Opera

Opera

8.5
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Baixe o Opera, uma alternativa eficiente e multiplataforma de navegador

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 12/03/2015 13h51

Opera é um famoso navegador que representa uma grande ruptura em relação as versões anteriores e a diversas características que eram a marca registrada do browser. O programa agora é baseado no projeto Chromium do Google. Disponível para Windows, Mac, Linux, Android e iOS, ele foi reconstruído e usa o motor de navegação Blink, baseado no Webkit, o motor do Chromium. Não perca tempo para baixar Opera!

Embora esta mudança não influencie a aparência, a interface sofreu algumas mudanças que o tornaram visualmente parecido com o Chrome. Mas o software pecou em alguns itens da interface, pois o seu maior diferencial diminuiu a qualidade: os recursos de personalização. Na nova versão é simplesmente impossível alterar o visual do aplicativo. Agora só existe a barra de endereços. Nela, o usuário pode digitar endereços e termos de busca que a aplicação faz o resto. Além disso tudo, ele traz um novo gerenciador de downloads.

Novidades da versão 28

A última atualização do Opera trouxe algumas mudanças. O novo Opera 28 chegou com a tão esperada sincronização de favoritos. Agora, usuários podem ter acesso a seus sites favoritos em qualquer dispositivo com o navegador, como tablets ou smartphones. Para isso, basta estar logado com sua conta do Opera. 

Outro recurso implementado foi a pesquisa por favoritos na barra de endereço. A versão atualizada do navegador sugere os endereços salvos como favoritos quando o usuário começa a digitar na barra. 

Nossa opinião

As ferramentas Speed Dial, Stash, e Descobrir são os diferenciais mais evidentes no novo Opera. O trio se destaca por colocar nas mão dos usuários formas interessantes de agilizar e organizar a navegação e, ainda, de descobrir novas fontes de informação.

Mas nem tudo funciona bem. Na primeira vez que foi usado o recurso de adicionar um site no Stash, o navegador travou o Windows, sendo necessário desligar e reiniciar o PC. A experiência demonstra que, apesar da fase de testes, o programa ainda tem bugs. Entretanto, nenhum software é livre de bugs, o problema é que o Opera tem bugs graves, pois não é qualquer erro que trava todo o sistema operacional.

Mesmo adotando um visual bem parecido com o Chrome, a aplicação continua tendo sua identidade. Isso é bastante positivo, pois a coloca como mais uma opção para os usuários. Para completar, diferente dos outros navegadores, o Opera possui apenas um menu, o que simplifica ainda mais seu uso.

Diferente do Firefox, o conceito de temas (ou peles para alguns) é limitado no Opera. Ele se resume na escolha de um papel de parede que só aparece quando é chamada a tela inicial do browser. O lado bom disso é que dificilmente o recurso irá deixar o navegador mais lento.

Prós
  • Speed Dial, Stash e Descobrir
  • Opera ainda continua sendo um navegador diferenciado
  • Menu único simplifica ainda mais o uso do programa
Contras
  • Suporte a temas bem básico
  • Tem bugs graves que podem travar todo o sistema operacional

Fotos

Opinião dos usuários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

avatar
Qual a sua nota?

Escreva a sua opinião:

0
Agora não
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Opera Software

Lançamento

05/09/2014

Versão

28

Nossa Opinião

NOTA tt
8.5

As ferramentas Speed Dial, Stash, e Descobrir são os diferenciais mais evidentes no novo Opera. O trio se destaca por colocar nas mão dos usuários formas interessantes de agilizar e organizar a navegação e, ainda, de descobrir novas fontes de informação.

Opinião dos usuários

Fórum

Opera

Você ficou com alguma dúvida sobre Navegadores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Navegadores