Redes sociais

07/12/2016 00h05 - Atualizado em 07/12/2016 12h01

Novo golpe no WhatsApp promete 'visualizador de conversa' de contatos

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Um novo golpe que promete recursos extras para o WhatsApp já afetou mais de 1,2 milhão de usuários brasileiros em duas semanas. O ataque, revelado pela empresa de segurança ESET, afirma permitir que as vítimas visualizem as conversas de seus contatos no mensageiro, uma opção chamada “Visualizador de conversas para o WhatsApp”.

Após enganar o usuário, o falso recurso o leva a realizar inscrições em serviços de mensagens de celular pagos, que podem fazer débitos indevidos em seu nome ou instalar apps falsos que roubam os seus dados.

Velocidade da Luz é tema de doodle que celebra descoberta de Ole Rømer‬

Golpe promete permitir que vítimas vejam conversas de contatos no WhatsApp (Foto: Divulgação/ESET)Golpe promete permitir que vítimas vejam conversas de contatos no WhatsApp (Foto: Reprodução/ESET)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Para ativar o recurso falso, o ataque se propaga através de links maliciosos que prometem mostrar com quem os seus amigos estão conversando. Ao tocar nele, a vítima é levada a uma página que pede o compartilhamento do endereço com os contatos para que a funcionalidade seja liberada. Em seguida, o usuário é levado a uma plataforma de publicidade, onde é induzido a se inscrever em um serviço de mensagens pagas via SMS.

O malware leva os usuários a se inscreverem em serviços de SMS pagos (Foto: Reprodução/ESET)WhatsApp: o malware leva os usuários a se inscreverem em serviços de SMS pagos (Foto: Reprodução/ESET)


Segundo o levantamento da ESET, o golpe atingiu cerca de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo, sendo o Brasil o país mais afetado. O ataque teria começado no dia 18 de novembro.

Golpes pelo WhatsApp crescem nos últimos meses

O número de tentativas de golpes no aplicativo aumentou nos últimos meses. Nove tipos de ataques foram identificados somente em 2016. A maior parte deles procura inscrever os usuários em serviços pagos.

Além da promessa de ver as conversas dos contatos, os golpes também prometiam chamadas de vídeo premium, pacotes de emoticons românticos ou cupons de desconto falsos para lojas e restaurantes de marcas famosas.

Golpe no WhatsApp: o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elton Neto
    2016-12-08T10:55:01  

    Essa notícia de nada me afeta, já que não tenho zap nem rede social, e recomendo que ninguém tenha, o mundo era melhor sem essas ferramentas.

    recentes

    populares

    • Elton Neto
      2016-12-08T10:55:01  

      Nao me venha falar que o mundo era melhor com cartao postal e telegrama......ah vai

  • Karina Xotuda
    2016-12-08T00:24:16  

    Se meu comentário chegar a 1000 curtidas eu deixo aqui meu link do facebook e zap ok?

    recentes

    populares

    • Karina Xotuda
      2016-12-08T00:24:16  

      Chegar a 1.000, talvez daqui mais 50 anos.

    recentes

    populares

    • Karina Xotuda
      2016-12-08T00:24:16  

      Não vale uma que dirá um milhão kkk pretenciosa vc .kkkk

  • Jefferson Tagliari
    2016-12-27T06:50:38

    Zé povinho é fogo . Toma quem manda bem feito

  • Cézar S.a
    2016-12-08T10:58:00

    tomo xereta kkk

  • Hugo Sampaio
    2016-12-26T11:34:55

    Bem feito! Isso que da querer ler cv alheia! Kkkkkkk Tem q se ferrar mesmo!

  • Nina Lottaspaghetti
    2016-12-08T11:26:53  

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk querer saber da conversa alheia dá nisso. Se lasquem povo do mal

    recentes

    populares

    • Nina Lottaspaghetti
      2016-12-08T11:26:53  

      Nima mim dá sua xotuda?

