Jogos de aventura

08/08/2016 07h00 - Atualizado em 19/09/2016 15h37

Onde encontrar cada tipo de Pokémon em Pokémon Go

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Pokémon Go está disponível para download em celular Android ou iOS (iPhone), e jogadores ao redor do mundo já descobriram fórmulas e segredos do game que serão úteis para fãs brasileiros. Um dos mais recentes exemplos é sobre os locais em que cada tipo de Pokémon pode surgir. Confira a lista para se preparar e descobrir quais monstros podem estar ao seu redor.

Pokémon Go tem lançamento suspenso no Brasil e está sem previsão

Pokémons Normais

Como o próprio nome diz, Pokémons do tipo Normal aparecem praticamente em qualquer lugar e isso inclui até mesmo a sua casa. Apesar de serem comuns, isso não quer dizer que todos eles sejam fáceis de encontrar, alguns são do tipo Normal porém aparecem apenas raramente.

Disponíveis em Pokémon Go: Pidgey, Pidgeotto, Pidgeot, Rattata, Raticate, Spearow, Fearow, Jigglypuff, Wigglytuff, Meowth, Persian, Farfetch’d, Doduo, Dodrio, Lickitung, Chansey, Kangaskhan, Tauros, Ditto, Eevee, Porygon e Snorlax.

Pokémons normais podem ser encontrados praticamente em qualquer lugar de Pokémon Go, até na sua casa (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Pokémon normais podem ser encontrados praticamente em qualquer lugar de Pokémon Go, até na sua casa (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Pokémon de Fogo

Os monstrinhos do tipo fogo gostam obviamente de áreas “quentes”, porém não fica bem claro qual o critério que Pokémon Go utilizava para determinar quais locais são quentes. Eles costumam aparecer, no entanto, em áreas residenciais, locais com clima seco e ocasionalmente na areia de praias, provavelmente devido às altas temperaturas que elas podem chegar.

Pokémons de Fogo podem aparecer na areia da praia em Pokémon Go devido ao calor (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Pokémons de Fogo podem aparecer na areia da praia em Pokémon Go devido ao calor (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Charmander, Charmeleon, Charizard, Vulpix, Ninetales, Growlithe, Arcanine, Ponyta, Rapidash, Magmar e Flareon

Pokémons de Água

Este é um tipo de Pokémon que foi bastante alardeado sobre sua localização, como exemplo das próprias funções de localização que Pokémon Go teria. Os monstrinhos do tipo água ficam próximos a grandes corpos de água, os quais incluem rios, lagos e praias.

Pokémons de água ficam perto de grandes rios e outros corpos de água em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Pokémons de água ficam perto de grandes rios e outros corpos de água em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Squirtle, Wartortle, Blastoise, Psyduck, Golduck, Poliwag, Poliwhirl, Poliwrath, Tentacool, Tentacruel, Slowpoke, Slowbro, Seel, Dewgong, Shellder, Cloyster, Krabby, Kingler, Horsea, Seadra, Omanyte, Omastar, Kabuto, Kabutops, Goldeen, Seaking, Staryu, Starmie, Magikarp, Gyarados, Lapras e Vaporeon

Pokémons de Grama

Se você morar em áreas muito urbanas pode ser difícil conseguir capturar alguns Pokémons de Grama. Eles surgem em locais como fazendas e florestas, porém em locais mais urbanos também existe uma pequena chance de que você os encontre em parques e jardins.

Agradáveis idas ao parque podem render muitos pokémons de Grama em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Agradáveis idas ao parque podem render muitos pokémons de Grama em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Bulbasaur, Ivysaur, Venusaur, Oddish, Gloom, Vileplume, Bellsprout, Weepinbell, Victreebell, Exeggcute, Exeggutor, Tangela, Paras e Parasect.

Pokémons de Pedra

A lógica por trás da localização desse tipo de pokémon é que eles aparecem em locais onde há muitas pedras. Entre esses locais obviamente estão as pedreiras, porém elas não são localidades muito práticas para capturar monstros. Eles também aparecem em locais mais fáceis de encontrar, como estacionamentos, estação de trem e rodovias. Ocasionalmente também em grandes construções, como Shoppings.

Pokémons de Pedra aparecem em pedreiras em Pokémon Go, mas isso não é nada prático (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Pokémons de Pedra aparecem em pedreiras em Pokémon Go, mas isso não é nada prático (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Geodude, Graveler, Golem, Onix, Rhyhorn, Rhydon, Omanyte, Omastar, Kabuto, Kabutops e Aerodactyl.

Pokémons de Solo

Apesar de semelhantes aos Pokémons de Pedra em conceito, os Pokémons de Solo aparecem em locais bem diferentes. Eles têm preferência por locais com lama e terra, como córregos, playgrounds e estradas de terra. Às vezes eles também aparecem em garagens e áreas urbanas em geral.

Pokémons de Solo gostam de aparecer em estradas de terra em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Pokémons de Solo gostam de aparecer em estradas de terra em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Sandshrew, Sandslash, Diglett, Dugtrio, Geodude, Graveler, Golem, Onyx, Cubone, Marowak, Rhyhorn, Rhydon, Nidoqueen e Nidoking

Pokémons Insetos

Os insetos dividem algumas características com os Pokémon de Grama e aparecem com facilidade em florestas, mas também em outros pequenos locais arborizados. Qualquer lugar com um pouco de grama, como um parque, um jardim ou um playground, pode ser uma boa opção para capturá-los.

Parques também possuem pokémons do tipo Inseto em Pokémon Go, além de sempre ter alguns de Grama (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Parques também possuem pokémons do tipo Inseto em Pokémon Go, além de sempre ter alguns de Grama (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Caterpie, Metapod, Butterfree, Weedle, Kakuna, Beedrill, Paras, Parasect, Venonat, Venomoth, Scyther e Pinsir

Pokémons Elétricos

Inicialmente é um pouco difícil capturar Pokémons elétricos, pois eles costumam aparecer em áreas industriais, que normalmente não fazem parte da rotina da maioria dos jogadores. No entanto, foi descoberto que eles costumam aparecer também em escolas e campus de universidades, o que facilita bastante.

Campus de Universidades são ótimos locais para capturar pokémons Elétricos em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Campus de Universidades são ótimos locais para capturar pokémons Elétricos em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Pikachu, Raichu, Magnemite, Magneton, Voltorb, Electrode, Electabuzz e Jolteon.

Pokémons Dragão

Por ser um tipo mais especial de Pokémons devido a sua raridade na primeira geração de criaturas, monstros do tipo dragão só podem ser encontrados em locais famosos de cada região. Essa lista inclui principalmente pontos turísticos de destaque, o que significa que você pode capturar muitos deles se decidir viajar.

Há poucos pokémons do tipo Dragão em Pokémon Go e eles estão nos pontos mais importantes das cidades (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Há poucos pokémons do tipo Dragão em Pokémon Go e eles estão nos pontos mais importantes das cidades (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Dratini, Dragonair e Dragonite.

Pokémons Fada

Os monstros do tipo Fada têm regras de localização bem parecidas com os do tipo Dragão e concentram-se principalmente em locais famosos e pontos turísticos. No entanto, é possível encontrá-los em raras ocasiões também em proximidade a locais como igrejas e cemitérios.

Pokémons do tipo Fada gostam de ficar próximos a igrejas em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Pokémons do tipo Fada gostam de ficar próximos a igrejas em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Clefairy, Clefable, Jigglypuff, Wigglytuff e Mr. Mime.

Pokémons Lutadores

Um dos tipos mais interessantes em matéria de localização, os Pokémons lutadores se concentram em locais onde há um certo culto ao corpo, esportes ou lutas. Isso significa que Pokémons do tipo lutadores aparecem perto de grandes academias, centros esportivos e grandes estádios, algo que combina bastante com eles.

Pokémons Lutadores se reúnem em estádios e academias em Pokémon Go de uma forma que faz bastante sentido (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Pokémons Lutadores se reúnem em estádios e academias em Pokémon Go de uma forma que faz bastante sentido (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Mankey, Primeape, Machop, Machoke, Machamp, Hitmonlee, Hitmonchan e Poliwrath.

Pokémons Venenosos

É um pouco difícil determinar os locais exatos em que Pokémons venenosos se encontram, pois às vezes eles se sobrepõe com tipos de Agua e Solo. Eles surgem em locais onde a terra é úmida e pantanosa, como lagoas, além de ocasionalmente surgirem em áreas industriais e dentro de grandes prédios.

