TechTudo

07/02/2013 18h01 - Atualizado em 07/02/2013 19h19

Trio elétrico do AfroReggae será movido a urina neste carnaval

Taysa Coelho
por
Da redação

Carnaval e xixi são dois itens que normalmente não combinam e acabam gerando mau cheiro e dor de cabeça para cidadãos e autoridades. Ou melhor, não combinavam. Na próxima segunda-feira (11), o trio que carrega os músicos do bloco AfroReggae, que desfila na Zona Sul do Rio de Janeiro, será movido a nada menos que urina. O projeto "Xixi Elétrico", uma parceria da ONG com a agência JWT, vai transformar o dejeto em energia elétrica para conscientizar a população sobre a sujeira nas ruas da cidade.

Descubra como encontrar este e outros blocos do carnaval 2013 com ajuda de apps!

Xixi Elétrico (Foto: Divulgação)O sistema de funcionamento do mictório remete ao de uma usina hidrelétrica (Foto: Divulgação)

"O xixi na rua sempre foi um grande problema do Carnaval no Rio de Janeiro. Essa polêmica gerou uma discussão e a ideia nasceu", disse Erick Rosa, diretor de criação agência JWT São Paulo. "Na verdade, do papel ela passou por uma série de etapas até realmente chegarmos à conclusão que era uma ideia viável e possível de fazer", explicou.

Entre os dias 09 e 11 de fevereiro, mictórios especiais estarão à espera de foliões que queiram "contribuir" com a façanha inédita. O sistema de funcionamento é simples e remete àqueles usados em usinas hidrelétricas: o fluxo de urina move um dínamo presente no urinol e este utiliza o líquido para produzir energia. A eletricidade é armazenada em baterias que serão usadas para abastecer o carro de som.

Xixi Elétrico (Foto: Divulgação)Esquema do "Xixi Elétrico" vai armazenar energia em baterias para mover o trio (Foto: Divulgação)

Por ser um projeto inédito, a agência não soube precisar a quantidade de urina necessária para fazer com que o trio percorresse o percurso inteiro. A eletricidade produzida, na realidade, funcionará como energia extra para que o AfroReggae se apresente por mais tempo. "Além do xixi, existirá uma fonte paralela de energia, para aumentar ainda mais a festa e a duração do bloco", salientou Rosa.

Infelizmente, somente os rapazes poderão contribuir com a ideia. O projeto foi pensado neles por representarem a maior incidência de "infratores" no carnaval. Os “banheiros” do "Xixi Elétrico" ficarão localizados na altura do Posto 9, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, e serão sinalizados com cartazes e adesivos.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Evaldo Araújo
    2013-02-08T00:30:59   , respondido respondido 2013-12-26T23:40:55

    ESSES INTEGRANTES DO AFROREGGAE SÃO TODOS MACONHEIROS, E EU POSSO PROVAR, PRINCIPALMENTE AQUELE QUE SER DIZ O FUNDADOR, ESSE AI DEVERIA TÁ PRESO.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Evaldo Araújo
      2013-02-08T00:30:59   , respondido respondido 2013-12-26T23:40:55

      E desde qndo ser usuário é crime??? Vc sabe qndo o autuado é considerado criminoso pelo porte de substãncias illícitas???...Não uso maconha, mas vc deve fumar "totô", como diz minha sobrinha...rsrsrs

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Evaldo Araújo
      2013-02-08T00:30:59   , respondido respondido 2013-12-26T23:40:55

      Evaldo Araújo vai la e prova, tenho certeza que voce vai gostar !!! Depois volta aqui e me conta. Quero saber se o bagulho que eles fumam no Rio é tao bom quanto o que tem aqui na Europa… hahahaha So tirando onda mesmo destes X9 otarios !!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcio Caldeira
    2013-02-07T19:05:25

    Se essa onda pegar, vamos ver mais educação da parte das pessoas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dimas Junior
    2013-02-07T19:34:30

    Muito bom.....Se todos no nosso país estivessem interessados em desenvolver métodos que fosse benéfico a sociedade, não tenho dúvida que estaríamos dando um passo ao avanço pelo meno na concepção.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Brito
    2013-02-07T19:32:27

    A partir dessa inovação, o ditado será mudado e passaremos a mijar e andar!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlito Junior
    2013-02-07T19:18:36

    Ah! Mais pra isso, vai precisar de mais cerveja, pra mover um carro desse aí, haja cerva ein!! Hahaha

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Conceicao
    2013-02-07T19:15:55

    o problema é que a prefeitura coloca poucos banheiros químicos. depois quer reclamar. quanto mais banheiros melhor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Spigolon
    2013-02-07T19:15:25

    Só falta ter dinheiro público nesta geriquisse.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luis Guimarães
    2013-02-07T18:42:17   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:38

    Bela iniciativa. Mas achei que o cidadão fosse mijar enquanto o trio corria! HAHAHAHAHAHA

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-02-07T18:42:17   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:38

      hahahahaha eu pensei a mesma coisa rs

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-02-07T18:42:17   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:38

      A idéia deles é que a gente pense isso mesmo pra poder ler a matéria toda... pensei o mesmo...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Carlos Firmo
    2013-02-07T20:04:08

    Quer identificar um tipo paulista que morre de inveja de tudo de bom que acontece na cidade maravilhosa? É só ler as críticas infundadas que são feitas aqui.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Genesio Gambeta
    2013-02-07T19:45:14

    imagina a nojeira..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabio Goncalves
    2013-02-07T19:44:49

    Pesquisar, e chegar a uma conclusão destas, é uma GRANDE VITORIA. Como foi desenvolvido? Espero que o odor seja controlado. Este é o ponto ideal. Já Patentearam?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Santinone Santos
    2013-02-07T19:42:16

    Só enganaçao, puro marketing.. nao vai mudar em nada no consumo do trio eletrico e tbm nao vai contribuir para um ambiente mais limpo devido aos mijoes, vai ser a mesma coisa de sempre.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Cianni
    2013-02-07T19:36:27

    Alguém pode falar que é energia limpa ...SERÁ?????????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • ADRIANA SANTOS
    2013-02-07T19:29:13   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:37

    Joaozinho eh um bom aviador, quando falta gasolina ele mija no motor!!! kkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • ADRIANA SANTOS
      2013-02-07T19:29:13   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:37

      nossa DRI, eu sei que nao tem nada a ver,mas vc acredita que me excitei com essa sua riminha, ai que gostosinha,ai ai ai

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Terena Ribeiro
    2013-02-07T20:59:33

    nossa, ideia genial....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Polydoro Jr.
    2013-02-07T20:25:25   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:36

    E esses PAUlistas que gostam de mijar sentado como fazem?? kkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Polydoro Jr.
      2013-02-07T20:25:25   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:36

      O Nordestino, faz o seguinte, vai comer côco ou fugir da seca do sertão que vc ganha mais.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Polydoro Jr.
      2013-02-07T20:25:25   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:36

      Pode mijar sentado sim e por que não? desde que tenha um carioca ou nordestino pra dar um chacoalhada depois...não tem problema não.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Eduardo Mendes
    2013-02-07T20:12:26

    sinistro vai ser acertar o alvo... cheio de cachaça na mente kkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Claudio Silva
    2013-02-07T20:07:51

    caraca, dá pra colocar isso nuns butecos Rio e Sampa afora, ia ajudar muito!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • JAMIL
    2013-02-07T19:27:17   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:36

    enquanto não tiver banheiros suficientes, será a mesma hipocrisia, porque ninguem aguenta ficar mais de 15 minutos numa fila, para utilizar um banheiro imundo...isso é uma verdadeira palhaçada...fazer dizer que está proibido é o ato mais fácil e covarde de um governante, agora planejar, organizar e viabilizar tem que ter COMPETÊNCIA...ninguem é favor de fazerem xixi na rua, contudo, o que temos é uma verdadeira falta de respeito com o cidadão, principalmente com as mulheres que não podem fazer na rua mesmo....hipocrisia pura...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • JAMIL
      2013-02-07T19:27:17   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:36

      A maioria das mulheres não faz xixi na rua, logo, aguentam esperar numa fila ou vão até um banheiro disponível. Se os homens não aguentam, que usem fraldas!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • JAMIL
      2013-02-07T19:27:17   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:36

      Angela S tem certeza? passa um dia em um bloco de carnaval que você mudará sua opinião..

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Mayc Rodrigues
    2013-02-07T19:16:16   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:36

    Acabou o problema com a gasolina! Vamos mijar nos carros!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mayc Rodrigues
      2013-02-07T19:16:16   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:36

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mayc Rodrigues
      2013-02-07T19:16:16   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:36

      kkkkkkkkkkkkkkkk, uma boa opção para quem quer fugir do preço inflacionado!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Isaias Ferreira
    2013-02-07T21:01:45   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:35

    Em 2010 tive o desprazer de passar o Carnaval no Rio, tirando a marques que realmente é algo muito bonito, nada vale a pena, o Rio de Janeiro se transforma em uma IMENSA poço de urina, é nojento, NUNCA mais.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Isaias Ferreira
      2013-02-07T21:01:45   , respondido respondido 2013-11-01T19:09:35

      Vá para a Suiça agora...não faz nenhuma falta por aqui mesmo.. kkk..kkk..kk..

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wag Sonntag
    2013-02-08T02:39:46

    Esse ano vou pular o carnaval! Vou dormir no Sábado e só vou acordar na quarta-feira de cinzas! To fora dessa festa banal que leva quase todo o dinheiro do contribuinte!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Durante
    2013-02-08T04:14:57

    Eu sou de São Paulo,mas quem diz que o carnaval do Rio é lixo tá mentindo,pois eu já pulei carnaval lá e achei muito bom,mas os cariocas que falam que em SP o carnaval é um lixo,devem estar malucos também,o Rio é um lugar cheio de turistas mais do que em São Paulo,o lugar visto de fora como mais atrativo do Brasil é o Rio,mas também é só isso,pois São Paulo é a cidade que move o país,não adianta falar que não,vamos dizer que o Brasil tem um corpo,a face dele é o Rio,o coração e o pulmão são São Paulo,sem São Paulo esse país ficaria pior do que já é(é acredite,pior!!!).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro
    2013-02-08T03:59:46

    Para a violência ninguém encontra solução...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ronaldo Bazoli
    2013-02-08T00:19:26

    Vcs acham mesmos que os mijões de plantão,estão preocupados com isso?Vejam bem o mijão vai lembrar da importancia de ajudar a mover o veiculo do trio eletrico com a sua urina,dai ele vai caminhar de onde está,até um mctório daqueles que de certo vai ter um´a cada 50 metros não é.. coisa fácil ,caminhar no meio dos blocos é molesa.quando der a vontade,já com a cara cheia de cachaça,vai virar para o primeiro poste que apárecer e mandar ali mesmo,cada uma,viu????/!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário