16/05/2013 18h15 - Atualizado em 14/04/2014 10h27

Como funciona um roteador e saiba quais os tipos existentes

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O roteador é um aparelho usado em redes de computadores para o encaminhamento das informações acondicionadas em pacotes de dados, proporcionando conectividade entre os dispositivos como computadores, smartphones e tablets, em redes LAN com a internet.

Além disso, o roteador possui uma característica específica: buscar as melhores rotas para enviar e receber dados, podendo priorizar não só as transmissões mais curtas, como também as menos congestionadas.

roteador (Foto: roteador)Roteador Wi-Fi D-Link (Foto: Divulgação)

Para conectar aparelhos que utilizam transmissão de dados via wireless e eliminar a necessidade de um computador estar conectado a um computador principal, a maior parte dos modernos roteadores possui potentes antenas para enviar e receber suas transmissões de pacotes de dados por redes sem fio e se conectam diretamente ao modem da internet de banda larga.

Requisitos e funcionamento

Quando um serviço de banda larga é contratado, um modem é recebido oferecendo um ponto único de acesso à internet. Desta forma, para compartilhar esta conexão com mais de um aparelho é preciso criar uma rede interna com o roteador, podendo assim estender à conexão com web para outros computadores e também para dispositivos móveis locais.

Porém, diferente de um “access point”, o roteador não é só um equipamento para a distribuição de conexões locais, realizando também o processamento das melhores rotas para transmissão de pacotes de dados, garantindo assim que seus sinais cheguem ao seu destino de maneira mais rápida possível, seguindo as melhores rotas para difundir os dados a ele encaminhados.

Os roteadores mais modernos funcionam conectados ao cabo de banda larga e possuem mais quatro saídas de cabos para computadores e uma antena, que é a parte fundamental para fazer funcionar a transmissão do sinal para a conectividade sem fio, alcançando assim dispositivos com conexão via wireless, como smartphones, tablets e notebooks.

Utilizados para melhorar a performance e a distribuição de conexões em redes de banda larga em lugares amplos e na conexão de diversos aparelhos ao mesmo tempo, os roteadores wireless estão sendo cada vez mais usados em aplicações do nosso dia a dia tais como redes locais de shoppings, lojas, aeroportos, colégios e mesmo em residências, oferecendo uma conexão com a internet de maneira rápida, segura e fácil.

Tipos de roteadores

Existem dois tipos de roteamento, os estáticos e os dinâmicos. Os primeiros estão presentes em aparelhos mais baratos que funcionam priorizando a rota mais curta para o envio de pacotes de dados, deixando de levar em conta os possíveis congestionamentos na transmissão que podem ser encontrados nas redes.

Já o roteamento dinâmico está presente em equipamentos mais caros e sofisticados, e funciona analisando através de algoritmos ou heurísticas fazendo uma avaliação prévia das condições das redes priorizando assim não as rotas mais efetivas (que não necessariamente as mais curtas), mas sim as mais eficientes, trabalhando de forma à evitar rotas que mesmo que mais curtas estejam congestionadas por transmissões de dados em excesso.

Alguns roteadores do tipo dinâmico também são capazes de realizar tarefas de compressão dos pacotes de dados, de forma a elevar a taxa de transferência e tornar ainda mais eficiente ainda à sua transmissão, e também auxiliar na construção de firewalls, estabelecer “zonas desmilitarizadas” em redes com acesso restrito, segmentar e isolar partes das redes e outras tarefas de otimização e organização de LANs e WANs.

A eficiência dos roteadores

Como já foi dito, os roteadores wireless realizam transmissões dos dados de múltiplos aparelhos móveis conectados em uma rede interna, através das melhores e mais efetivas rotas de acesso, encaminhando e recebendo os pacotes de dados para a sua conexão com a internet.

Os roteadores wireless podem compartilhar a conexão com diversos aparelhos (Foto: Daniel Ribeiro)Os roteadores wireless podem compartilhar a conexão com
diversos aparelhos (Foto: Daniel Ribeiro)

No entanto, existem três especificações destes dispositivos que caracterizam a sua eficiência e são extremamente importantes. A primeira delas é a velocidade de acesso que distingue a velocidade da transmissão de dados que o roteador consegue atingir. Desta forma, quanto maior for a velocidade de acesso, mais rápido poderão ser os downloads e uploads realizados por seus dispositivos.

Outra informação que é importante conhecer é o padrão de conectividade da rede sem fio, que indica a frequência da transmissão de dados entre seus dispositivos e o roteador e é caracterizado pelas pelos parâmetros 802.11b, 802.11g e 802.11n, sendo aquele o indicador do tipo de conexão mais antigo, enquanto os últimos são as frequências mais modernas.

E, por fim, deve-se observar ganho da antena, que é medido pelas unidades dBi que é um dos indicadores do alcance do seu sinal de transmissão de dados. Desta forma, quanto maior for a potência indicada pelo dBi de sua antena, maior será a área de amplitude abrangida pela rede local controlada pelo roteador.

Ainda tem dúvidas sobre acesso à rede? Pergunte no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Ismael Ricardo
    2014-02-01T17:22:38   , respondido respondido 2014-07-22T18:29:36

    olá boa tarde gostaria de saber se para instalar um roteador precisa de um técnico profissional. não entendo muito bem disso mas quem tem é bom? e quanto vale um roteador..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ismael Ricardo
      2014-02-01T17:22:38   , respondido respondido 2014-07-22T18:29:36

      a e o meu rooteador é muito bom

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Sidileia Pereira
    2014-04-15T21:02:26

    ola ,nao entendo muito disso de roteador,ele e uma internet movel,pois queria comprar mas nao mim responde por favor muito obrigada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Junior
    2013-05-17T09:20:33

    Existem dois tipos de roteadores: os estáticos e os dinâmicos. (Não seria ROTEAMENTO Estatico e Dinamico). ROTEAMENTO NAO ROTEADOR...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gonçalo Luz
    2013-05-26T19:10:56

    O texto é ruim. Nada esclarece. Artigos sobre tecnologia, devem escritos por quem entende de tecnologia. Por isso o STF entendeu que não é necessário ser jornalista pra escrever em meios de comunicação. Jornalistas não entendem de tecnologia. Não podem escrever sobre tecnologia.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sidney Ferreira
    2013-05-17T09:29:57

    Atenção TechTudo! Revisem as matérias antes de publicá-las. Um jornalista que escreve para um site de tecnologia deve tomar certos cuidados para não fornecer informações erradas. Essa matéria além de fornecer informações erradas sobre as diferenças entre switch e roteador, tipos de roteadores e velocidades de transmissão, comete outros erros básicos sobre o assunto.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alan Castro
    2013-05-16T22:13:05   , respondido respondido 2013-10-30T11:10:02

    Tem nada trocado mané. No texto ele só ta referindo os tipos de transmissão. MB ou Mbps. No texto não tá a símbolo MB no lugar de Megabytes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alan Castro
      2013-05-16T22:13:05   , respondido respondido 2013-10-30T11:10:02

      Claro que o texto está errado. Mbps refere-se a megabits por segundo e não megabytes. O que dá uma diferença enorme.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Flávio Campos
    2013-05-16T19:22:46   , respondido respondido 2013-10-30T11:10:02

    MB refere-se a megabytes e Mb refere-se a megabits. No texto está trocado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Flávio Campos
      2013-05-16T19:22:46   , respondido respondido 2013-10-30T11:10:02

      Flávio. O simbolo de bit é bit mesmo, e para BYTE (Binary Term = 8 bits) é B. O que o rapaz escreveu foi sobre roteadores e por isso fala em Taxa de Transferência de dados e tem muita gente que comendo Gato por Lebre: há propagandas que prometem promoções fantásticas como "INTERNET de 9 MEGA por apenas R$ 20,00." A expressão “ 9 MEGA ” , leva muitos usuários a pensar que terão uma conexão de 9 megabytes por segundo, quando na verdade são 9 megabits por segundo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gustavo Barddal
    2013-05-18T00:30:35

    Coitado do editor, a maior parte é só reclamação. Quem leu e entendeu achou o texto pobre e sem informações relevantes. E quem seria o "foco" da matéria achou que existem muitos termos técnicos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Barretao2012
    2013-05-17T00:20:28   , respondido respondido 2013-10-30T11:10:01

    EU QUE ESTOU INTERESSASO EM APRENDER MELHOR SOBRE O ASSUNTO PODERIA DAR UMA AULA PRO CARA QUE FEZ ESSA MATERIA.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Barretao2012
      2013-05-17T00:20:28   , respondido respondido 2013-10-30T11:10:01

      Se você está interessado em conhecer mais a respeito deveria encontrar uma fonte de informações específica do assunto, e não esperar que uma matéria de 10 parágrafos em um site de notícias contenha informações reveladores que mudarão sua forma de ver o "maravilhoso mundo tecnológico".

