Downloads Sistemas Operacionais
Baixar
NOTA tt
9.0
downloads
22.279
Licença
Grátis
Idioma
Português
Desenvolvedor
Apple
Data de Lançamento
18/09/2013
Tamanho
1.1 Gb
screenshot de iOS 7 screenshot de iOS 7 screenshot de iOS 7 screenshot de iOS 7 screenshot de iOS 7 screenshot de iOS 7 screenshot de iOS 7 screenshot de iOS 7 screenshot de iOS 7 screenshot de iOS 7 screenshot de iOS 7 screenshot de iOS 7

iOS 7 chega e muda todo o sistema operacional da Apple

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito
em 19/03/2014 09:51

O iOS 7 é o sistema operacional mobile da Apple que muda a maneira de usar os gadgets da marca. Com uma interface renova e novos recursos, o sistema ganhou uma repaginada no design e vários novos recursos e atualizações, em uma mudança considerada a maior desde a chegada do sistema no lançamento do iPhone em 2007. 

A interface do sistema agora está mais plana, sem aqueles gráficos que imitavam objetos reais na versão anterior. Em compensação, ela está com um visual mais limpo, leve, animado e colorido. O sistema agora usa uma fonte de caracteres com traços mais finos, que são mais adequados às telas de alta resolução do iPhone e do iPad 4 e junto com o resto do visual, dão a impressão de que o iOS 7 é um outro sistema totalmente diferente. Na verdade, apesar da mudança visual, por baixo de sua interface, ainda existe tudo aquilo que os usuários estão acostumados. Ou seja, a usabilidade do sistema continua a mesma.

Além das mudanças na Interface, o sistema traz uma série de funcionalidades novas que melhoram o uso do mesmo. Confira algumas delas e garanta a confiança de qualidade no download do iOS 7.

Tela de bloqueio

A nova tela de bloqueio do iOS é uma das grandes melhorias trazidas pelo novo sistema operacional da Apple. O funcionamento dela ficou muito mais intuitivo e agradável. Agora ela possui três gestos diferentes: deslizando para a direita, a tela é liberada; para cima, abre a Central de Controle; e para baixo, a de Notificações.

Central de Controle

Sem dúvida, a Central de Controle é um dos recursos mais aguardados pelos usuários do iOS, que até então, precisavam fazer um caminho tortuoso para ativar ou desativar funções do aparelho. Agora basta fazer tocar na parte inferior da tela e puxar para cima para acessar a Central de Controle e as diversas configurações que ela disponibiliza. Dentro dela, existem atalhos que permitem ativar ou desativar alguns dos itens disponíveis normalmente em “Ajustes” (Bluetooth, Wi-Fi, Não Perturbe, brilho da tela e outros). A Central também traz outras funcionalidades, como Câmera, Calculadora, Cronômetro e até uma lanterna para você iluminar locais escuros ou a noite (diferente dos aplicativos com essa função, quando a tela fica bloqueada, a lanterna continua acesa).

Central de Notificações

A Central de Notificações não é um recurso novo, mas foi praticamente repaginada: seu layout se tornou bem mais limpo e, mais importante ainda, agora o recurso pode ser visualizado mesmo com a tela do aparelho bloqueada. Nas versões anteriores, o usuário era obrigado a desbloquear o dispositivo para ver suas atualizações. O acesso à Central continua igual: basta puxar a parte de cima da tela para baixo. Na central, você pode ver as notificações do dia, todas ou apenas as perdidas.

Câmera com filtros

O Aplicativo Câmera está com um visual totalmente diferente e ganhou novos recursos. Na hora de editar a foto, além das funções já existentes (girar, melhora automática, olhos vermelhos e cortar), é possível aplicar efeitos nas imagens no melhor estilho Instagram. No total, são dez efeitos disponíveis, além de muitas outras mudanças na câmera e na galeria de imagens geradas pelo iOS 7.

Fotos

Nessa versão, o aplicativo Fotos passa a organizar as fotos em função da data e do local onde foram tiradas. O usuário também poderá compartilhar fotos e vídeos com outras pessoas via iCloud. A Apple diz, ainda, que outras pessoas autorizadas poderão contribuir com fotos para uma galeria no iCloud.

Tempo

O aplicativo Tempo também ganhou uma cara nova. Ele agora tem a interface muito parecida com a do app Yahoo! Tempo, embora com bem menos informações sobre o clima. O programa exibe o clima de um local individualmente e com um gesto de pinça (abrir ou fechar) é possível alternar entre a informação do tempo de um local ou ver todos os locais na mesma tela.

Safari, Chaves do iCloud e Gerador de Senha.

O Safari está com uma nova interface, seguindo o padrão clean do novo sistema operacional. A mudança mais importante no navegador está no recurso de abas, que agora tem uma visualização em 3D. O navegador também está mais rápido e o campo de busca e endereço agora foram unificados: se você digitar um endereço ele abre o site, se colocar uma palavra é aberto o site do Google com a pesquisa.

