17/06/2013 08h55 - Atualizado em 14/04/2014 10h25

Como melhorar o sinal Wi-Fi do roteador da sua casa

Leonardo Simões
por
Para o TechTudo

As redes sem fio trouxeram uma facilidade inegável: acessar a Internet sem estar preso a cabos. No entanto, muitos usuários reclamam do sinal fraco e da baixa velocidade em suas redes pessoais. Para ajudá-los, o TechTudo preparou um tutorial sobre como melhorar o sinal Wi-Fi do roteador de maneira bem prática e rápida.

roteador cisco (Foto: Divulgação)Roteador Cisco/Linksys, um dos melhores do mercado (Foto: Divulgação)

Manter o equipamento atualizado

As tecnologias evoluem com velocidade impressionante, e por isso é essencial sempre atualizar seu roteador. O desempenho dele depende disso. Existem quatro tipos de proteocolos "IEEE 802.11" para redes sem fio: A, B, G e N. O padrão N é o mais potente deles. Para se ter uma ideia do desempenho, enquanto os tipos A e G transferem informações em até 54 Mbps, o N atinge uma capacidade de até 600Mbps. Por isso, corra pra loja mais próxima e procure um roteador deste padrão, mas sem esquecer de conferir a compatibilidade dele com sua placa de rede.

Melhore o sinal com uma placa externa ou troca de antena

Se a grana está curta e por enquanto você não pode mudar o padrão do seu roteador, uma saída simples é adquirir uma placa externa USB. Ela é bastante cômoda, e ainda te deixa livre para, no caso da venda do PC, você montar sua rede sem fio sem precisar comprar novos equipamentos.

Asus (Foto: Divulgação)Roteador da Asus (Foto: Divulgação)

Trocar a antena também pode ser uma solução muito boa e barata. A potência delas é medida por uma unidade chamada dBi, e os roteadores, geralmente, vem com com antenas de 2 ou 3 dBi. Se há chance de trocar, não perca tempo: uma antena com 12 dBi custa menos do que R$ 100.

Outro fator de influência é que a maioria dessas antenas são onidirecionais, ou seja, liberam ondas para todos os lados. A dinâmica pode causar “desperdício”. Por isso, se você tiver dois ou mais computadores em um mesmo ambiente, adquira uma antena direcional para otimizar o sinal para as máquinas, deixando sua internet mais veloz.

Posicione o aparelho no melhor lugar

O sinal da internet é enviado por ondas. Daí, se o roteador fica no chão, em locais fechados, ou muito perto de outros eletrodomésticos (acredite, um microondas causa bastante interferência), ele se enfraquece. E não se engane: paredes de vidro também prejudicam a qualidade do sinal. Por isso, a dica é simples. Posicione o aparelho em um lugar central (e alto), onde o sinal será espalhado com o menor número de interferência possível.

Use repetidores

Os repetidores são aparelhos autônomos que reenviam o sinal wireless do roteador principal. Mais ou menos como vários espelhos propagando uma faixa de luz. Assim, ele cobre pontos-cegos da sua casa, por exemplo, e leva o sinal a lugares distantes.

Repetidores ajudam a melhorar sinal da internet (Foto: Reprodução / Mercado Livre) (Foto: Repetidores ajudam a melhorar sinal da internet (Foto: Reprodução / Mercado Livre))Repetidores ajudam a melhorar sinal da internet (Foto: Divulgação/TP-Link)

Reinicie o modem, coloque senha, e procure um novo canal

Quando o sinal está ruim a maioria reinicia o modem. O que é muito fácil. Com um caneta, pressione por alguns segundos o botãozinho que fica detrás do modem. É o menor dos buracos. Depois de feito isso, é preciso reconfigurar a rede, cujo processo exige a personalização do nome da sua rede, e uma senha.

