Internet

06/06/2015 07h00 - Atualizado em 06/06/2015 07h00

Lista tem 10 dicas para você usar todas as funções do Google Imagens

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Google Imagens pode ser bem útil no dia a dia dos usuários, com diversas ferramentas práticas. Nele é possível pesquisar por fotos livres de direitos autorais, buscar imagens por tamanho e usar mais filtros gratuitos. Quer aprender? Confira a lista com 10 dicas para usar no buscador de fotos do Google.

Ilimitado: Google Photos supera Flickr, OneDrive, Dropbox, iCloud e Mega

Google imagens (Foto: Reprodução/Google)Veja 10 dicas para fazer uma busca completa no Google Imagens (Foto: Reprodução/Google)

1) Buscar por URL

Para facilitar a pesquisa, o Google Imagens permite que o internauta use diretamente a URL da imagem para buscar. Para isso, copie o link da foto: clique com o botão direito do mouse e marque “Copiar endereço da imagem”. Depois, abra o Google Imagens e selecione o item na barra de busca.

Busca de imagens usando uma URL (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Busca de imagens usando uma URL (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Selecione a aba “Colar a URL da imagem” e use o atalho CTRL+V. Note que o link irá aparecer no campo de busca: clique em “Pesquisar por Imagem”. Será exibida a foto correspondente na tela.

2) Buscar por Upload de conteúdo

Precisa encontrar outras versões e tamanhos? O Google permite fazer upload da imagem já salva no computador. Para isso, abra a página do Google Imagens no navegador e clique no ícone de busca.

Busca de imagens usando uma foto salva no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Busca de imagens usando uma foto salva no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Clique em “Envie uma imagem” e depois “Selecionar arquivo”. É preciso apenas buscar a foto no computador e abrir. Serão carregadas na página dezenas de opções iguais ou semelhantes.

3) Buscar imagens com uma cor predominante

Caso esteja buscando uma foto com mais tons de azul, ou uma das 12 cores disponíveis, o Google também pode ajudar. Além disso, é possível usar a ferramenta para exibir resultados em “preto e branco”, “colorida” ou com fundo “transparente”.

Fazer uma pesquisa de imagem por padrões de cor (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Fazer uma pesquisa de imagem por padrões de cor (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Faça a busca com a palavra-chave no Google Imagens e na barra do topo selecione “Ferramentas de Pesquisa”. Por fim, clique em “Cor” e selecione uma das opções. Os resultados serão carregados na página de busca.

4) Buscar imagens por tipo

Uma das vantagens da busca por “tipo” de imagem é que o usuário consegue encontrar formatos específicos para seus projetos como animações GIF, Clip Art e mais. Para acessar, faça sua busca pelo Google Imagem, com a palavra-chave, e depois selecione “Ferramentas de Pesquisa”.

Encontre imagens GIF e mais tipos com o Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encontre imagens GIF e mais tipos com o Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Clique em “Tipo para exibir as opções" e escolha uma delas. Os resultados aparecem logo abaixo, na mesma página de busca. É possível pesquisar por “Rosto”, “Foto”, “Clip Art”, “Desenho linear” e “Animação (gif)”.

5) Buscar imagens por tamanho

Imagens com uma resolução maior podem ser usadas para mais fins, como na montagem de cartazes, apresentações e demais projetos pessoais. Para isso, o Google Imagens tem um filtro específico. Para começar, basta fazer a busca pelo termo desejado e selecione na barra de tarefas o item “Ferramentas de Pesquisa”.

Escolha um dos tamanhos ou personalize a busca de imagens do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha um dos tamanhos ou personalize a busca de imagens do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Na nova lista aberta, clique em “Tamanho” e selecione uma das opções. O internauta pode filtrar a busca por “Grande”, “Médio” “Ícone” e “Maior que” para padrões desde 400 x 300 pixels até 9600 x 7200 pixels. Para completar, ainda é possível selecionar um tamanho específico, com o item “Exatamente”. Basta digitar as medidas de largura e altura (px) e buscar.

6) Buscar imagens por período

Esse tipo de busca é importante principalmente para pesquisas ou projetos, que precisam de um material de determinada data ou período de tempo. O internauta precisa fazer a busca pelo termo-chave no Google Imagens, selecionar “Ferramentas de Pesquisa” e clicar em “Tempo”.

Selecione a data de busca da imagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione a data de busca da imagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Dessa forma, será aberta uma aba com opções de “nas últimas 24 horas”, “na última semana” ou “Intervalo personalizado”, no qual é necessário adicionar data e mês exatos para o início e fim da pesquisa.

7) Buscar imagens livres de direitos autorais

Para não ter problemas na hora de usar fotografias em suas apresentações, por exemplo, é possível filtrar a busca por padrões de direitos autorais. Para isso, basta digitar o termo chave na busca no Google Imagens e selecionar a opção “Ferramentas de Pesquisa”, na barra de recursos.

Selecione o tipo de direito autoral para usar uma imagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o tipo de direito autoral para usar uma imagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Depois, no item “Direitos de Uso” estarão diversas opções neste quesito, como “Marcadas para reutilização com modificação”, “Marcadas para reutilização”, “Marcadas para reutilização não comercial com modificações” e “Marcadas para reutilização não comercial”. Escolha o que mais se enquadrar nas suas necessidades e a busca será atualizada automaticamente.

8) Buscar papel de parede

Para buscar fotos para papel de parede é fundamental saber o tamanho de cada item da pesquisa. Dessa forma, o internauta pode baixar aquela que mais se enquadrar na resolução da tela do computador. Um recurso permite ajudar nessa busca: digite a palavra-chave no Google Imagens e depois clique em “Ferramentas de Pesquisa”.

Exibir tamanhos das imagens para selecionar papel de parede (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Exibir tamanhos das imagens para selecionar papel de parede (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Em seguida, clique na opção “Mais Ferramentas” e selecione “Mostrar tam”. Note que o tamanho das imagens serão exibidas em uma barra na base de cada miniatura.  Para os usuários mais apressados, é possível fazer uma pesquisa com “Palavra-chave + papel de parede” e obter resultados mais rápidos. Depois é só clicar nas opções com tamanho compatível.

9) Ativar ou desativar o SafeSearch

Caso esteja preocupado com o conteúdo impróprio que pode ser exibido durante a busca de imagens, é possível ativar um filtro de segurança do Google chamado SafeSearch. Para ativar e se ver livre de resultados indesejados, faça a busca com a palavra-chave no serviço.

Usando a busca segura de imagem SafeSearch (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Usando a busca segura de imagem SafeSearch (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Clique no botão de “SafeSearch”, localizado no topo direito da tela. Em seguida, marque a opção “Filtrar Resultados Explícitos”. A página será atualizada com as novas miniaturas nos padrões. Para desativar, basta repetir o procedimento e desmarcar o recurso.

10) Restaurar o filtro de buscas

Depois de personalizar sua busca com um ou mais dos filtros citados nas dicas, é possível retornar para a busca “básica” e restaurar os filtros. Para isso, após as alterações, clique no item de “Limpar”, localizado no final da barra de recursos. A página será atualizada com as miniaturas “padrões” da pesquisa, como antes de iniciar o processo.

Restaurar os padrões dos filtros das buscas de imagens (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Restaurar os padrões dos filtros das buscas de imagens (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto! Agora você pode fazer buscas mais completas no Google Imagens. E o melhor: de forma gratuita. 

Qual o seu sistema operacional favorito e por quê? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares