TechTudo

07/02/2013 18h01 - Atualizado em 07/02/2013 19h19

Trio elétrico do AfroReggae será movido a urina neste carnaval

Taysa Coelho
por
Da redação

Carnaval e xixi são dois itens que normalmente não combinam e acabam gerando mau cheiro e dor de cabeça para cidadãos e autoridades. Ou melhor, não combinavam. Na próxima segunda-feira (11), o trio que carrega os músicos do bloco AfroReggae, que desfila na Zona Sul do Rio de Janeiro, será movido a nada menos que urina. O projeto "Xixi Elétrico", uma parceria da ONG com a agência JWT, vai transformar o dejeto em energia elétrica para conscientizar a população sobre a sujeira nas ruas da cidade.

Descubra como encontrar este e outros blocos do carnaval 2013 com ajuda de apps!

Xixi Elétrico (Foto: Divulgação)O sistema de funcionamento do mictório remete ao de uma usina hidrelétrica (Foto: Divulgação)

"O xixi na rua sempre foi um grande problema do Carnaval no Rio de Janeiro. Essa polêmica gerou uma discussão e a ideia nasceu", disse Erick Rosa, diretor de criação agência JWT São Paulo. "Na verdade, do papel ela passou por uma série de etapas até realmente chegarmos à conclusão que era uma ideia viável e possível de fazer", explicou.

Entre os dias 09 e 11 de fevereiro, mictórios especiais estarão à espera de foliões que queiram "contribuir" com a façanha inédita. O sistema de funcionamento é simples e remete àqueles usados em usinas hidrelétricas: o fluxo de urina move um dínamo presente no urinol e este utiliza o líquido para produzir energia. A eletricidade é armazenada em baterias que serão usadas para abastecer o carro de som.

Xixi Elétrico (Foto: Divulgação)Esquema do "Xixi Elétrico" vai armazenar energia em baterias para mover o trio (Foto: Divulgação)

Por ser um projeto inédito, a agência não soube precisar a quantidade de urina necessária para fazer com que o trio percorresse o percurso inteiro. A eletricidade produzida, na realidade, funcionará como energia extra para que o AfroReggae se apresente por mais tempo. "Além do xixi, existirá uma fonte paralela de energia, para aumentar ainda mais a festa e a duração do bloco", salientou Rosa.

Infelizmente, somente os rapazes poderão contribuir com a ideia. O projeto foi pensado neles por representarem a maior incidência de "infratores" no carnaval. Os “banheiros” do "Xixi Elétrico" ficarão localizados na altura do Posto 9, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, e serão sinalizados com cartazes e adesivos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Evaldo Araújo
    2013-02-08T00:30:59  

    ESSES INTEGRANTES DO AFROREGGAE SÃO TODOS MACONHEIROS, E EU POSSO PROVAR, PRINCIPALMENTE AQUELE QUE SER DIZ O FUNDADOR, ESSE AI DEVERIA TÁ PRESO.

    recentes

    populares

    • Evaldo Araújo
      2013-02-08T00:30:59  

      E desde qndo ser usuário é crime??? Vc sabe qndo o autuado é considerado criminoso pelo porte de substãncias illícitas???...Não uso maconha, mas vc deve fumar "totô", como diz minha sobrinha...rsrsrs

    recentes

    populares

    • Evaldo Araújo
      2013-02-08T00:30:59  

      Evaldo Araújo vai la e prova, tenho certeza que voce vai gostar !!! Depois volta aqui e me conta. Quero saber se o bagulho que eles fumam no Rio é tao bom quanto o que tem aqui na Europa… hahahaha So tirando onda mesmo destes X9 otarios !!!

  • Marcio Caldeira
    2013-02-07T19:05:25

    Se essa onda pegar, vamos ver mais educação da parte das pessoas.

  • Dimas Junior
    2013-02-07T19:34:30

    Muito bom.....Se todos no nosso país estivessem interessados em desenvolver métodos que fosse benéfico a sociedade, não tenho dúvida que estaríamos dando um passo ao avanço pelo meno na concepção.

  • André Brito
    2013-02-07T19:32:27

    A partir dessa inovação, o ditado será mudado e passaremos a mijar e andar!!

  • Carlito Junior
    2013-02-07T19:18:36

    Ah! Mais pra isso, vai precisar de mais cerveja, pra mover um carro desse aí, haja cerva ein!! Hahaha

  • Paulo Conceicao
    2013-02-07T19:15:55

    o problema é que a prefeitura coloca poucos banheiros químicos. depois quer reclamar. quanto mais banheiros melhor.

  • Ricardo Spigolon
    2013-02-07T19:15:25

    Só falta ter dinheiro público nesta geriquisse.

  • Luis Guimarães
    2013-02-07T18:42:17  

    Bela iniciativa. Mas achei que o cidadão fosse mijar enquanto o trio corria! HAHAHAHAHAHA

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-02-07T18:42:17  

      hahahahaha eu pensei a mesma coisa rs

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-02-07T18:42:17  

      A idéia deles é que a gente pense isso mesmo pra poder ler a matéria toda... pensei o mesmo...

  • Carlos Firmo
    2013-02-07T20:04:08

    Quer identificar um tipo paulista que morre de inveja de tudo de bom que acontece na cidade maravilhosa? É só ler as críticas infundadas que são feitas aqui.

  • Genesio Gambeta
    2013-02-07T19:45:14

    imagina a nojeira..

  • Fabio Goncalves
    2013-02-07T19:44:49

    Pesquisar, e chegar a uma conclusão destas, é uma GRANDE VITORIA. Como foi desenvolvido? Espero que o odor seja controlado. Este é o ponto ideal. Já Patentearam?