Reset do roteador (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)Reset do roteador (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)

Na configuração você também vai escolher um padrão de segurança, e o mais avançado é o WPA. Opte por ele. Feito isso você deve escolher o canal de envio do sinal. Ele varia de 1 a 11. O mais comum é o canal 6, e justamente por isso ele sofre interferências de outros modens. De um vizinho, por exemplo. Por isso, durante o processo escolha outro. Assim, você fica livre dos ladrões de sinais, que sobrecarregam sua rede. Para descobrir qual canal é o menos usado existe um aplicativo para Androind que descobri isso pra você, é o Wi-Fi Analyser. Ele lista quais os canais da sua casa, e os classifica por ordem de eficiência.

Use uma latinha de cerveja

O alumínio provoca uma elevação das ondas do roteador. Então, use-o a seu favor. O processo não é complicado. Depois de lavar bem a latinha, corte o fundo dela. Feito isso, corte no sentido vertical até um centímetro da tampa. Corte, mais uma vez, as laterais. Mas não tudo. Deixe uns três, quatro centímetros intactos. Pronto! Agora é só encaixar na antena do roteador e o seu amplificador de Wi-Fi caseiro estará pronto.

Ainda resta alguma dúvida sobre o sinal do roteador? Pergunte no Fórum TechTudo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Vinicius Conradi
    2014-07-31T16:25:04

    Se apenas resetar o modem, ira precisar reconfigurar toda a internet, não apenas um nome e senha, na maioria da vezes sera necessário um suporte tecnico ...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adenilson Reis
    2014-07-31T14:56:50

    Não sei como pagam a um micreiro para fazer uma matéria dessas. Reiniciar e Resetar são coisas totalmente diferentes. No procedimento acima ele reseta e não somente reinicia.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adenilson Reis
    2014-07-31T14:55:43

    Não sei como pagam a um micreiro para fazer uma matéria dessas. Reiniciar e Resetar são coisas totalmente diferentes. No procedimento acima ele reseta e somente reinicia.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Pereira
    2013-06-17T15:44:01

    Quanto micreiro que se acha top comentando aqui...aff compre um mac

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Olivera
    2013-06-17T18:52:35   , respondido respondido 2014-07-31T13:00:56

    Beba umas cachaças antes que a internet fica mais rápida que você. kkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniel Olivera
      2013-06-17T18:52:35   , respondido respondido 2014-07-31T13:00:56

      boa...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniel Olivera
      2013-06-17T18:52:35   , respondido respondido 2014-07-31T13:00:56

      HUHAUAHUAUHAUHAHUHAHUAA

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Erica
    2013-10-10T09:06:13   , respondido respondido 2014-07-31T13:00:36

    Coloquei uma latinha de red bul,imagina que a internet criou asas,agora até no céu tem sinal WIFI kkkkkkkkk......

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Erica
      2013-10-10T09:06:13   , respondido respondido 2014-07-31T13:00:36

      Eu ri xD kkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Erica
      2013-10-10T09:06:13   , respondido respondido 2014-07-31T13:00:36

      AHUHAUHAUAHUAHHAUHAUHUAHUAHUHA

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Juliano Tolentino
    2014-06-21T19:04:35

    sabi di nada inocenti

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Juliano Tolentino
    2014-06-21T19:02:48

    Para aumentar a potencia das antenas o modem tambem precisa suportar a capacidade...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Azevedo
    2013-06-17T14:20:54   , respondido respondido 2014-06-03T16:30:55

    A dica da latinha de cerveja foi hilária kkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anderson Azevedo
      2013-06-17T14:20:54   , respondido respondido 2014-06-03T16:30:55

      vou fazer a da latinha e rezar pra dar certo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anderson Azevedo
      2013-06-17T14:20:54   , respondido respondido 2014-06-03T16:30:55

      Eu perguntei pra minha avó , e ela me disse que Bombril é melhor. kkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marc Alpen
    2014-04-24T13:23:24