  • Ed Fausset
    2016-12-08T12:32:58

    É 1 pa pa pa..é 2 pa pa pa ........1500 pa pa pá

  • Rafael Lima
    2016-12-08T11:08:04

    1,5 milhão de zé povinho que se lascaram!!!

  • Leandro Teixeira
    2016-12-08T10:19:32

    Eu falo com todas as letras " Bem Feito", quem manda querer saber com quem os seus contatos estão falando, isso se chama invasão de privacidade. O que interessa é com quem você conversa, não os outros.

  • Rodrigo Silva
    2016-12-08T10:15:39

    Na boa, se alguém quiser ver as conversar dos outros e baixar isso, tem que se ferrar mesmo! Se baixou, já foi pensando em fazer bosta!

  • Leonardo Araujo
    2016-12-08T07:08:18  

    Tem que se f u. d e mesmos

    recentes

    populares

    • Leonardo Araujo
      2016-12-08T07:08:18  

      Concordo. Povo idiota!

  • Valter Filho
    2016-12-08T09:42:50

    Whatsapp é do malígno. O ser humano sataniza tudo que seria de proveito para deturpar a ordem do bom andamento da sociedade. A partir de hoje eu quebro meu Iphone 6 e viverei liberto

  • Diva Souza
    2016-12-08T09:18:31

    Não confie nesses aplicativos que não definem algo para o bem de alguém.

  • Raphael
    2016-12-08T08:56:18

    O que que tem que saber com quem o contato esta falando, bem feito, bisbilhoteiros alheios!

  • Seu Pesadelo
    2016-12-08T08:50:10

    Vai pegar todas as mulheres casadas....

  • Ivan José
    2016-12-08T08:31:55

    viciados se se ferram, bem feito..

  • Típico G1
    2016-12-07T12:14:51  

    Mas tem que ser muito esperto pra cair num golpe desses, né

    recentes

    populares

    • Típico G1
      2016-12-07T12:14:51  

      Pior que tem, burro e estrada ruim não termina nunca.

  • Natã Ana
    2016-12-07T08:39:54  

    Bem feito para a cambada de fofoqueiros que gostam de tomar conta da vida dos outros.

    recentes

    populares

    • Natã Ana
      2016-12-07T08:39:54  

      kkkkk

  • Lorena Jacobsen
    2016-12-07T16:00:52  

    o que a curiosidade não faz...

    recentes

    populares

    • Lorena Jacobsen
      2016-12-07T16:00:52  

      curiosidade??? hummm! agora vc me deixou na curiosidade, será que vc é mesmo essa bela jovem da foto?

  • Gabriel Porto
    2016-12-07T16:56:26  

    A grande maioria que caiu nesse golpe, são pessoas que vivem em um relacionamento inseguro e queira pegar a mulher/homem no pulo. Lamentável!

    recentes

    populares

    • Gabriel Porto
      2016-12-07T16:56:26  

      ta mais para curiosos

  • Álvaro Pereira
    2016-12-07T19:24:27  

    Bem feito!!!! Só cai no golpe os "espertinhos"que querem levar vantagens em tudo.

    recentes

    populares

    • Álvaro Pereira
      2016-12-07T19:24:27  

      acho que muita gente aceita porque acha que é uma atualização do zapzap.

  • Carlos Alberto
    2016-12-08T01:39:49

    Mas no caso quem baixa esse aplicativo não estaria assumindo crime de invasão de privacidade? Ladrão que rouba ladrão... rsrs

  • Santana
    2016-12-07T15:34:38

    alienados

  • Anderson Ventura
    2016-12-08T01:21:43

    Não compartilho nem mensagens bíblicas com dizeres que acontecerá algo incrível se passar a mensagem a diante. Trouxa e quem cai nessas bobagens!

  • Silva
    2016-12-08T01:01:35

    ENGRAÇADO QUE ESSE TIPO DE COISA É TRATADA C.O.M.O GOLPE, MALWARE, UMA COISA NORMAL QUE EXISTE QUANDO NA VERDADE É UM CRIME.