Boa parte das tarefas na web precisam de senhas e agora o iCloud pode lembrar os nomes e senhas das suas contas, além dos números do seu cartão de crédito. O recurso aparece automaticamente sempre que você entrar em um site ou comprar online. Ele usa criptografia AES 256 bits e funciona com todos os seus dispositivos com iOS 7 aprovados e computadores Mac com OS X Mavericks. Para ficar mais completo, sempre que for criar uma conta, você pode pedir que o Safari gere uma senha exclusiva e difícil de adivinhar.

Spotlight

O Spotlight perdeu seu espaço na tela principal do iOS e ficou bem mais simples de usar. Agora, basta tocar no meio dela e arrastar para baixo em qualquer uma das telas de ícones.

Multitarefas

A antiga barra de tarefas do iOS, que tinha acesso manuseio difícil e pouco agradável visualmente, deu lugar a uma bonita lista com uma prévia dos aplicativos abertos. Dois toques no botão Home exibe a lista de apps abertos e tocar e arrastar uma das prévias da lista para cima, fecha o programa correspondente. Arraste para o meio de dê um toque, irá abrir a aplicação.

Outra novidade em relação à multitarefa, agora é possível deixar os aplicativos realmente sendo executados em segundo plano, pois a versão anterior apenas deixava os programas parados e somente alguns programas da Apple realmente continuavam funcionando. Mas para que para que a bateria de seu dispositivo não seja desperdiçada, você pode selecionar quais aplicativos você deixará com essa função, em “Ajustes”.

Redes sociais

Mais duas redes sociais receberão integração com o sistema: Flickr e Vimeo e passam a ter o mesmo tratamento que o Twitter e Facebook já tinham. Com isso, tendo os aplicativos do Flickr e Vimeo instalados e as contas dessas redes cadastradas em “Ajustes” é possível conectar e interagir com elas no sistema de forma nativa.

Segurança

No iOS 7, quando se conecta o iPhone em um computador diferente do seu, ele pergunta se ele é “confiável, para evitar que acesso a todos os dados contidos no aparelho. Para desabilitar o recurso Buscar iPhone e apagar todo o conteúdo do seu dispositivo você precisa do seu Apple ID e senha. No final, ainda será exibir uma mensagem personalizada mesmo depois que o conteúdo for apagado e você precisará do seu Apple ID e senha para reativá-lo. Assim o seu iPhone continua sendo o seu iPhone, não importa onde ele esteja.

Ícone do Relógio e da Agenda

O novo ícone do relógio e da Agenda do iOS não é estático, a imagem deles sempre mostra a data e hora atual. Assim, se você preferir ver a hora por relógios de ponteiros, basta olhar para o ícone do aplicativo que você verá o horário real.

AirDrop

O iOS também traz o AirDrop, para compartilhamento de arquivos entre dispositivo da Apple.

Recurso “Por Aqui” na App Store

Para tentar divulgar ainda mais os programas da App Store, a Apple colocou um recurso no iOS 7 que identifica quem está utilizando o sistema operacional na sua região e diz quais os aplicativos mais baixados no local. O recurso, claro, depende da autorização de cada usuário.

Apps atualizados para o sistema

Logo após a divulgação do novo sistema operacional da Apple, alguns aplicativos já apresentaram sua versão para iOS 7 totalmente adaptada. Uma seleção de dez de seus principais podem ser encontrados.

Se o usuário, no entanto, não estiver acordo com algumas das atualização de apps oferecidas pelo sistema, geradas automaticamente, ele pode conferir o passo a passo de como desativá-las.

Baixe já a atualização do iOS 7 e aproveite todas as suas novas funções.

NOSSA OPINIÃO
NOTA tt
9.0

O iOS 7, novo sistema da Apple, é realmente uma renovação e depois de instalado, praticamente transforma o gadget em um novo aparelho. Os grandes destaques dessa mudança, além da interface remodelada (que alguns podem até não gostar), são as funcionalidades de Central de controle e Notificações, a primeira que praticamente não existia, e a segunda que sofreu uma renovação bastante positiva.

Apesar de bonita e funcional, a central de controle decepciona um pouco por não trazer uma opção para a ativar ou desativar o 3G e também por não permitir que o usuário personalize os itens que devem aparecer nela.

Outra boa novidade que merece destaque é a possibilidade de fazer Facetime de áudio, um recurso que pode ser muito útil entre usuários dos gadgets da Apple. Com essa opção pode-se economizar em ligações, sem precisar consumir toda a banda da conexão com vídeo.

No geral o sistema está mais fluido e rápido, embora ele engasgue um pouco as vezes no iPhone 4, que milagrosamente ainda é suportado. Isso acontece mesmo com a Apple tirando algumas funcionalidades mais pesadas nesse modelo, como por exemplo, o efeito parallax e os papéis de parede animados.

A exibição da data e da hora atual nos ícones do relógio e agenda é um ponto importante dessa atualização e vem cobrir uma deficiência do iOS: ele só exibia a hora, o único local que exibia os dois era na tela bloqueada.

Na prática, o iOS 7 traz muitas novidades e algumas estão até bem escondidas, outras só são acessíveis em alguns dispositivos. Apesar disso, não é necessário reaprender a usar o sistema, a usabilidade continua a mesma e esse talvez seja o ponto mais importante dessa atualização.

Fórum

Faça uma pergunta

AS ALTERNATIVAS