ziGueira

ziGueira

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conheça ziGueira, streamer e jogador brasileiro campeão mundial de Rainbow Six Siege

Clercio Rodrigues
por Clercio Rodrigues em 06/08/2018 19h24

Leo “ziG” Duarte Borges Pinto, mais conhecido como ziGueira, é youtuber, streamer e jogador de Tom Clancy's Rainbow Six Siege. Atualmente, ele defende as cores do Team Liquid e se prepara para o mundial R6 Paris Major, após ter alcançado o topo do pódio na sétima temporada da Pro League. Nascido em Petrópolis, Rio de Janeiro, no dia 20 de setembro de 1988, o atleta foi considerado o melhor de 2017 pelo Premio eSports Brasil, acumula mais de 1 milhão de inscritos em seu canal no YouTube e já fez parte dos elencos da Pain, Black Dragons, BRK e MOPA. Além disso, mesmo competindo apenas no FPS da Ubisoft, o profissional também faz vídeos e transmissões de outros games do gênero - como Call of Duty, Warface e CS:GO.

 

História

Antes da internet

O primeiro contato de ziGueira com games de tiro aconteceu em meados de 2002, quando ele começou a jogar o clássico Counter-Strike em lan houses. Algum tempo se passou e, graças à preocupação de sua mãe, que viu adultos bebendo e fumando em um dos estabelecimentos que o jovem frequentava, Leo foi presenteado com seu primeiro computador. Levando a jogatina para dentro de casa, a paixão pelo FPS só cresceu e o jogador passou a se destacar em games da saga Battlefield.
Durante boa parte de sua adolescência, ziG dividiu sua vida entre jogos eletrônicos e futebol – já que atuava como lateral esquerdo no Serrano F.C. e até conquistou alguns títulos com o time. Enquanto isso, nos games, ele participou de sua primeira BFCup e acabou em terceiro lugar pelo Battlefield Vietnam. Mesmo precisando vender sua bicicleta pra fazer melhorias no setup, o jogador continuou em atividade com o lançamento de Battlefield 2 e, aos 18 anos, já era parte do clã Nex Impetus.
Após alguns anos vivendo como imigrante na Austrália, ziGueira voltou para o Brasil, entrou no curso de engenharia da computação e se afastou dos games. Felizmente, a pausa de um ano acabou com um novo convite da Nex Impetus, que queria o jogador representando a equipe no primeiro campeonato mundial de Point Blank (PBIC 2011). Mesmo conseguindo a vaga para o time disputar o título em Seul, na Coreia, ziG teve um problema com seu passaporte e não participou das finais.

 

Nasce um influenciador digital

Apesar de ter anos de experiência nos games, foi só em 2012 que ziGueira começou a publicar conteúdo sobre o assunto na internet. Ele criou seu canal no YouTube para mostrar suas habilidades em Battlefield 3, mas começou a ganhar relevância de verdade após uma polemica: o jogador foi acusado de usar macro. Para provar que não contava com a ajuda de nenhum tipo de hack ou cheat, Leo passou a gravar vídeos dando dicas e viu seu canal crescer rapidamente. Em um ano, o atleta já tinha pelo menos 100 mil seguidores na plataforma do Google.

 

Uma nova forma de jogar

Quando o mundo conheceu a proposta competitiva de Tom Clancy’s Rainbow Six Siege, ziGueira ainda se dedicava principalmente aos títulos da franquia Battlefield. Contudo, não demorou para o FPS da Ubisoft chamar a atenção do jogador, que percebeu o interesse da desenvolvedora em investir nos esports e decidiu migrar para o novo game. Para completar, ziGueira foi contratado pela Pain Gaming e passou a representar a organização nos primeiros torneios que chegaram ao Brasil.

 

Destaque internacional

O atleta saiu da Pain em julho de 2016 e entrou numa fase focada em construir mais presença online, alimentando seu canal e realizando transmissões ao vivo. Ainda assim, começou a receber várias propostas para voltar ao competitivo e, em setembro do mesmo ano, acabou fechando com a Black Dragons. Ao lado de José “Bullet” Victor, Andre “Nesk” Oliveira, Leone “oNe” Oliveira, Lucas “Yuuk” Rodrigues e André “Sensi” Kaneyasu, ziGueira formou uma das equipes mais fortes do cenário LATAM, saiu vencedor na primeira temporada da Pro League na região, comemorou pedindo sua namorada em casamento e participou do mundial pela primeira vez – onde ficou com a prata, perdendo por 2 a 0 para a PENTA Sports.

