Opera

Opera

10
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Opera: navegador é alternativa eficiente e multiplataforma

Felipe Alencar
por Felipe Alencar em 27/08/2015 18h38

Opera é um navegador de Internet que, embora não seja o mais famoso, é o que possui os usuários mais fiéis. Conhecido também por ser pioneiro em diversas funções, o browser inovou em áreas onde os outros navegadores nunca mexeram. Recursos como Speed Dial e as abas, tão comuns hoje em dia, foram vistos primeiro no Opera. 

Desenvolvido e mantido pela Opera Software, companhia sediada na Noruega, a primeira versão estável do browser foi disponibilizada em 1996.

Plugins e extensões

Assim como seus concorrentes Chrome, Firefox, Safari e outros, o Opera aceita plugins. Ele possui mais de mil extensões, que adicionam funções extras e tornam o browser totalmente adaptado às necessidades dos usuários. Infelizmente, o Opera não possui versão Portable, que pode ser executada diretamente no pendrive. Isso o deixa um pouco atrás de outros navegadores, como o do Google, que possui esse recurso.

Opera OS

Curiosamente, a Opera Software desenvolveu uma distribuição Linux baseada em seu browser. Chamada de Opera OS, esses sistema operacional possui apenas 65 MB e usa o navegador norueguês como plataforma. Seu funcionamento é semelhante ao do Chrome OS, sistema da Google que equipa os Chromebooks. O ambiente é baseado no sistema Slitaz 3.0, a menor distribuição completa já desenvolvida.

Versões e plataformas

Assim como seus principais concorrentes, o Opera possui versões tanto em 32 bits quanto em 64 bits. A versão de 64 só é indicada para computadores que usam um sistema operacional também 64 bits. No caso de sistemas 32 bits, é recomendado a instalação da versão de 32 bits do browser.

O Opera possui, ainda, versões para Windows, Linux e Mac. Já nos dispositivos móveis, tais como smartphones e tablets, o browser se divide em algumas categorias. O navegador Opera tradicional está disponível apenas para Android e tem como grande diferencial acelerar conexões lentas. Ele faz uma pré-renderização das páginas nos servidores da empresa, retira tudo aquilo que for desnecessário e o usuário vai carregar apenas os itens que forem estritamente necessários. Isso economiza dados da sua franquia e acelera a conexão.

Há, ainda, o Opera Mini, disponível para download no Android, iOS e Windows Phone. Ele é capaz de economizar até 90% dos dados e, por ser bastante leve, roda em praticamente qualquer smartphone, mesmo os mais fracos e antigos. O navegador pode ser usado em conjunto com o Opera Max, um aplicativo gratuito que ajuda a economizar dados e estender a vida útil da sua franquia.

Versão Beta

Se você é aventureiro e não se incomoda com bugs, pode baixar ainda a versão Beta do Opera. Ela sempre é atualizada primeiro com as mais recentes novidades implementadas pelos desenvolvedores. Assim como seus concorrentes, o Opera já é totalmente traduzido para o português. Diferentemente do Chrome, Internet Explorer, Microsoft Edge, Firefox e outros, o Opera não precisa que o usuário desabilite o Java. Ele usa uma solução própria para isso e que é mais segura que a alternativa da Oracle.

Nossa opinião

O Opera é extremamente fácil de usar e bastante intuitivo. Apesar de ter muitos recursos exclusivos, ele segue o padrão dos demais browsers para usar sem problemas.

Sua interface é enxuta e minimalista, sem muitos detalhes desnecessários. Com um visual mais quadrado, não apresentando cantos arredondados nas abas e nem nos menus, as opções de configurações estão bem posicionadas. É possível também personalizar o Opera com a instalação de temas, que muda o padrão de cores, tamanho dos botões e, em alguns casos, localização dos mesmos.

O navegador é, sem dúvida alguma, um dos mais rápidos navegadores disponíveis. Uma vez que você acesse o site e ele fique armazenado em cache, o acesso a ele é praticamente instantâneo. A versão mais recente já funciona completamente com o Windows 10, mas isso não significa que a interface está adaptada para telas touchscreen. Para isso, é necessário baixar o apk direto do site da Opera.

Uma das funções interessantes do browser é a My Opera Account, que sincroniza todos os seus favoritos e histórico. O Speed Dial é um recurso exclusivo e que conquistou muitos usuários fiéis. Sendo assim, se você está cansado de sempre usar os mesmos navegadores, o Opera é uma opção não tão conhecida mas que pode surpreender.

Prós
  • Possui mais de mil extensões que adicionam funções extras
  • Funções exclusivas, como Speed Dial, Stash e Descobrir
  • Multiplataforma
  • Possui funções que ajudam a economizar dados e acelerar a conexão
  • Suporta o idioma português
Contras
  • Não possui versão Portable

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
avatar

Flavio Batista

24 de Julho de 2015
muito bom
avatar

Flavio Batista

24 de Julho de 2015
muito bom
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Opera Software

Lançamento

05/09/2014

Versão

Nossa Opinião

NOTA tt
10

O Opera é extremamente fácil de usar e bastante intuitivo. Apesar de ter muitos recursos exclusivos, ele segue o padrão dos demais browsers para usar sem problemas.

Opinião dos usuários

Fórum

Opera

Você ficou com alguma dúvida sobre Navegadores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Navegadores