  • Santinone Santos
    2013-02-07T19:42:16

    Só enganaçao, puro marketing.. nao vai mudar em nada no consumo do trio eletrico e tbm nao vai contribuir para um ambiente mais limpo devido aos mijoes, vai ser a mesma coisa de sempre.

  • Ricardo Cianni
    2013-02-07T19:36:27

    Alguém pode falar que é energia limpa ...SERÁ?????????

  • ADRIANA SANTOS
    2013-02-07T19:29:13  

    Joaozinho eh um bom aviador, quando falta gasolina ele mija no motor!!! kkkkkkk

    recentes

    populares

    • ADRIANA SANTOS
      2013-02-07T19:29:13  

      nossa DRI, eu sei que nao tem nada a ver,mas vc acredita que me excitei com essa sua riminha, ai que gostosinha,ai ai ai

  • Terena Ribeiro
    2013-02-07T20:59:33

    nossa, ideia genial....

  • Polydoro Jr.
    2013-02-07T20:25:25  

    E esses PAUlistas que gostam de mijar sentado como fazem?? kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Polydoro Jr.
      2013-02-07T20:25:25  

      O Nordestino, faz o seguinte, vai comer côco ou fugir da seca do sertão que vc ganha mais.

    recentes

    populares

    • Polydoro Jr.
      2013-02-07T20:25:25  

      Pode mijar sentado sim e por que não? desde que tenha um carioca ou nordestino pra dar um chacoalhada depois...não tem problema não.

  • Eduardo Mendes
    2013-02-07T20:12:26

    sinistro vai ser acertar o alvo... cheio de cachaça na mente kkkk

  • Claudio Silva
    2013-02-07T20:07:51

    caraca, dá pra colocar isso nuns butecos Rio e Sampa afora, ia ajudar muito!

  • JAMIL
    2013-02-07T19:27:17  

    enquanto não tiver banheiros suficientes, será a mesma hipocrisia, porque ninguem aguenta ficar mais de 15 minutos numa fila, para utilizar um banheiro imundo...isso é uma verdadeira palhaçada...fazer dizer que está proibido é o ato mais fácil e covarde de um governante, agora planejar, organizar e viabilizar tem que ter COMPETÊNCIA...ninguem é favor de fazerem xixi na rua, contudo, o que temos é uma verdadeira falta de respeito com o cidadão, principalmente com as mulheres que não podem fazer na rua mesmo....hipocrisia pura...

    recentes

    populares

    • JAMIL
      2013-02-07T19:27:17  

      A maioria das mulheres não faz xixi na rua, logo, aguentam esperar numa fila ou vão até um banheiro disponível. Se os homens não aguentam, que usem fraldas!!!

    recentes

    populares

    • JAMIL
      2013-02-07T19:27:17  

      Angela S tem certeza? passa um dia em um bloco de carnaval que você mudará sua opinião..

  • Mayc Rodrigues
    2013-02-07T19:16:16  

    Acabou o problema com a gasolina! Vamos mijar nos carros!

    recentes

    populares

    • Mayc Rodrigues
      2013-02-07T19:16:16  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Mayc Rodrigues
      2013-02-07T19:16:16  

      kkkkkkkkkkkkkkkk, uma boa opção para quem quer fugir do preço inflacionado!

  • Isaias Ferreira
    2013-02-07T21:01:45  

    Em 2010 tive o desprazer de passar o Carnaval no Rio, tirando a marques que realmente é algo muito bonito, nada vale a pena, o Rio de Janeiro se transforma em uma IMENSA poço de urina, é nojento, NUNCA mais.

    recentes

    populares

    • Isaias Ferreira
      2013-02-07T21:01:45  

      Vá para a Suiça agora...não faz nenhuma falta por aqui mesmo.. kkk..kkk..kk..

  • Wag Sonntag
    2013-02-08T02:39:46

    Esse ano vou pular o carnaval! Vou dormir no Sábado e só vou acordar na quarta-feira de cinzas! To fora dessa festa banal que leva quase todo o dinheiro do contribuinte!

  • Matheus Durante
    2013-02-08T04:14:57

    Eu sou de São Paulo,mas quem diz que o carnaval do Rio é lixo tá mentindo,pois eu já pulei carnaval lá e achei muito bom,mas os cariocas que falam que em SP o carnaval é um lixo,devem estar malucos também,o Rio é um lugar cheio de turistas mais do que em São Paulo,o lugar visto de fora como mais atrativo do Brasil é o Rio,mas também é só isso,pois São Paulo é a cidade que move o país,não adianta falar que não,vamos dizer que o Brasil tem um corpo,a face dele é o Rio,o coração e o pulmão são São Paulo,sem São Paulo esse país ficaria pior do que já é(é acredite,pior!!!).

  • Leandro
    2013-02-08T03:59:46

    Para a violência ninguém encontra solução...

  • Ronaldo Bazoli
    2013-02-08T00:19:26

    Vcs acham mesmos que os mijões de plantão,estão preocupados com isso?Vejam bem o mijão vai lembrar da importancia de ajudar a mover o veiculo do trio eletrico com a sua urina,dai ele vai caminhar de onde está,até um mctório daqueles que de certo vai ter um´a cada 50 metros não é.. coisa fácil ,caminhar no meio dos blocos é molesa.quando der a vontade,já com a cara cheia de cachaça,vai virar para o primeiro poste que apárecer e mandar ali mesmo,cada uma,viu????/!!!!!