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Francisco Nóbrega
    2013-05-16T23:57:10

    Para mim foi orientador em alguns dados.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Heloisa Medeiros
    2013-05-16T23:29:51   , respondido respondido 2013-10-30T11:10:00

    meu Deus do céu, que texto horroroso! Todo mundo que está interessado numa matéria dessas já tem essa noção geral do que é roteadro e para que serve...A primeira parte do texto é inútil, e a segunda não diz nada...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Heloisa Medeiros
      2013-05-16T23:29:51   , respondido respondido 2013-10-30T11:10:00

      Osmar Silva Ao que parece, Heloísa PENSA que sabe, no fundo é uma mera usuária da web.. E como vc falou, tem muito leigo que investe pesado em um equipamento, pensando que ao chegar em casa vai liga-lo e entrar na web e navegar gratuitamente wireless, sem um modem e roteador.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Heloisa Medeiros
      2013-05-16T23:29:51   , respondido respondido 2013-10-30T11:10:00

      Voce talvez saiba, mas parece que não tem ideia da quantidade de pessoas que nem imaginam o que é um roteador...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Carlos Vieira
    2013-05-16T21:55:49   , respondido respondido 2013-10-30T11:10:00

    Pelo amor de Deus, quem é este editor do texto? Seja mais objetivo e claro, texto de pouco intendimento e não ajuda em nada. Pobre globo, a cada dia que passa, demonstra sua incapacidade de mecanismo de informação.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Vieira
      2013-05-16T21:55:49   , respondido respondido 2013-10-30T11:10:00

      Realmente Carlos, criticar virou modinha online, porém na maioria das vezes o critico não sabe nem escrever, é o seu caso amigo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Vieira
      2013-05-16T21:55:49   , respondido respondido 2013-10-30T11:10:00

      Antes de criticar o editor, ao menos aprenda a escrever. "intendimento" doeu meus olhos!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luiz Casali
    2013-05-17T08:43:28

    roteador estático ou dinâmico? deixa eu ver aqui com a cisco o que seria isso. Esse roteador que vc diz não se diferencia de um switch ou de um acess point. ele é um switch + access point + um roteador. E quem prioriza rota avaliando banda ou distância (saltos) é o protocolo (OSPF, EIGRP ou RIP) o que esse equipamento ai amigão, acho mt dificil ter sem contar que vc teria que gerenciar o roteador do seu provedor. E como todo mundo ta falando Megabyte é tamanha armazenado. megabit é taixa de velocidade de transmissão. NÃO EXISTE TRANSMISSÃO EM BYTE. E na boa, benjamin? vai pro mais vc filho

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gelson Santos
    2013-05-16T23:31:59

    Sugiro a você, Daniel Ribeiro, que reavalie o texto produzido. Você é zeloso quanto ao assunto, no entanto um texto técnico só é aceitável para técnicos. Sugiro uma abordagem para leigos, pedagógico até nas referências técnicas e colchetes com expressões mais ao alcance do entendimento comum. Creio que assim não haverá equívocos quanto ao alcance do que você escreve.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marco Araujo
    2013-05-16T21:28:16

    INformação incompleta, superficial e que de prático, não ajudou ninguém!!! Parabéns.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Raphael Rodrigueds
    2013-05-17T09:00:08

    Não entendo porque alguém compra um aparelho roteador. Eu uso o programa Virtual Router e sempre funcionou perfeitamente, sem qualquer aparelho roteador. Eu acho melhor este programa do que gastar para comprar um roteador.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Casali
    2013-05-17T08:45:26

    volta la no wikipedia onde vc pegou esse texto e e ve se da um jeitinho. proximo estagiario da globo pode cometer o mesmo erro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo
    2013-05-17T08:37:02

    Existem dois tipos de rotaeadores ...Dinâmicos e estaticos .. kkkkkkk. Isso é dois tipos de roteamentos e não roteadores .. E a questão do download isso depende muito da banda contratada, não seria necessariamento o roteador que vai determinar sua taxa de download.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • JOSE JUNIOR
    2013-05-17T08:14:38

    estagiario detected

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Casali
    2013-05-17T09:15:04

    existe virtual router dinâmico e estático? pena que não falaram isso pro cara ai. bom pelo menos vai dar tempo dele explicar o benjamin virtual la no mais vc

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário