Roteador

17/01/2014 07h00 - Atualizado em 14/04/2014 10h15

Modem com roteador ou aparelhos separados? O que funciona melhor?

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Com o avanço da tecnologia, tornou-se muito comum encontrar aparelhos que façam várias funções. Um bom exemplo são os modems que também são roteadores, conhecidos como modem-routers. Esses equipamentos ficaram bastante comuns graças à adesão de provedores de Internet que enviam para um cliente um único aparelho, ao invés de dois. Porém, optar por um modem-router pode não ser a melhor escolha em alguns casos.

Linksys lança roteador até três vezes mais rápido que os convencionais

Modem com roteador ou apenas roteador? (Foto: Divulgação)Apesar da praticidade, o modem-router nem sempre é a melhor opção em termos de navegação (Foto: Reprodução/Dário Coutinho)


Modem-router pode limitar a velocidade da sua Internet

Os modem-routers são práticos por conterem duas funções em um único equipamento. Eles simplificam a instalação, além de normalmente virem junto com o plano de Internet. Porém, eles são ideais apenas para uso doméstico e em pequenas residências.

Entretanto, se sua casa ou apartamento for grande ou você utiliza aparelhos que demandem altas velocidades, um simples modem-router, como os que acompanham os planos de “internet via cabo”, pode não dar conta do recado.

A verdade é que o modem, também são roteadores sem fio, possuem antenas pequenas, com poucos dbi (decibéis isométricos) e podem apresentar sinais fracos, dependendo da distância ou de onde estejam instalados.

Se sua residência for grande, um único roteador pode não ser suficiente (Foto: Divulgação)Os modem-routers prejudicam a velocidade de navegação em ambientes maiores (Foto: Reprodução/Dário Coutinho)

Caso o seu plano de Internet tenha uma velocidade alta ou você deseje utilizar recursos que demandem alta velocidade, como stream de vídeo por compartilhamento local, a velocidade de sua rede local sem fio pode limitar a experiência, principalmente quando se utiliza apenas um modem-router.

Roteadores de alta capacidade têm função dedicada

Caso você esteja tendo problemas com o sinal de sua rede Wi-Fi dentro de casa, como quando o sinal não chega até o seu quintal ou varanda, a solução pode ser desligar a função de roteador do seu modem e deixá-lo apenas como dispositivo de acesso à Internet.

Roteador dedicado pode melhorar o sinal Wi-Fi dentro e fora da sua residência (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)Roteador dedicado pode melhorar o sinal Wi-Fi dentro e fora da sua residência (Foto: Reprodução/Dário Coutinho)

Nesses casos, um roteador Wi-Fi deverá ser conectado na porta “LAN” do seu modem, para que ele possa receber o sinal de Internet e assim distribuí-lo pela casa. Um roteador de melhor qualidade pode melhorar o sinal em caso de interferência ou quedas de sinal em locais específicos. Alguns aparelhos, como o Roteador Netgear Nighthawk Ac1900, possuem várias antenas que amplificam o sinal dentro da sua residência.

Roteadores que trabalham no padrão 802.11n oferecem suporte a velocidades de até 650 Mbps. Porém, essa velocidade dificilmente se concretiza no uso real do aparelho.

Seu celular não acessa o Facebook via Wi-Fi? Descubra o motivo no Fórum!

Há poucas opções de Internet no Brasil com velocidades tão extremas, mas, se você utiliza alguma delas, deve considerar a compra de um roteador de melhor qualidade com função dedicada. Os roteadores que atingem essas velocidades também são ideais para usos como compartilhamento de conteúdo digital entre os aparelhos da casa, caso de filmes e outros vídeos em alta definição.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Barros
    2014-01-17T22:59:13

    O grande problema é que sou obrigado a desabilitar a função de wifi e transformar o modem-roteador em modem-bridge. Isso é um lixo também. Não saio do pacote de 20mb da NET porque sou obrigado a receber um modem-roteador. Em vez de fornecer um Motorola SB6121 com DOCSIS 3.0 somos obrigado a usar esse lixo montado em Manaus. Modem-roteador só faz sentido para quem não tem dinheiro para comprar um roteador, mas convenhamos. Quem paga 50 reais de internet por mês já pode comprar um roteador simples de R$100.

  • Edvaldo Júnior
    2014-01-18T04:40:17  

    ja morei em varios paises da europa e tenho que confessar o nosso Brasil ta a anos luz da tecnologia europeia,o plano mais barato na europa e dez vezes melhor que o do Brasil...vergonha de pais esse Brasil

    recentes

    populares

    • Edvaldo Júnior
      2014-01-18T04:40:17  

      Aurelio Pimentel mais um que nunca saiu do Brasil, qual o problema em ter morado na europa? Francamente .... Entao seu eu te falasse que ja cerca de 30 paises pelo mundo eu estaria mentindo? kkkkkk

    recentes

    populares

    • Edvaldo Júnior
      2014-01-18T04:40:17  

      Aurelio Pimentel para onde vão todos os brasileiros que embarcam em aeronaves com destino a outros paises? Seriam todos eles abduzidos??? kkkkkkkk

  • Marcelo Cavalcante
    2014-01-19T17:27:55  

    O meu é um thomson que foi fornecido pela NET, além das funções de modem routers sendo wifi ainda tem 4 portas ethernet e também é telefone, seu alcance foi medido por mim mesmo atravessando duas paredes de concreto, chegou a 150 mts com a velocidade medida pelo EAQ de 10 mega, que é meu plano, moral da história esta matéria não tem nada que se aproveita.

    recentes

    populares

    • Marcelo Cavalcante
      2014-01-19T17:27:55  

      Estou com um modem da Cisco, o wifi é uma porcaria, nem permite usar pontos de acesso, desliguei o wifi dele e estou usando um tp-link que eu já tinha.

  • Cássio Volpato
    2014-01-20T21:18:38  

    Sou testemunha de que a NET pratica Traffic shaping agora com o R7000 tirei o controle da net sobre a minha conexão além de tudo consigo baixar o que quiser pois antes tinha 80 GB de limite agora não tenho mais devido a VPN , a net controla tudo , eles limitam os dados , torrent e tudo mais alem do mais esses dois é um é uma porcaria , coloque o seu modem em bridge e tirem o controle da NET sobre sua conexão pesquise na internet uma VPN confiavel um roteador forte sugiro AC1900

    recentes

    populares

    • Cássio Volpato
      2014-01-20T21:18:38  

      Nunca cheguei no limite de consumo da franquia da net, isso porque já baixei mais de 100gb de jogos em um mês, meu plano é o virtua de 10mb

    recentes

    populares

    • Cássio Volpato
      2014-01-20T21:18:38  

      Eu uso o Modem Roteador ADSL2+ TD-8816, um Roteador Wireless Gigabit de Banda Dupla N750 TL-WDR4300 e um Repetidor Wi-Fi 300Mbps TL-WA850RE. 1-Função de modem recebendo o sinal DSL da operadora de Banda Larga. 2-Roteador WIFI distribui o sinal por toda a casa. 3-Repetidor, amplia o sinal wifi na casa, onde o sinal não chega ou é fraco.

  • Wanteildo Lima
    2015-01-14T19:25:50

    aqui no BRASIL o dinheiro pra investir e locupletado pelos malas de plantão.

  • Gladis Gomes
    2014-03-29T01:14:03  

    QUAL É O MELHOR ROTEADOR PARA CASA DO TIPO, PRIMEIRO ANDAR, OU SEJA, QUE PEGUE BEM EM CIMA E EM BAIXO, INCLUSIVE NA CALÇADA DA CASA?

    recentes

    populares

    • Gladis Gomes
      2014-03-29T01:14:03  

      Tp-link Td-w8970 com 3 antenas.Estou usando e gostei bastante,com mais um detalhe,ele é dual band 2.4 e 5ghz.Procure no em média R$220,00 mercado livre.

  • Bruno Freitas
    2014-01-17T13:41:20  

    A verdade é que o Brasil é um lixo.

    recentes

    populares

    • Bruno Freitas
      2014-01-17T13:41:20  

      vai para os eua para ver se vc vai ser bem aceito

    recentes

    populares

    • Bruno Freitas
      2014-01-17T13:41:20  

      Bruno Freitas vc e os outros brasileiros que pensam como vc é que são lixo de verdade. O que vc já fez para melhorar seu país? Aposto que nada, vai estudar e aprender votar, em vez de ficar babando o ovo dos gringos. Ou então some daqui, vai lavar banheiro lá fora, ai eu aposto que o Brasil já vai ficar bem melhor seu animal imundo.

  • Marcelo Alves
    2014-01-19T03:49:47

    uso um TP-LinkW8961 que nao é homologado pela anatel, comprei no paragua.... funciona perfeitamente com a net da GVT, alem do longo alcance e sinal muito forte, os que a operadora fornece é uma porcaria, nao vale nd

  • A Costa
    2014-01-17T23:31:29

    Nao concordo em nada disso... Na Europa, por exemplo, todas as excelentes operadoras fornecem a bastante tempo, e de graca, os modem-roteadores. Tenho vivido por la a muitos anos e, alem da velocidades ser um espetaculo, nunca tive problemas. So aqui no Brasil que o servico de internet eh uma bo****ta. Ahhh, e cariiiiiiismo!!!!!

  • Vinicius Leal
    2014-01-17T15:30:27  

    Quando a tecnologia se torna ultrapassada nos países de primeiro mundo, aí sim nós recebemos a tecnologia como se fosse novidade, e em péssima qualidade, fato.

    recentes

    populares

    • Vinicius Leal
      2014-01-17T15:30:27  

      concordo. isso realmente acontece. Lembro-me que retornei do exterior com um sony vaio Master R (desktop) em 2005 e ele já vinha com gravador e leitor de Blu-ray com 5 mídias de graça. O valor do aparelho saiu em 1.800,00 dólares, e cada mídia saia por 5,00 dólares, e quando necessitei de mais mídias aqui no Brasil, cada uma delas saia por mais de R$ 200,00!!!! Fora o que vc comentou, quando o lixo sai aqui no Brasil, os preços são esses! Absurdo!

    recentes

    populares

    • Vinicius Leal
      2014-01-17T15:30:27  

      Em termos de comercio internacional, o Brasil é mais fechado que China e Russia. Além da taxa de importação temos todos os impostos (ICMS, PIS, Cofins, etc...) nos preços dos importados. Isso só é feito no Brasil.

  • André Callazzans
    2014-01-17T09:26:29  

    Os Modem-router que recebemos quando assinamos banda larga no Brasil, são todos de péssima qualidade, seja Cable ou ADSL. Diferente do que diz a matéria, não presta nem para uso domestico, vem sempre com firmware ultrapassada e com pouquíssimas opções de configurações, além do "instalador" sempre fazer a instalação padrão, nem se quer muda o usuário e a senha padrão de configuração dos aparelhos. É sempre aconselhável desligar o wifi desses aparelhos e ligar um outro de melhor qualidade, procure na internet que achara formas de fazer, ou busque um técnico.

    recentes

    populares

    • André Callazzans
      2014-01-17T09:26:29  

      Mas para o usuário médio, aquele que passa o dia todo no facebook que infelizmente é a maioria hoje, está de bom tamanho. Eu já me deparei com um desses roteadores na casa de um amigo e a coisa foi tensa.

  • Ronivaldo Santos
    2014-01-17T13:09:56

    mais ou menos !!!!

  • André Callazzans
    2014-01-17T09:47:23  

    Sempre que receber o aparelho da operada faça a atualização do firmware(como esse procedimento pode inutilizar o equipamento, caso não saiba fazer, procure quem saiba); opte por configurar o router da operadora como bridge, assim ele servirá apenas de ponte para o seu router principal; se o router da operadora permitir, configure o DMZ para o endereço do seu router principal, assim não terá problema de portas fechadas pelo router da operadora, podendo configurá-las livremente no router principal.

    recentes

    populares

    • André Callazzans
      2014-01-17T09:47:23  

      Antes de comprar um router, procure sempre saber qual a sua necessidade, quantos equipamentos vão conectar-se ao router, opte por gastar um pouco mais, os modem "baratinhos" possuem pouca memória e um processador fraco, se usa muito torrent por exemplo, isso fara ele travar com frequência, se possível escolha um que seja compatível com uma firmware aberta com DD-WRT, com ela as possibilidades de configuração do router melhoram em mil por cento.