Pokémons venenosos se reúnem em lagoas e áreas pantanosas, as quais normalmente são poluídas (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Pokémons venenosos se reúnem em lagoas e áreas pantanosas, as quais normalmente são poluídas (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Bulbasaur, Ivysaur, Venusaur, Oddish, Gloom, Vileplume, Weedle, Kakuna, Beedrill, Venonat, Venomoth, Bellsprout, Weepinbel, Victreebel, Ekans, Arbok, Nidoran (Fêmea), Nidoran (Macho), Nidorina, Nidoqueen, Nidorino, Nidoking, Zubat, Golbat, Grimer, Muk, Koffing, Weezing, Tentacool, Tentacruel, Gastly, Haunter e Gengar

Pokémons Fantasmas

Ainda há muitos mistérios a respeito de Pokémons fantasmas, pois há algumas informações não confirmadas sobre eles. O que se sabe com certeza é que eles aparecem ocasionalmente nos arredores de igrejas. Entre relatos não confirmados, alguns usuários dizem que eles aparecem em estacionamentos à noite.

Cuidado quando for estacionar à noite em Pokémon Go, pois os pokémons Fantasmas se divertem (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Cuidado quando for estacionar à noite em Pokémon Go, pois os pokémons Fantasmas se divertem (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Gastly, Haunter e Gengar.

Pokémons de Gelo

Apesar de raros no Brasil, Pokémons de Gelo podem ser capturados em locais onde haja neve de verdade para se ver, como no sul do país. Já para o resto da nação, eles podem surgir ocasionalmente também em certas áreas que possuam grama e que fiquem próximas a corpos de água, mas não com a mesma facilidade.

Há poucos pokémons de Gelo em Pokémon Go e ter que capturá-los onde há neve no Brasil seria muito difícil (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Há poucos pokémons de Gelo em Pokémon Go e ter que capturá-los onde há neve no Brasil seria muito difícil (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Jynx, Dewgong, Cloyster e Lapras.

Pokémons Psíquicos

Muito raramente é possível encontrar alguns pokémons Psíquicos em áreas com grama, como o clássico Abra, e eles aparecem também em áreas residenciais à noite, o que nem sempre é interessante. Porém, há um local mais fácil para encontrá-los, estranhamente eles gostam de ficar em hospitais e nos seus arredores.

Por algum motivo os pokémons Psíquicos gostam de hospitais em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Por algum motivo os pokémons Psíquicos gostam de hospitais em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Abra, Kadabra, Alakazam, Drowzee, Hypno, Exeggcute, Exeggutor, Slowpoke, Slowbro, Jynx e Mr. Mime.

Pokémons Voadores

Os monstrinhos de bolso do tipo Voador são comuns em fazendas e florestas, mas surgem também em menor quantidade em áreas que contenham grama, como playgrounds, parques e jardins. A vantagem de procurar por um tipo Voador é que a maioria deles possui também um tipo secundário, o que torna mais fácil capturá-los em áreas diversas.

Pokémons do tipo Voador podem ser encontrados em certos parques em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Pokémons do tipo Voador podem ser encontrados em certos parques em Pokémon Go (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Charizard, Pidgey, Pidgeotto, Pidgeot, Spearow, Fearow, Farfetch’d, Doduo, Dodrio, Butterfree, Zubat, Golbat, Scyther, Aerodactyl, Gyarados e Dragonite.

Pokémons de Metal

Há apenas dois pokémons de Metal em Pokémon Go, o ímã Magnemite e sua evolução Magneton, porém no futuro mais deles podem ser adicionados. Eles às vezes aparecem dentro ou ao redor de grandes prédios, mas suas aparições mais comuns são em estações de trem e em locais próximos aos trilhos.

Há poucos pokémons de Metal em Pokémon Go e com tantos Magnemites, é fácil imaginar como eles evoluem rápido (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Há poucos pokémons de Metal em Pokémon Go e com tantos Magnemites, é fácil imaginar como eles evoluem rápido (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Disponíveis em Pokémon Go: Magnemite e Magneton

Pokémons de Trevas/Sombrios

O famigerado tipo “Dark” cuja tradução pode ser Trevas, Sombrio e outras variantes, ainda não existe em Pokémon Go, mas curiosamente, jogadores já encontraram evidências de sua existência no código do game. Quando forem adicionados Pokémons desse tipo, eles surgirão em certos locais com escuridão, como dentro de teatros e cinemas.

Disponíveis em Pokémon Go: Nenhum

Quando Pokémon Go será lançado no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo Podoksky
    2016-12-20T20:23:50

    Blá blá blá Pokémon é do demônio. Mimimimi . Não amiguinho as pessoas que são o demônio que saem destruindo tudo na natureza e etc.

