30/06/2014 09h54 - Atualizado em 06/12/2015 16h58

Orkut vai acabar dia 30 de setembro de 2014; saiba recuperar seu perfil

Melissa Cruz
por
Da redação

Sim, é verdade, o Orkut vai acabar. Segundo o Google, dono da rede social, o Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. A gigante de buscas adiantou o post oficial que será publicado no blog do Google ainda nesta segunda-feira (30) e respondeu algumas dúvidas que giram em torno de informações falsas que circulam na web sobre o caso. Usuários poderão exportar seus dados até 2016.

Seu Orkut: baixe tudo o que está guardado nos servidores Google

Orkut vai acabar dia 30 de setembro de 2014; entenda tudo sobre a sua conta (Foto: Pond5)Orkut vai acabar dia 30 de setembro de 2014; entenda tudo sobre a sua conta (Foto: Pond5)



O Google justifica o fim da rede social com o sucesso de outras plataformas como YouTube, Blogger e Google+. A ideia é concentrar energias e recursos nestes produtos e não mais no Orkut - rede social que nasceu em 24 de Janeiro de 2004, cujo nome é o mesmo do seu desenvolvedor, o turco Orkut Büyükkokten. Criado nos Estados Unidos, a maioria dos seus usuários hoje são do Brasil e da Índia. 

O que muda?

Ainda de acordo com a gigante de buscas, até o fim de setembro, não haverá impacto para os usuários atuais. Você poderá entrar, jogar e usar sua conta como sempre, e matar a saudade. O objetivo é de que a comunidade possa se adaptar à transição para o Google+ com toda a calma do mundo. 

Sem paciência para esperar? Saiba como excluir seu perfil no Orkut.

Todos poderão exportar as informações de perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout - que estará disponível até setembro de 2016. Não serão aceitos mais novos usuários no site.

Antes do fim! Saiba como ganhar todos os selos e medalhas do Orkut

Depois do dia 30 de setembro, você não poderá mais entrar no Orkut, aplicativos, APIs e jogos não estarão mais disponíveis e as comunidades públicas serão salvas em um Arquivo de Comunidades visível publicamente, promete o Google. Um detalhe importante é de que, após esse prazo, o usuário não poderá mais exportar seus álbuns de fotos direto para o Google+, apenas para o seu computador usando a ferramenta do Google de backup.

Download do app vai até hoje

Isso quer dizer também que o usuário não poderá fazer o download do aplicativo do Orkut no Google Play ou no iTunes Store após 30 de junho de 2014. Se você já tiver o aplicativo, poderá usá-lo até 30 de setembro de 2014.

Fim do Orkut causa corrida ao Google Takeout que apresenta falhas

Assinado por Paulo Golgher, Diretor de Engenharia do Google, o comunicado entra no ar ainda nesta segunda-feira antes do meio-dia e lamenta o fim da rede social. "Foram 10 anos inesquecíveis", diz o Google. A rede social pede desculpas a quem ainda usa o Orkut regularmente com seus contatos.

Está longe do PC? Acesse seu Orkut usando o celular com o aplicativo do Google; veja como.

Segue o comunicado na íntegra:

"Adeus ao Orkut

Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram "redes sociais". 

Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

Funções exclusivas do Orkut nos dez anos da rede; relembre

O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.

O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além."

O fim do Orkut também bombou nas redes sociais, muitos internautas lamentaram o encerramento da página no Facebook, Instagram, Twitter e até Google+. Esqueceu a senha? Saiba como recuperar.

Veja como recuperar seus arquivos no Orkut


Você acha que o Facebook terá o mesmo fim que o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dirce Lopes
    2014-06-30T16:49:02  

    OLHA ESTOU MUITO TRISTE PORQUE MEU FILHO AMADO QUE JÁ NÃO MORA MAIS AQUI NA TERRA QUE HOJE ESTA NO CÉU, FOI QUE ME CADASTROU NO ORKUT. O MEU E DELE EU TENHO A SUA SENHA E ADORO VER SEUS COMENTÁRIOS. SUAS FOTOS E SEUS AMIGOS QUE FALAM COMIGO ATE HOJE.VOU FICAR MUITO TRISTE MESMO , TENHO QUE SALVAR AS FOTOS DELE E SEUS POEMAS. ME AJUDA POR FAVOR.UMA MÃE SOFREDORA.!!!

    recentes

    populares

    • Dirce Lopes
      2014-06-30T16:49:02  

      Baixa tudo dele antes.

    recentes

    populares

    • Dirce Lopes
      2014-06-30T16:49:02  

      Alessandra Rocha, se eu te passar o endereço do meu perfil e o meu e-mail do orkut, você pode fazer isso por mim também? Por favor

  • Bruno Brocador
    2014-06-30T16:29:37

    GRAÇAS AO ORKUT, TRANSEI MUITO. OBRIGADO

  • Célio Júnior
    2014-09-26T03:09:13

    Eu saí do Orkut ainda no final de 2011. Pra mim já acabou faz anos.

  • Demétrio Bruto
    2014-06-30T18:24:24

    Orkut é a Argentina da internet. Só tem viciado em cocaína naquela pourra.

  • Otavio Bubu
    2014-06-30T14:53:39  

    ANTE OMTEM ORKUT ERA KOISA DI FAVELADO, AGORA ESSES RICUS TAO TUDO FALANDU BEM, POR ISSO NAO GOSTO DE INTERNET, É MUITA DESIGUALDADE E INASEITAÇAO.

    recentes

    populares

    • Otavio Bubu
      2014-06-30T14:53:39  

      Ao invés de perder tempo na internet, deveria fazer um curso de Língua Portuguesa... É difícil até de ler um comentário desse!

    recentes

    populares

    • Otavio Bubu
      2014-06-30T14:53:39  

      Nossa criança, umas aulinhas de português iria cair bem hein!

  • Beatriz Reitz
    2014-07-09T03:51:09

    a privacidade matou o orkut!sim,o povo é curioso,gosta também de investigar (eu)...olhando para o face com pessoas que trancam tudo,se o orkut fosse aberto como antes as pessoas iriam usar ele como rede social principal...

  • Cristina Nunes
    2014-07-05T10:16:55

    Sacanagem! é muita sacanagem!!! Querem acabar com o Orkut sem ao menos ouvirem a opinião do púlblico!? Sacanagem... ...

  • Delcina Lins
    2014-07-03T19:58:08

    O Orkut pra mim e tudo!Um Site completo e restrito onde so voce ve,as informaçoes de seus amigos e mais ninguem!Aquele que a gente conhece,e campeao de processo Judicial .Vamos perder um site maravilhoso e ficar com um site PELA-SACO.

  • Andre Dias
    2014-07-03T16:50:50

    nossa saudades em, mas fazer o que,o que matou o orkut, foi a nova interface grafica muita poluição visual, e privacidade em tudo isso irritava demais também os usuarios o povo gosta de ver a vida dos outros e outra bugs incontrolaveis no orkut, depois da nova interface nunca mais teve atualizações no orkut e edeu no que deu o fim do orkut, LEMBRA PESSOA DOS FORUNS DA COMUNIDADES, VC FICA COM A PESSOA DE CIMA OU XUTA KKKKK, DAVA ALTAS RISADAS COM ISSO, mas vlw orkut, como que tudo na vida da gente uma ora acaba o orkut ta no seu ultimos dias do aparelho respirador. vlw galera

  • Diego Pinheiro
    2014-06-30T12:12:24

    Realmente o Orkut foi um marco. Para mim dois foram os ingredientes para a "falência" da rede: o primeiro foi a chegada do Facebook. Desde o Facebook o Orkut não conseguiu mais acompanhar a migração dos usuários e nem a inovação de vários elementos do daquela. Em segundo lugar (e acho que foi o principal), acredito que aquela repaginada no visual que o pessoal da Google fez foi o ápice (para não dizer o cúmulo) da falta de criatividade e da não percepção da vontade dos brasileiros, pois a grande maioria reprovou e aí a rede entrou em grande crise de usabilidade. Não vou sentir falta do Orkut.

  • Everson Oliveira
    2014-06-30T11:37:53

    Já foi tarde.!

  • Rafael Santana
    2014-06-30T11:18:22  

    O FACEBOOK QUE AFUNDOU O ORKUT!

    recentes

    populares

    • Rafael Santana
      2014-06-30T11:18:22  

      foi o google msm

  • Gilson Pereira
    2014-06-30T22:23:12

    O iogurte vai acabar! vá no mercado compra mais uai!. brincadeiras a parte, só tenho saudades do msn 2009 esse sim faz falta.

  • Anabele Cosme
    2014-06-30T11:29:09

    Alguém por favor sabe me dizer como faço para recuperar minha conta do orkut, já tentei todos os passo que existe e não da certo, preciso de umas fotos que esta na minha conta. Isso só por que esqueci minha senha. Desde ja obrigada pela ajuda.

  • Norton Barros
    2014-07-02T10:13:08

    Por favor, me esclareçam...se eu já estou no Google+...tudo meu já está lá...não preciso me preocupar...me ajudem, obrigado!!!

  • Fernando Martinho
    2014-07-01T23:31:22

    ORKUT perdeu pra um lixo de FACEBOOK..uma mesmice...

  • Fernando Martinho
    2014-07-01T23:30:50

    SENTIREI SAUDADES...

  • Lady Ferreira
    2014-07-01T22:22:47

    Poxa, participei de uma comunidade no Orkut chamada "Quero Parar de Fumar" Uma comunidade de ajuda mútua que foi decisiva pra mim e pra muitas outras pessoas que estavam lutando contra esse vício do capeta. Este ano completo 8 anos sem fumar e se não fosse este grupo, entre outras coisas, claro, talvez não tivesse conseguido, Conheci pessoas de quem me tornei amiga e com as quais convivo ainda hoje. Até tenho Facebook mas admito que acho uma coisa sem propósito. O formato de comunidades e tópicos do Orkut era ótimo. Ainda hoje acompanho a comunidade de Futebol do meu time. Uma pena acabar...

  • De Bourbon
    2014-07-01T21:44:53

    Eu fico vendo esse povo chorando a ida do Orkut, em pleno 2014. O Google tá preocupado com o Glass, com self driving cars, com internet de graça através de drones, com seus serviços integrados ao G+, com o Android no telefone, carro, sala e qq coisa que você vista...e tem nego chorando a morte do Orkut. Isso é mimimi típico de brasileiro ignorante ou os engenheiros do Google deviam aprender alguma coisa com esse serviço tão especial?

  • Paulo Cruz
    2014-07-01T12:23:42

    uso o Orkut p mandar e-mail.irei usar qual canal?? alguem pode me orienta? obrigado

  • Lalah
    2014-07-01T11:52:04

    Muito engraçadas essas pessoas achando que são superiores, chamando os outros de "povão" sem se incluir nisso.... kkk....

  • Pedro Scofield
    2014-07-01T01:04:10  

    Nem o orkut sobreviveu ao governo Dilma, CULPA DO PT!!!!!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Pedro Scofield
      2014-07-01T01:04:10  

      affs! só faltava essa

  • Ivan.caldas
    2014-07-01T11:37:46

    Essas redes sociais são mais recomendados para solteiros.

  • Ronaldo Borges
    2014-07-01T11:12:54

    O que acabou com Orkut foi o exagero de comunidades idiotas, as gifs que enchiam o saco de todo mundo, e o excesso de joguinhos idiotas que você recebia convite o tempo todo.

  • Elias Costa
    2014-07-01T09:32:37

    A melhor época de minha vida! muitos amigos, musicas, videos e conceitos diferentes. O que me fez enjoar do orkut foram os Gifs animados e a capacidade de fotos que era limitada e depois foi expandida. o limite de 12 fotos era o que tornava o orkut maneiro!!!