VirtualBox

VirtualBox 4.3.14

Ferramentas de sistema
Baixar
NOTA tt
9.0
downloads
84.309
Licença
Grátis
Idioma
Inglês
Desenvolvedor
Oracle
Data de Lançamento
16/07/2014
Tamanho
104 Mb
screenshot de VirtualBox screenshot de VirtualBox screenshot de VirtualBox screenshot de VirtualBox screenshot de VirtualBox screenshot de VirtualBox screenshot de VirtualBox screenshot de VirtualBox screenshot de VirtualBox screenshot de VirtualBox screenshot de VirtualBox screenshot de VirtualBox

VirtualBox: faça download e instale sistemas operacionais facilmente

TechTudo
por TechTudo
em 09/05/2014 12:08

O VirtualBox é um programa de virtualização da Oracle que permite instalar e executar diferentes sistemas operacionais em um único computador sem complicações. Com ele, o usuário pode executar o Linux dentro do Windows, o Windows dentro do Mac, o Mac dentro do Windows e até mesmo todos os sistema suportados dentro de um. Faça o download de VirtualBox e experimente!

A única limitação para as combinações são a sua criatividade e o hardware de seu computador. Ele basicamente pode ser instalado no Windows, Linux (Ubuntu), Soláris e Mac. Depois de instalar o software em qualquer um desses sistemas operacionais, o usuário pode instalar outros dentro dele, criando uma máquina virtual para cada um.

Com os sistemas instalados, é possível executá-los individualmente e até mesmo todos ao mesmo tempo, dependendo da capacidade do equipamento. A nova versão do VirtualBox inclui o suporte aos dispositivos multitouch. Além disso, ele oferece uma nova ferramenta de captura de vídeo e possibilita fazer videoconferências utilizando uma máquina virtual.

Como instalar VirtualBox

Após baixar o programa nesta página, basta dar dois cliques sobre ele para executá-lo. Então, siga o procedimento de instalação clicando no botão "next". Depois de completar a instalação, faça o download do “Extension Packs” também na nossa página. Veja como evitar o erro '0x000000C4' ao instalar o Windows 8.1 no VirtualBox.

O próximo passo é dar dois cliques sobre o arquivo que foi baixado e clique em "instalar". No final, será exibida uma janela de confirmação. Clique no botão “OK”. Veja o tutorial completo sobre como instalar o VirtualBox.

Desempenho

Para melhorar o desempenho e a compatibilidade com os sistemas operacionais instalados nas máquinas virtuais é recomendável executar o SO e instalar o pacote de adicionais. Para fazer isso, basta clicar no menu “Dispositivos” e na sub opção “Instalar Adicionais para Convidados” da janela da máquina virtual e depois executar o assistente de instalação. Saiba como aumentar o tamanho de um disco virtual.

O serviço pode executar as máquinas virtuais como uma janela com tamanho proporcional à resolução do SO, escalonado, em modo tela cheia ou no modo Seamless. Esse último faz com que o sistema operacional da máquina virtual se misture com o sistema que está instalado o programa. Isso torna possível, por exemplo, um Linux com a área de trabalho do Windows e sua barra de tarefas. Aprenda a criar pasta de compartilhamento no app.

Configuração

A aplicação permite fazer diversos ajustes na configuração individuais das máquinas virtuais, aumentar ou diminuir a memória, definir quantos núcleos terá o processador, adicionar e remover discos, ativar ou desativar o acesso a dispositivos USB e muito mais. Para completar, é possível criar pastas compartilhadas para fazer troca de arquivos entre o computador e a máquina virtual.

Além de ser um programa totalmente gratuito, ele tem a seu favor uma interface simples que torna fácil a tarefa de criar e manipular máquinas virtuais e um baixo consumo de memória. Aproveite para baixar VirtualBox e tenha todos os sistemas operacionais que quiser sempre à mão e com facilidade!

NOSSA OPINIÃO
NOTA tt
9.0

O VirtualBox é um programa de emulação de sistemas operacionais com o qual o usuário pode ter em um único PC uma série de sistemas, sem riscos para sua máquina e arquivos contidos nela. O que ele realiza em seu computador pessoal é a criação de um ambiente onde torna-se possível alocar sistemas operacionais de diversas famílias, como Windows, Linux ou Mac.

O software entrega toda sua versatilidade e competência em locais em que seja preciso trabalhar ou estudar com sistemas operacionais distintos do nativo. Ou, então, utilizar programas dentro de um SO emulado, a fim de que não tenha prejuízos ao sistema do PC hospedeiro.

Utilizar a aplicação não é das tarefas mais simples, mas também não apresenta complexidade elevada. Para tanto, basta selecionar o SO que será emulado (indexando o VirtualBox à uma imagem de disco desse sistema operacional), definir as especificações do HD virtual a ser criado e finalizá-lo.

Há ainda a possibilidade de importar máquinas virtuais pré-montadas, opção muito útil a quem gostaria de, por exemplo, criar clones de seu PC emulado em ambientes como laboratórios para aulas de TI. Dentre as melhorias implementadas nas versões mais novas, estão a inclusão de tecnologia USB 2.0 para as máquinas virtuais, possibilidade do aumento de migração de memória, antes limitada a 2 GB, e modo de aceleração 3D.

Apesar de estas melhorias terem levantado o desempenho do aplicativo para um patamar acima, sua experiência de uso ótima só é alcançada por meio da instalação do pacote de expansão. Cabe lembrar que, como em demais softwares de emulação de sistemas operacionais, este é um aplicativo que exige bastante do processamento de seu PC enquanto em uso.

Portanto, caso sua máquina seja mais antiga ou estiver realizando tarefas simultâneas, opte pelo uso consciente. Vale a pena baixar VirtualBox e experimentar!

Fórum

Faça uma pergunta

AS ALTERNATIVAS