  • Thiago Geremias
    2016-08-08T12:04:06  

    Os pokemons mais encontrados no Brasil são o "pikachumbo" e "bulbassalto", pra encontrar é só botar o pé pra fora de casa.

    recentes

    populares

    • Thiago Geremias
      2016-08-08T12:04:06  

      Idiota é você Cristiano, não vai acabar com a bandidagem mas esse jogo é um incentivo pra ela aumentar

    recentes

    populares

    • Thiago Geremias
      2016-08-08T12:04:06  

      Um monte de boila jogando

  • Alexandre Alves
    2016-08-09T08:53:43  

    SATANÁS VAI FAZER COM QUE ELE POKEMON APAREÇA FORA DO PRÉDIO PARA AS PESSOAS SE JOGAREM , APARECER NO RIO PARA MORRER AFOGADO E SUSSECIVAMENTE.

    recentes

    populares

    • Alexandre Alves
      2016-08-09T08:53:43  

      tudo é do satanas agora só não aqueles pastores que tiram dinheiro dos trouxas...

    recentes

    populares

    • Alexandre Alves
      2016-08-09T08:53:43  

      Satanas não perde tempo com pokemon, ele prefere entrar no corpo dos pobres que estão na igreja parecendo uns retardados se jogando no chão e falando grosso. Da mais lucro pro parceiro pastor.

  • Gregorio Condor
    2016-08-09T07:25:51  

    Bom dia Virjões. Tentem caçar pererecas, soltar balões, empinar pipa, jogar futebol no asfalto, descer ladeira de carrinho de rolimã sem freio, jogar poker etc. Pokémons não existem seus idiotas.

    recentes

    populares

    • Gregorio Condor
      2016-08-09T07:25:51  

      daniel batista disse tudo...

    recentes

    populares

    • Gregorio Condor
      2016-08-09T07:25:51  

      o cara fala de pokemon... mas fala de balão e cia? Qual a diferença? Ah sim, a diferença é q um é eletronico e o outro não... O Sr Come todas deve ser o cara mais transante do universo... dos sites adultos.

  • Assis Maggi
    2016-08-08T17:31:40  

    Tem que acabar com esse jogo

    recentes

    populares

    • Assis Maggi
      2016-08-08T17:31:40  

      Com certeza Assis. O Pókemon (demônio de bolso) é má influência às nossas crianças. APOLOGIA a maus tratos de animais. é simplesmente DIABÓLICO!

    recentes

    populares

    • Assis Maggi
      2016-08-08T17:31:40  

      Concordo, Pokemon só não é mais demoniaco do que a Religião, que manda matar, atirar crianças para os ursos, em pedras e afins.

  • Alexandre
    2016-08-08T18:01:05  

    Quem caça pokemon morde a fronha, por isso a geração Y não procria!

    recentes

    populares

    • Alexandre
      2016-08-08T18:01:05  

      e a geração Y são as mais criativas...

    recentes

    populares

    • Alexandre
      2016-08-08T18:01:05  

      e as que melhor tem desempenho no trabalho.

  • Daniel Rodrigues
    2016-09-27T19:14:40

    Estou falando do setor de programação no inferno e afirmo que esse jogo não foi feito aqui, podem procurar outro responsável e deixem o capeta em paz. Grato!

  • Flávio Lopes
    2016-08-09T07:09:03  

    "Chegará um dia em que a tecnologia ultrapassará a interação humana, e o mundo terá uma geração de idiotas". Albert Einstein. Sem mais.

    recentes

    populares

    • Flávio Lopes
      2016-08-09T07:09:03  

      Affff

    recentes

    populares

    • Flávio Lopes
      2016-08-09T07:09:03  

      Flavio Lopes , caramba cara se houvesse medalha de ouro para Mané tu seria imbativel heimmm ...!!!

  • Francisco Cardoso
    2016-08-09T09:33:02  

    estao mapeando o brasil, se vc tiver 2 celulares no mesmo local verá diferentes figura, e outra o pra que localizacao ligada, o jeito mais barato dos amerianos entrarem em sua casa e ver sua convivencia, pois sua camera estar mostrando tudo ao seu redor, pense nisso

    recentes

    populares

    • Francisco Cardoso
      2016-08-09T09:33:02  

      não se tiverem 2 celulares um ao lado do outro será apresentado o mesmo pokemon ao 2 até que ele seja capturado e por qual motivo os americanos iram querer ver através de sua câmera? para ver a que horas você a novela? e essa função também pode ser desabilitada onde fica um fundo neutro e ajuda o jogo a não consumir tanta bateria.

    recentes

    populares

    • Francisco Cardoso
      2016-08-09T09:33:02  

      Pode ver minha casa a vontade, não tenho nada pra esconder mesmo...

