smartphone Moto Z3 Play com versão 8.1.0 do Android instalado. Durante a nossa análise, o app rodou sempre com rapidez e respondia à todos os comandos com agilidade.
A interface de abertura da versão web do YouTube Music, que roda em qualquer navegador atual, é igual ao padrão mobile, porém, organizada para aproveitar melhor as telas maiores e em formato horizontal. Quando um vídeo está sendo reproduzido, o visual muda para um tipo de YouTube simplificado, com foco na playlist que está em reprodução.
Em ambos os casos, a propaganda não é algo tão intrusiva a ponto de incomodar. Os anúncios surgem de forma orgânica no começo de alguns vídeos, assim como quem usa o YouTube já está acostumado.
Totalmente em português, com usabilidade simples e suave, a plataforma só peca ao obrigar o usuário a assinar uma conta premium para ouvir as músicas em segundo plano, pois isso obriga a estar sempre com o app aberto em primeiro plano no celular, se tornando um gasto desnecessário de bateria.
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