 

Transferência polêmica

Se a primeira temporada de 2017 foi de crescimento e vitórias importantes para a Black Dragons, ninguém imaginaria que o elenco da equipe mudaria tanto para a segunda metade do ano. Ás vésperas do fechamento da janela de transferências, no dia 29 de junho, a BRK e-Sports anunciou a contratação de todos os jogadores do grupo vice-campeão mundial. A mudança pegou a própria BD de surpresa e a organização não ficou fora da quinta season por pouco.
Muitos torcedores da Black Dragons não receberam a novidade bem e os jogadores envolvidos na transferência foram bastante criticados na internet. A confusão foi tão grande, que ziGueira fez um vídeo para se pronunciar sobre o assunto e tentar mostrar o lado dos profissionais. “A nossa intenção nunca foi prejudicar a BD, a gente realmente aceitou a proposta que foi melhor. Acho que o grande problema foi a janela que estava curta”, explicou o atleta.

 

Passagem pela BRK

Mantendo o alto nível da primeira season do ano passado, ziGueira e companheiros fizeram um bom trabalho com a camisa da BRK. Prova disso foi a conquista do vice-campeonato na segunda temporada da Pro League LATAM e, consequentemente, da nova chance de disputar o título mundial. Os brasileiros começaram a etapa internacional com vitória, mandando a norte-americana Rogue para casa, mas, nas semi-finais, caíram por 2 a 0 para o time da Elevate.
Ainda em 2017, o grupo teve um bom desempenho no Brasileirão e fechou o circuito ocupando o segundo lugar. A decisão foi contra a já conhecida Black Dragons e acabou no placar avassalador de 3 a 0 - com os rivais mostrando um entrosamento absurdo e vencendo por 5 a 0 no Consulado, 5 a 3 na Fronteira e 5 a 1 no Banco.
No fim de novembro, ziGueira anunciou que ele, yuuk, nesk, Sensi e Bullet estavam deixando a BRK e-Sports em busca de uma nova organização para 2018. Enquanto o grupo não fechava com nenhuma equipe, os jogadores atuaram de forma independente usando o nome MOPA Team e participaram de algumas etapas competitivas, como as classificatórias do Six Invitational 2018.

 

Finalmente campeão mundial

Não demorou muito e, em janeiro de 2018, ziG e os amigos da MOPA foram contratados para jogar pelo Team Liquid. O primeiro grande desafio da equipe foi o Six Invitational 2018, que acabou de forma frustrante, com os brasileiros sendo eliminados ainda na fase de grupos. Felizmente, o desempenho duvidoso não se repetiu na etapa latino-americana da Pro League Season 7 e o time de ziGueira ficou em segundo, garantindo mais uma chance de trazer o título mundial para casa.
Mostrando maturidade e entrosamento, a campanha do Team Liquid nas finais da sétima temporada da Pro League foi emocionante. O grupo de ziG, que já contava com Thiago “xS3xyCake” Reis e Paulo “psk1” Augusto (no lugar de yuuk), virou por 3 a 2 encima da gigante PENTA Sports e colocou os brasileiros no topo do mundo. Os jogadores comemoraram tatuando a conquista em seus antebraços e agora se preparam para um desafio ainda maior: o Six Paris Major, campeonato que vai reunir as 16 melhores equipes do planeta e dar U$ 350,000 mil dólares em prêmios.

 

Principais títulos

1º Lugar – ESL Pro League LATAM Season 1 Ano 2 (2017)
2º Lugar - ESL Pro League Season 1 Ano 2 (2017)
2º Lugar – ESL Pro League LATAM Season 2 Ano 2 (2017)
2º Lugar – Brasileirão (2017)
2º Lugar – ESL Pro League LATAM Season 7 (2018)
1º Lugar – ESL Pro League Season 7 (2018)

 

Times

Pain Gaming: 2015/2016
Black Dragons: 2016/2017
BRK e-Sports: 2017
MOPA Team: 2017/2018
Team Liquid: 2018/Presente

Fotos

O ex-jogador da Team Liquid xingou jogadores que usavam hacks em uma live
Relembre cinco pro players que encerraram suas carreiras neste ano
Grandes nomes do cenário competitivo, como Link, kNg- e Tfue, já protagonizaram atritos com orgs
Shini, kNg, ziGueira: pro players tiveram conflitos com outras personalidades dos esportes eletrônicos
Campeão mundial em 2018, jogador deixa os esports para morar com esposa
Resultado da votação será revelado em evento nesta quarta-feira (19)
Figura ativa no Twitter e redes sociais, o atleta carioca é um dos principais nomes do R6 brasileiros
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Ubisoft

Opinião dos usuários

Fórum

ziGueira

Você ficou com alguma dúvida sobre Atletas ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Atletas