  • Alessandro Santos
    2016-09-13T17:12:53

    E só pra lembrar, o Palmeiras, não tem Mundial !!!

  • Alessandro Santos
    2016-09-13T17:12:10

    Demitam esse Rafael Monteiro !! Só fala besteira !!

  • Bruno Hermogenes
    2016-09-11T03:51:08

    confirmado Lagoa Rodrigo de Freitas aqui no RJ, tem muitos Dratinis mesmo

  • Marcilio Santos
    2016-09-03T23:50:49

    Gente, esse negócio de o demônio isso, o demônio aquilo... Frescura poh. GTA é de Deus e esses bonequinhos são do capiroto. No máximo, é um jogo chato kkk

  • Samuel
    2016-08-08T23:22:00  

    ABRE O OLHOS GALERA POKÉMON É UM DEMÔNIO

    recentes

    populares

    • Samuel
      2016-08-08T23:22:00  

      Kkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Samuel
      2016-08-08T23:22:00  

      Mentira, é da Niantic

  • Domingos Filho
    2016-08-09T09:30:32  

    PÓKEMON - JOGO DO DEMÔNIO

    recentes

    populares

    • Domingos Filho
      2016-08-09T09:30:32  

      O demônio é programador gráfico?

  • Bosta
    2016-09-01T10:11:52

    Pode até ser verdade isso aí, mas quase nada bateu com o q já vi. Eu passo todos os dias perto de várias igrejas de dia e de noite e nunca vi um pkm fantasma.

  • Clayton Silva
    2016-08-31T13:01:04

    Encontrei nada menos que 8 Abras no Zoológico de SP... isso pq é difícil encontrar em lugares com gramas e arborizados... Clefairy não e tão raro assim de encontrar e não necessariamente em grandes pontos turísticos...

  • Ali Tiryaki
    2016-08-30T20:19:20

    Eu acho que os pokemons nao tem preferencia de localização porque eu achei 4 growlithes e 2 horseas em minha casa

  • Edson
    2016-08-21T16:39:03  

    Grupo Pokémon Go no WhatsApp: 11 96765-4211 - Tire suas duvidas com jogadores mais experientes, compartilhe suas aventuras, prints, peça p/ o Adm. adicionar vc.

    recentes

    populares

    • Edson
      2016-08-21T16:39:03  

      kkkkkkkkkkkkkkk..iidddd'''''iioo'''taaaaaaa...

  • Dracotj289
    2016-08-28T22:49:26

    materia d me...rr...ddaaa....d

  • Leão Brocador
    2016-08-09T11:24:18  

    Tem coisa muito pior que pokemon e ninguém liga. Exemplo: Flamengo.

    recentes

    populares

    • Leão Brocador
      2016-08-09T11:24:18  

      87 é do Flamengo.

    recentes

    populares

    • Leão Brocador
      2016-08-09T11:24:18  

      vai ter um dia que eles vao ter que construir o hospital de malucos siberneticos

  • Leonardo Rodrigues
    2016-08-22T03:20:33

    E QUEM TEM EMPREGO E MESMO ASSIM JOGA!! VAI CAÇA OQUE FAZER QUEM NÃO JOGA

  • Donodaverdade
    2016-08-21T13:48:33

    Parque da Jaqueira, Pernambuco - Recife Esse local não é uma escola nem Universidade lá, mas é um Parque bem extenso e dá bastante Pikachu's, quando você captura um, já aparece outro na Nearby.

  • Gabriel Marques
    2016-08-16T22:24:16  

    Apareceu um Gastly na minha casa na Avenida 1

    recentes

    populares

    • Gabriel Marques
      2016-08-16T22:24:16  

      em itaipuaçu?

  • Jean Silva
    2016-08-09T05:29:25  

    Pessoal, saiu um novo aplicativo para quem tem mais de 18 anos e não tem nada para fazer, vc sai pelas ruas e sai caçando também, chama-se: *Empre Go*

    recentes

    populares

    • Jean Silva
      2016-08-09T05:29:25  

      VocÊ não usa esse app né, quem usa não perde o tempo cuidando da vida alheia e sem nada pra fazer

    recentes

    populares

    • Jean Silva
      2016-08-09T05:29:25  

      então vai caçar um e para de encher o saco mané!