    Não vale a pena colocar uma antena de 100 reais. Tem aparelhos que custam 128 reais que realizam desempenho melhor que a antena. Sendo que talvez a antena não vá fazer tanta diferença como o aparelho. É só pesquisar em casas de informática.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Silva
    2013-12-16T11:54:13   , respondido respondido 2014-01-21T11:59:46

    Pode fazer com latinha de refrigerante? Pode ser refri light? A latinha da Budweiser é melhor do q a da Bavaria??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Silva
      2013-12-16T11:54:13   , respondido respondido 2014-01-21T11:59:46

      Não sei se da Budweiser é melhor, só sei que com a da Skol o sinal fica bem redondo!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Napo Elias
    2013-06-17T11:30:14   , respondido respondido 2013-11-28T09:29:13

    essa de reiniciar o modem foi podre heim??....so maluco pra resetar essa joça pq depois da um trabalho danado pra reconfigurar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Napo Elias
      2013-06-17T11:30:14   , respondido respondido 2013-11-28T09:29:13

      avó é falecida, como faço para melhorar minha internet?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Napo Elias
      2013-06-17T11:30:14   , respondido respondido 2013-11-28T09:29:13

      Carlos Schneider , me esmpresta a sua vó...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Paulo Ricardo
    2013-06-17T19:07:28

    fala o preço é mande o lik eu quero compra

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Ricardo
    2013-06-17T19:06:27

    eu quero compra quantos é esse node

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Roberto
    2013-06-17T20:23:15

    Tem Gente que paga para os caras escreverem uma matéria dessa..... aiaiai

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Aleff Silva
    2013-06-17T14:27:04   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:28

    ainda estou tentand raciocinar como é que faz pra cortar essa latinha.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Aleff Silva
      2013-06-17T14:27:04   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:28

      KKKKKKKKKKKKKKK... mto bom seu comentário!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Aleff Silva
      2013-06-17T14:27:04   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:28

      Latinha wi fi é boa. kkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Bruno Mendes
    2013-06-17T10:28:16   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:28

    Matéria muito técnica... entrei burro e sai asno...,

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Bruno Mendes
      2013-06-17T10:28:16   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:28

      Jéssica Arento: kkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Bruno Mendes
      2013-06-17T10:28:16   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:28

      A materia realmente oferece varias explicacoes tecnicas para as solucoes, no entanto as solucoes em si nao sao. alguem que acha muito tecnico cortar uma latinha e pendurar na antena tem que procurar um santo milagreiro como a Cristiane disse, kkk brincadeira

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Tati Cavassin
    2013-06-17T12:30:49

    Só eu que pulei direto pra parte da matéria "Use uma latinha de cerveja" ? rs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jeremias Klausner
    2013-06-17T11:59:28

    O artigo está bem superficial, e para quem efetivamente tem problemas de alcance, não ajuda muito. O modelo do roteador mostrado (da sisco) nem tem conector para antena externa. O Artigo poderia mostrar uma solução completa e efetiva de alguns modelos de roteadores nacionais que aceitem antenas externas e mostrar fotos da instalação e do benefício obtido.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maike Santos
    2013-06-17T11:26:41

    Achei que eles iam pedir para colocar esponjas de aço nas antenas Wireless e.e

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jorge Uncle
    2013-06-17T10:59:27

    Gostei da gambiarra da latinha, vou testar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Aleff Silva
    2013-06-17T15:09:29

    aprendi o tal da latinha ai e fiz,e fiz ainda com latinha de red bull,agora minha net ta voando!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Yan Almeida
    2013-06-17T11:33:35

    Contrate uma banda maior.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcel Oliveira
    2013-06-17T10:55:22

    ...Para descobrir qual canal é o menos usado existe um aplicativo para AndroiNNNNd que descobriiii???? confirme, corretor ortográfico kkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Antonio Zacheu
    2013-06-18T10:23:01

    se nada resolver, chama o padre kevedo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário