Mercado Livre

Mercado Livre

8.3
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Compra e venda no MercadoLivre com o app para iOS e Android

Raquel Freire
por Raquel Freire em 13/01/2016 11h32

O Mercado Livre é o portal de compra e venda de grande expressão no Brasil, que conta com versão para web e aplicativo para celulares Android e iOS, que funciona no tablet e no celular. O serviço é prático e os usuários podem utilizar o serviço gratuitamente. Algumas taxas são cobradas em transações bancárias. Vale lembrar que o Mercado Livre mudou a forma como vender produtos e agora conta com planos grátis e infinitos. Após fazer cadastro, em Minha Conta, você pode conferir suas compras e vendas, e entender como tudo funciona. Com o OLX como principal rival na venda de produtos usados, o ML, como também é chamado, também funciona como um marketplace para produtos novos com itens de várias lojas do Brasil. No site, você encontra de tudo, de carros e motos, a roupas, tênis, celulares e consoles de videogame como PS4 e XBox 360.

Apesar de ser muito popular, as pessoas ainda tem muitas dúvidas a respeito do serviço ser seguro e confiável; confira as dicas do TechTudo para comprar e vender com segurança na plataforma. 

Nossa opinião

O maior portal de comércio eletrônico da América Latina é funcional, mas pouco atrativo visualmente. Seu característico amarelo e azul tem uma aparência um tanto ultrapassada, assim como os botões, ícones e todo o layout. O site é fácil de usar, mas a navegação não é tão agradável.

Infelizmente, a baixa elegância da interface aparece também nos apps para Android e iOS. É verdade que as versões mobile apresentam alguma melhora neste sentido, mas o visual fica aquém de serviços concorrentes.

Em contrapartida, as funcionalidades podem ser localizadas facilmente. A principal delas, a loja virtual, é exibida como padrão. O perfil de consumidor também é pré-definido, mas o usuário pode alternar facilmente para o de vendedor. Neste caso, é possível acessar o Mercado Shops – serviço que insere a tecnologia do Mercado Livre na loja virtual – a partir do smartphone.

Os itens podem ser adicionados aos favoritos e compartilhados via Facebook, Twitter, WhatsApp e Gmail. A propósito, o login via Facebook nos aplicativos é uma mão na roda, e é uma pena que tenha ficado de fora da versão web.

Compradores e vendedores podem fazer uso do Mercado Pago em qualquer dispositivo. O sistema de gerenciamento de pagamentos aceita cartão de crédito, boleto bancário e crédito pré-inserido na conta, sendo uma boa opção para os usuários.

Além disso, a função possui sistema de carteira digital, permitindo transferências de dinheiro entre usuários. A companhia ainda tem cartão de crédito próprio, vinculado à MasterCard, que pode ser usado em lojas físicas do Brasil.

Outro recurso em destaque é o Mercado Envios, que também pode ser usado tanto por pessoas físicas quanto empresas. Neste caso, o comprador pode ter descontos de até 20% do frete na entrega, graças a uma parceria estabelecida entre o Mercado Livre e os Correios. Em resumo, o MercadoLivre tem credibilidade, recursos e facilidades que tornam seu uso mais do que recomendado, embora ainda haja o que melhorar.

Prós
  • Fretes mais baratos com Mercado Envios
  • Carteira digital
  • Fácil alternância entre perfil de comprador e vendedor
Contras
  • Layout ultrapassado nas versões web e mobile
  • Visual torna serviço um pouco desagradável de manusear

Fotos

Plataformas oferecem pagamentos online e físicos por meio de maquininhas, além de conta digital; veja comparativo entre PagSeguro e Mercado Pago
Boleto é gerado na hora e pode ser enviado pelo WhatsApp ou por e-mail
Entenda como funciona e quanto custa para vender no Mercado Livre
Recurso é ideal para vendas online e recebimento seguro sem contato físico; veja como gerar link de pagamento no Mercado Pago
Plataforma de vendas permite criar anúncios para prestadores de serviços que desejam divulgar suas atividades profissionais
Modelo de aplicativo que centraliza várias funcionalidades inspira um número cada vez maior de empresas brasileiras
Plataforma de vendas online oferece prazo de 30 dias para a devolução gratuita de produtos comprados pelo usuário
Tutorial mostra como cancelar uma venda no Mercado Livre pelo celular
Saldo no serviço de pagamentos online pode ser usado para pagar por produtos no Mercado Livre
Venda de objetos usados, investimentos e cashback são opções para as quais há diversos aplicativos
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

MercadoLivre

Lançamento

20/09/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

O maior portal de comércio eletrônico da América Latina é funcional, mas pouco atrativo visualmente. Seu característico amarelo e azul tem uma aparência um tanto ultrapassada, assim como os botões, ícones e todo o layout. O site é fácil de usar, mas a navegação não é tão agradável.

Fórum

Mercado Livre

Você ficou com alguma dúvida sobre E-commerce ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre E-commerce